Uma Inception representa o início de um projeto. Ela reúne as pessoas envolvidas na iniciativa e apresenta o escopo do que será feito. Conhecer algumas dicas para uma Inception efetiva eleva – e muito – as chances de sucesso, sabia? Com dinâmicas para definir objetivos, estratégias e o escopo do produto, a Inception mapeia e prioriza as funcionalidades. Com todo mundo “falando a mesma língua”, fica muito mais fácil obter resultados positivos. A seguir, listamos 5 dicas para uma Inception efetiva. Acompanhe! 1. Utilize imagens e desenhos Sabe o ditado de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Ele vale muito para a Inception. Por isso, em vez de utilizar um Power Point ou fazer apresentações no Google Docs, prefira sempre imagens, fotos ou gráficos simples. Assim, as ideias fluem mais claramente e são mais facilmente compreendidas. 2. Mantenha o foco da conversa Um ponto crítico no processo de Inception é manter o foco nos assuntos. Você precisa evitar o início de conversas sobre detalhes que tornarão a reunião muito mais longa. Quando o tempo é limitado, é fundamental manter o foco para garantir que as pessoas fiquem engajadas. Concentração e uma direção clara são, portanto, essenciais. 3. Utilize vocabulário comum e acerte os ponteiros “em casa” Sempre use os termos adotados pelo seu cliente. Isso torna a conversa mais homogênea e evita erros de interpretação ou dúvidas. Quanto mais vocês estiverem alinhados, melhor. Outro ponto é discutir internamente e alinhar cada ponto antes de apresentá-lo ao cliente. Um mínimo sinal de falta de concordância interna pode fazer com que ele perca a confiança. Afinal, isso mostra falta de preparo e integração. 4. Seja honesto em todos os momentos Você e sua equipe não precisam saber de tudo no momento da Inception. Por isso, é fundamental manter a sinceridade e dizer isso ao cliente, que oferecerá recursos para que vocês se aprimorem em determinada área. Uma forma de conseguir isso é envolver o cliente nas práticas diárias da empresa. Assim, ele entende melhor como você e a equipe trabalham e sente o progresso da iniciativa – além de possíveis dificuldades. 5. Certifique-se de que todos estão “na mesma página” Ao final da Inception, é primordial que todos deixem a sala no mesmo estágio e saiba exatamente quais são os próximos passos. É possível conseguir isso mapeando as pendências e determinando prazos para cada tarefa. Tudo deve estar bem explicado, entendido e orientado. Pequenas atitudes podem garantir o sucesso de uma Inception. Dessa forma, você minimiza o risco de erros, retrabalhos e perdas. Vale a pena investir nisso!
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Março 2024
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