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DC - DINSMORECOMPASS

Gerenciamento de Projetos Aplicado


Duração 

  • Carga horária: 33h

SOLICITE SUA PROPOSTA IN COMPANY

Sobre o curso

  • Curso online, ao vivo, que desenvolve competências para o gerenciamento de projetos, preditivos, ágeis ou híbridos, por meio análise de conceitos e a aplicação das melhores práticas de mercado em projetos reais dos participantes;
  • Utilizamos material didático próprio que pode ser muito útil para gerir seus projetos pessoais e profissionais.

Metodologia

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Aulas e Aplicações

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Principais Tópicos

DEFINIÇÃO DO PROJETO
  • Conceito de projeto;
  • Características de um projeto;
  • Diferenças entre projetos e rotinas;
  • Projetos e Estratégia;
  • Portfólio de projetos - Realização de objetivos estratégicos;
  • Processos de gestão do portfólio;
  • Conceito de gerenciamento de projetos;
  • Conceito de requisito e de STAKE - o que está em jogo;
  • O que significa gerenciar um projeto – a dose adequada de esforço;
  • Premissas e restrições do projeto;
  • Objetivos do projeto – técnica SMART;
  • Principais papéis no projeto;
  • Projetos como atividades probabilísticas – incerteza e riscos em projetos;
  • Gerenciamento pro processos (planejamento, execução, monitoramento, controle realizados ciclicamente – elaboração progressiva);
  • Modelo de gestão ágil – Métodos Ágeis – Modelo Mental Ágil​.

 STAKEHOLDERS, REQUISITOS E ESCOPO
  • Registro e análise dos Stakeholders;
  • Requisitos;
  • Processo de coleta dos requisitos (ferramentas e técnicas);
  • Product Owner;
  • Histórias de usuários;
  • Validação e priorização dos requisitos;
  • Escopo;
  • O processo de definir o escopo;
  • Escopo do produto e escopo do projeto (Backlog do produto);
  • Conceito de entrega - deliverable;
  • Roadmap, Épicos e Releases;
  • Estrutura Analítica do Projeto – EAP.
​
 CRONOGRAMA DO PROJETO
  • Modelo do Cronograma;
  • Definição das atividades;
  • Sequenciamento das atividades;
  • Recursos das atividades;
  • Estimativas de durações das atividades;
  • Técnicas de estimativas de durações – análoga, paramétrica e três pontos (Análise PERT);
  • Técnicas de estimativas de Histórias de usuários;
  • Análise do Caminho Crítico;
  • Planejamento de releases;
  • Planejamento de sprints.
​
- CUSTOS DO PROJETO
- PARÂMETROS DA QUALIDADE
- EQUIPE DO PROJETO
- COMUNICAÇÕES DO PROJETO
- AQUISIÇÕES DO PROJETO
- IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE E RESPOSTAS AO RISCOS


EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE DO PROJETO
  • Conceito de Linha de Base;
  • Avaliação do desempenho do projeto;
  • Conceito de valor agregado (earned value);
  • Métodos de medição do trabalho;
  • Atualização do cronograma e determinação do status do projeto;
  • Relatórios de status do projeto Gestão a vista (quadros Kanban, Burndown etc.).

- CONTROLE DE MUDANÇAS NO PROJETO
- LIÇÕES APRENDIDAS
​

INFRAESTRUTURA DO ALUNO
  • Computador com 4 GB de RAM;
  • Pacote Office;
  • Microsoft Project Professional​;​
- Não é necessária experiência nem conhecimento prévio do software. A utilização das funcionalidades essenciais será ensinada no curso.
- Caso necessário, serão passados os procedimentos para instalação “demo” do software.


MATERIAL DIDÁTICO
  • Slides das aulas;
  • Apostila - Conceitos e Guia para Aplicações Práticas (106 páginas);
  • Case (situação-problema com pedido do projeto simulado);
  • Templates de documentos de projetos.

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Como funcionam nossos cursos?


Aqui na DC, nós proporcionamos agilidade, base sólida e experiências completas! Trazemos novos conceitos e ferramentas, além de incentivar a troca entre nossos consultores e participantes.

Como fazemos:


  • Aplicamos conteúdos baseados em conceitos e práticas reconhecidas pelo mercado;
  • Exploramos insights, derivados de experiências vividas em grandes empresas e diferentes segmentos;
  • Aplicação de atividades práticas, baseadas em situações reais;
  • Customizamos conteúdos para atender às necessidades específicas de cada cliente e o perfil de cada turma;
  • Levamos em consideração os processos, maturidade e cultura de cada organização.

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Professores


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Carlos Borges

Diretor Técnico
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Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, na área de Gerência de Projetos e graduado em Arquitetura pela UFRJ. Certificado PMP® - Project Management Professional, pelo Project Management Institute (PMI) – USA.  Diretor Técnico da DC - DinsmoreCompass, Consultor e Instrutor dos Treinamentos de Gerenciamento de Projetos e Preparação para Certificação PMP®. Ministra regularmente palestras e aulas sobre Gerenciamento de Projetos, em cursos de Pós-Graduação e MBA, em instituições como UFRJ, PUC, UFF, FGV e IBMEC. Coautor do livro “Gerenciamento de Projetos Aplicado: conceitos e guia prático”. Sólida experiência em projetos de Consultoria empresarial pela COPPE/UFRJ, para empresas como: Unibanco, Reader’s Digest, Pneuback, Petrobras e Ingersoll Rand. Atuação de 6 anos em projetos de Construção Civil e 15 anos na gestão de empresas. Seu principal enfoque são projetos de: avaliação de maturidade em gerenciamento de projetos; assessoria ao gerenciamento de projetos; implantação de metodologia de gerenciamento de projetos e  implantação de Escritórios de Projetos (PMO - Project Management Office).
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Cezar Meriguetti

Diretor Técnico
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Professor de MBA em Projetos na UFRJ, palestrante e instrutor de preparatórios para PMP, PMI-ACP, formação de GPs, equipes ágeis, além de ministrar cursos de processos (BPMN), comportamento organizacional e Disciplined Agile. Obteve as credencias PMP, PMI-ACP, DASSM, MS-700, PBC, SCBCD. Profissional em Gerenciamento de Projetos, especializado em planejamento estratégico, gestão financeira, melhoria de processos, garantia da qualidade, comportamento organizacional e gestão de equipes. Atualmente gerencia projetos de implantação de solução para operação de Escritório de Projetos, desenvolvimento de metodologias de Gestão de Projetos, Programas e Portfólio e melhoria de processos em empresas em diversos segmentos (Engenharia, TI, Produção, Produtos). Possui larga experiência na área de tecnologia da informação. Gerencia projetos tanto Preditivos quanto Híbridos.
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Fabiano Rollim

Diretor Técnico
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Engenheiro Eletricista – CEFET, obteve as credenciais PMP®, PgMP, PMI-RMP e PMI-SP do Project Management Institute. É consultor sênior e educador emgerenciamento de projetos. Suas áreas de especialidade incluem implantação de Escritório de Gerenciamento de Projetos (Project Management Office - PMO); desenvolvimento de metodologias degerenciamento de Portfólio e de Projetos, e gerenciamento de Riscos de Projetos. Já ministrou mais de 100 aulas de preparação para certificação PMP® desde 2003. Sua experiência profissional envolve aprestação de serviços de consultoria e treinamento para empresas de diversos segmentos, como por exemplo: Petrobras, FIAT Automóveis, MetrôRio, FMC, Steag, Subsea7, TransOcean, Consórcio Belo Monte, Promon, Queiroz Galvão, MITSUI, Linde Gases, CEMIG). Atua como Diretor Técnico da DC- DinsmoreCompass. É coautor dos seguintes livros: “Gerenciamento de Projetos Aplicado” (Brasport, 2016), “VIP - Práticas de Melhoria de Valor” (Brasport, 2007) e “Projetos, Um Guia Simplificado” (PMI-Rio, 2005).


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Matriz  Rio de Janeiro

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