Quando se fala em implementar PMO (Project Management Office), um dos principais objetivos dessa iniciativa é transformar gerentes em melhores administradores de projetos. A alta gestão, por sua vez, busca o melhor alinhamento entre projetos e estratégia do negócio. Implantar um PMO dentro de qualquer companhia é um grande desafio. Isso porque um mínimo erro na estratégia pode levar ao fracasso de toda essa ação. Entretanto, se você uma lista de pontos essenciais para abordar, a probabilidade de implantar seu escritório de projetos com sucesso é grande.
Para te ajudar nessa tarefa, confira, a seguir, o checklist de implantação de PMO que elaboramos: 1. Alinhe as expectativas Veja quais são as metas da organização com a chegada do PMO. Isso é necessário para que se entregue exatamente aquilo que se espera – nem mais e nem menos. Por isso mesmo, levante a expectativa do patrocinador do projeto, definindo qual será a proposta de valor do PMO. 2. Identifique os stakeholders do projeto Você precisa indicar quem pode exercer influência em um projeto de PMO. Depois, identifique o poder desse stakeholder, se ele é a favor dessa implantação, que recursos ele demanda, etc. Nesse momento, é importante se perguntar quem será impactado pelo projeto, quais áreas terão suas rotinas impactadas e quem está competindo por investimento. 3. Mapeie os controles existentes Identifique os atuais processos e controles utilizados pela companhia. Se preciso, utilize softwares locais como MS Project ou outras soluções gratuitas para identificar e separar processos, ferramentas e modelos. 4. Mapeie projetos e solicitações Você precisa entender como as demandas e projetos nascem dentro da companhia. Além disso, é preciso saber qual área os analisa, prioriza e onde os projetos são executados. Por meio desse checklist você compreende o ciclo de vida dos projetos e seu fluxo natural dentro da organização. 5. Defina metodologias e métricas Adote uma metodologia que padronize processos e métodos. Depois, reflita sobre todos os levantamentos realizados. Tenha em mente que tão importante quanto adotar um método de gestão de projetos é adotar um método que combine com a sua empresa (entenda melhor neste artigo). Indicadores te ajudarão a avaliar o projeto e sua evolução, além de prever crises e minimizá-las. 6. Crie ferramentas e comitês de projetos Compare softwares de gestão e entenda qual se adapta melhor à sua necessidade. Uma dica, neste momento, é criar uma lista de opções e uma matriz de comparação entre as funcionalidades de cada um. Você deve escolher o que for “mais aderente” na sua percepção. Já o comitê de projetos reúne a alta administração, que garante o alinhamento entre portfólio de projetos e planejamento estratégico. Esse grupo avalia propostas de projetos, prioriza investimentos e recursos. Há, ainda, quem companhe projetos em andamento, solicitações de mudança e auxilie os gerentes de projetos quando surgirem problemas. Gostou das nossas recomendações? Com disciplina e algumas dicas é possível implantar, com sucesso, um PMO na sua companhia!
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Março 2025
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