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Gerenciamento de Requisitos e suas Etapas (Parte 1)

12/7/2024

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Este pequeno artigo inaugura uma pequena série sobre o gerenciamento de requisitos em projetos. Um requisito é uma condição ou capacidade de um produto, serviço ou resultado, que, uma vez presente, satisfará uma necessidade de uma parte interessada.
Requisitos podem ser classificados em vários tipos ou categorias. A classificação ajuda a contextualizar as informações que precisam ser elicitadas e as possíveis fontes dessas informações. Classificações comuns incluem:
  • Requisitos de Negócio. Descrevem as necessidades de alto nível que a Organização Executora deseja satisfazer com a realização do projeto. São esses requisitos que respondem por que um projeto ou programa precisa ser iniciado.
 
  • Requisitos das Partes Interessadas. Expressam necessidades específicas de partes interessadas ou de grupos de partes interessadas (clientes, usuários, fornecedores, alta gerência da empresa etc.). Esses requisitos comunicam o interesse material da parte interessada no resultado do projeto e fornecem uma base para a identificação dos requisitos da solução.
 
  • Requisitos da Solução. Também chamados de requisitos do produto, descrevem as características e funcionalidades que o produto precisa conter para satisfazer os requisitos de negócio e das partes interessadas. Geralmente são divididos em duas subcategorias:
 
  • Requisitos Funcionais. Denotam comportamentos e operações particulares que a solução irá possuir ou desempenhar. Esses requisitos focam na funcionalidade necessária para que as partes interessadas alcancem seus objetivos, o que por sua vez atende à necessidade de negócio.
 
  • Requisitos Não-Funcionais. Descrevem certas condições ambientais ou atributos requeridos para garantir que o produto funcione efetivamente.
 
  • Requisitos de Transição. Descrevem necessidades temporárias essenciais à transferência de um estado atual para um estado futuro desejado. Requisitos que caem sob esta categoria incluem, por exemplo, migração de dados de um sistema atual para um sistema futuro e treinamento para a utilização inicial de um novo produto.
 
  • Requisitos de Projeto. Descrevem ações, processos e outras condições que o projeto precisa satisfazer. Esses requisitos focam na execução do trabalho necessário para entregar a solução.
A estruturação do gerenciamento de requisitos pode ser chamada de “engenharia de requisitos”, e inclui etapas com grupos comuns de atividades padronizadas e estruturadas para produzir e gerenciar requisitos num projeto.
Na figura abaixo essas etapas são apresentadas em sequência. Entretanto, cada etapa pode ocorrer independentemente ou iterativamente na medida em que as necessidades do projeto exigirem.
Fotografia

As etapas de elicitação e de análise e documentação de requisitos podem ser chamadas, em conjunto, de “Produção dos Requisitos”, enquanto as etapas de monitoramento e controle e de avaliação da solução podem ser chamadas genericamente de “Gerência dos Requisitos”.

  • Elicitação de Requisitos. Nessa etapa a equipe extrai de partes interessadas selecionadas e de outras fontes a informação necessária para desenvolver os requisitos da solução.
 
  • Análise e Documentação de Requisitos. Nessa etapa o foco está em examinar, decompor e sintetizar a informação elicitada, documentando o conjunto de requisitos que atenderão às necessidades e objetivos.
 
  • Monitoramento e Controle de Requisitos. Aqui os requisitos são continuamente rastreados, monitorados e controlados para garantir que o escopo do produto seja continuamente gerenciado ao longo do projeto e que mudanças nos requisitos sejam incorporadas ao escopo apenas quando aprovadas.
 
  • Avaliação da Solução. Trata-se das atividades realizadas para validar uma solução que está para ser implantada ou que acaba de ser implantada.
 
No próximo artigo, vamos detalhar a primeira etapa do gerenciamento de requisitos, isto é, a elicitação de requisitos e suas técnicas.
 
Referências bibliográficas:
  • BORGES, Carlos; MERIGUETTI, Cezar; ROLLIM, Fabiano; Gerenciamento de Projetos Aplicado. 2ª ed. Rio de Janeiro: DC, 2023
 
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Requirements Management: A Practice Guide. Newton Square: PMI, 2016.
 
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Business Analysis for Practitioners: A Practice Guide. Newton Square: PMI, 2015.
 
Este artigo faz parte do Programa Esteiras de Gestão da Academia DC. Clique aqui, faça sua inscrição e acesse gratuitamente vários conteúdos online para aperfeiçoar suas habilidades gerenciais!

Por Fabiano Rollim
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