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Como aplicar a prática MVP a uma startup

21/11/2019

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A prática MVP (Minimum Viable Product) ou “Produto Minimamente Viável”, em português, é uma das etapas iniciais de qualquer empreendedor. Ela “simula” o negócio e, por isso, deve ser aplicada a uma startup.
 

​
Nesse momento do projeto, é necessário observar e coletar dados sobre os clientes. Além disso, deve-se criar situações práticas de negócio para entender como aplicar preços, funcionalidades, etc.
 
Com o MVP você eleva as chances de investir em um produto certeiro e com grandes chances de fazer sucesso. Por isso, é fundamental entender como aplicar o MVP a uma startup.
 
 
Para que serve o MVP e como usá-lo
 
O MVP pode ser utilizado tanto para testar o produto e seus recursos quanto para avaliar as demandas do usuário. Isso significa que o experimento pode ter foco no produto em si ou nos componentes que validem o negócio.
 
Ao aplicar o MVP em uma startup você valida ideias e pode aprimorá-las. Ganhos mínimos, inclusive, são de grande valia para testar a viabilidade do produto no mercado.
 
Ágil e assertivo, esse processo é ideal para empreendedores que estejam abrindo uma startup.
 
No momento de criar um MVP você deve estabelecer hipóteses para testar o serviço ou produto. Alguns pontos a serem considerados são:
  
  • Segmentos de clientes
  • Propostas de valor
  • Canais
  • Relacionamentos com cliente
  • Fontes de receitas
  • Recursos chave
  • Atividades chave
  • Parceiros chave
  • Estrutura de custos
 
 Como mensurar o MVP em startups
 
Algumas métricas te ajudam a analisar o feedback de clientes em potencial ou que já são usuários do serviço. Isso te ajuda a entender o que é necessário para alavancar o produto ou resolver um problema.
 
O ideal, nesse momento, é que os resultados dos testes sejam rápidos e fáceis de analisar.
 
O imprescindível, nesse momento, é que o aprendizado seja colocado em prática. O atendimento ao cliente deve ser impecável, mesmo que o processo seja todo manual e ainda “desajeitado”.
 
Se você tiver um negócio virtual, a dica é utilizar ferramentas como SEO, landing pages, A/B, Facebook Ads, Google Adwords, etc.
 
O fundamental, nesse momento, é verificar se a startup está seguindo o melhor caminho ou tem ideias inviáveis. A inovação deve ser um ponto constante e a boa experiência do usuário, também.
 
O MVP serve somente para startups? Na verdade, vem sendo utilizado crescentemente por organizações de diversos tamanhos e mercados. As empresas vem identificado seu impacto positivo nas múltiplas iniciativas, em particular no desenvolvimento de um novo produto.  Inclusive tem se tornado parte da linguagem corporativa de muitas empresas.
 
O MVP só traz benefícios se for bem avaliado. Invista nele e desfrute das vantagens que trará à sua startup! 

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