Empresas e clientes possuem um laço muito maior do que se imagina. Afinal, o sucesso de um negócio depende completamente da satisfação do consumidor. Tanto que a transformação digital o coloca sempre no centro do negócio. Como, então, fazer com que essa relação fique cada vez melhor?
Atualmente, a entrega de valor e o acompanhamento dos resultados vão muito além da venda em si, que se transformou em um novo ciclo de relacionamento e retenção do consumidor. Esse movimento, denominado Customer Success, sempre prioriza o cliente – sempre mesmo! Como aplicar o Customer Success às organizações A primeira etapa para incluir o Customer Success à cultura de uma empresa é, de fato, entender que o consumidor é o mais importante. Sendo assim, ele define os rumos do negócio, lançamentos, prioridades, etc. Depois, é preciso monitorar todo o processo de vendas, inclusive quando elas são finalizadas. A meta ideal é de que o cliente atinja a expectativa que possuía quando adquiriu determinado produto ou serviço. Para isso, a experiência não deve oferecer atritos e sempre considerar as necessidades do consumidor. Para tanto, é fundamental que isso esteja enraizado na cultura organizacional da instituição. Outra medida fundamental é estruturar uma área da empresa para cuidar disso, embora toda a organização precise olhar com esse foco. Recrutar profissionais focados no relacionamento com o cliente também ajuda a estimular essas ações, além de uma educação geral de mercado, adquirindo boas práticas e difundindo ideias positivas. Você já reparou, por exemplo, no aumento das vagas relacionadas a Customer Success no LinkedIn? Essa demanda, que deve aumentar muito nos próximos anos, certamente caminhará ao lado da Transformação Digital e pode ser uma ótima forma de diversos profissionais se especializarem. 3 ações para turbinar o Costumer Service no seu negócio Adotar iniciativas para fortalecer a área de Costumer Service é fundamental para garantir que a cultura organizacional seja alterada com foco contínuo no cliente. A seguir, listamos três delas: 1. Monte uma equipe especializada nesse tema A área de Customer Success ou Sucesso do Cliente é vital para uma companhia. Por isso, profissionais especializados nesse assunto são contratações-chave para alavancar seu compromisso com o consumidor, atendendo suas expectativas e melhorando cada vez mais sua experiência. 2. Invista no relacionamento humanizado e personalizado De nada adianta pensar sempre no consumidor e não contar com iniciativas robustas e eficientes de atendimento nos mais variados canais. Isso significa que não basta ser cordial e demonstrar atenção, mas também entender as dores do consumidor, definindo sua jornada para extrair insights e dados com base em métricas. 3. Alie-se à tecnologia para melhorar a experiência do cliente Empresas que investem em tecnologia têm muitos pontos à frente em relação ao presente e futuro. Por isso, para aprimorar o Costumer Success é primordial criar, por exemplo, Bots ou Chatbots para automatizar o atendimento e agilizar os processos sem perder a qualidade. Atualmente, o Customer Success já afeta negócios, indústrias e a lógica até então adotada por empresas em relação aos clientes. Pense em como esse tema pode ser decisivo para o seu negócio e reavalie a visão do consumidor para toda a organização.
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