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Management 3.0: como funciona a terceira geração dos processos de gestão

28/4/2020

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A evolução da indústria e das formas de se trabalhar, com a abertura de vários campos de atuação, motivou o surgimento de métodos de produção e trabalho para aumentar a eficiência dos gestores. Essa mudança. Basicamente, deu origem ao Management 3.0 - uma revolução na forma de se relacionar dentro do ambiente de trabalho.
 
Antigamente, o profissional apenas seguia ordens e se limitava a uma rotina simples de atividades. Agora, com a necessidade de otimizar processos, hierarquias foram quebradas e o aspecto colaborativo passou a ser muito mais importante.
 
Já realidade, o Management 3.0 representa a terceira geração dos modelos de gestão. Ele possui alguns focos específicos, que são basicamente:
 
  • Agilidade;
  • Maior autonomia dos times;
  • Capacidade de se auto-organizar;
  • Colaboração de todos para atingir metas.
 
 
Nesse sistema, a presença do gestor continua, mas o gerenciamento passa a ser responsabilidade dos integrantes do grupo. Com isso, o foco se volta totalmente para a forma com que as pessoas se relacionam.
 
 
Como surgiu o Management 3.0 e o que ele representa
 
O termo Management 3.0, criado por Jurgen Appelo, um holandês, fala sobre a nova maneira de atuar dos gestores e líderes. Inicialmente, essa mudança surgiu na área da Tecnologia da Informação e agora se espalhou para outros campos de atuação no mundo corporativo.
 
Com foco na mudança de comportamento do gestor, essa abordagem deve tornar o ambiente “confortável” aos executores para que a produção seja melhorada sempre. Quem antes ditava regras sobre como o time deveria se portar, atualmente foca em maneiras de incentivar a equipe e oferecer o máximo de autonomia e espaço.
 
Basicamente, o Management 3.0 instiga as empresas a repensarem suas estruturas, tornando os processos mais produtivos. Para isso, implanta técnicas e ideias para motivar as pessoas e estimular sua criatividade. Assim, são desenvolvidas competências, as restrições organizacionais são alinhadas e os times, empoderado.
 
 
Os pilares sobre os quais o Management 3.0 está sustentado são:
 
 
Empoderamento de times: as equipes devem ser auto organizáveis. Entretanto, para que isso aconteça, é fundamental ter confiança dos gestores e autonomia.
 
Alinhamento de restrições: restrições são importantes para guiar e alinhar o interesse dos envolvidos em um projeto. O foco, portanto, deve ser único.
 
Desenvolvimento de competências: o time precisa ser autossuficiente, ou seja, preparado e evoluído para que caminhe sozinho.
 
Foco consciente no crescimento: o Management 3.0 estimula o crescimento, porém ele deve ser consciente e com foco na qualidade do ambiente colaborativo.
 
Atenção para a melhoria contínua: a receita do sucesso é errar e aprender com isso para se chegar ao melhor resultado.
 
Algumas das ferramentas usualmente adotadas nas organizações que implementam o Management 3.0:
 
  • Quadros de delegação, um painel em que são definidas as atribuições de cada membro da equipe
  • Matriz de Competências. Algo em princípio bem básico, mas muito importante para entender o potencial de cada um na equipe
  • Feedback Canvas é um processo colaborativo, em que a equipe se avalia conjuntamente (o modelo 360 graus) a partir de um painel elencando competências e atividades realizadas
  • Caixa Kudo e Cartas ou o poder de um “Obrigado”
  • Motivadores CHAMPFROGS são um modelo para que as pessoas possam refletir sobre sua própria motivação e como eles são afetados por mudanças na empresa
 
Uma empresa que adote a transformação digital e adote essa nova mentalidade de gestão transforma o ambiente de trabalho em um local colaborativo e aberto. Assim, cada um toma suas decisões e assume a responsabilidade por elas.
 
Muito eficiente, o Management 3.0 não tem uma receita básica para ser implementado, pois não é um modelo fixo. Por isso, cabe aos gestores entenderem essa prática e verem como ela se alinha à realidade do negócio.


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