As pessoas são o fator mais importante em qualquer projeto. Isso porque elas são responsáveis por seu planejamento, execução e controle.
Por mais bem elaborado que um plano de projeto seja, se não existirem as pessoas certas para executá-lo, seus resultados não serão os mesmos. Duvida da importância das pessoas nos projetos? A seguir, listo alguns pontos essenciais para se chegar a resultados exponenciais e como as pessoas certas ajudam nessa caminhada. 1. Habilidades e conhecimentos Cada pessoa envolvida em um projeto traz um conjunto único de habilidades e conhecimentos. É crucial ter pessoas com boas habilidades em cada tarefa no projeto para garantir que ele seja concluído de maneira eficiente. 2. Colaboração Um projeto envolve trabalho em equipe. Seu sucesso depende da colaboração e engajamento de todos os membros. As pessoas certas terão a comunicação necessária e habilidades interpessoais para trabalhar em conjunto e alcançar os objetivos definidos. 3. Liderança Pessoas certas em posições de liderança podem fornecer orientação e motivação para a equipe. Elas inspiram e encorajam no sentido de trabalhar duro e manter o foco nos objetivos do projeto. 4. Gerenciamento de riscos Projetos envolvem riscos e as pessoas certas podem ajudar a gerenciar e mitigar essas intercorrências. Elas conseguem antecipar eventuais problemas e tomar medidas para prevenir ou minimizar seu impacto. Pessoas certas trazem habilidades, conhecimentos, colaboração, liderança e gerenciamento de riscos necessários para garantir que o projeto seja concluído no prazo, dentro do orçamento e de acordo com os padrões de qualidade exigidos. Assim como nas empresas, a vida envolve pessoas, prazos, riscos, custos e qualidade. O ponto-chave é integrar todas essas partes num projeto que faça sentido para você. Lembre-se: nenhum projeto vale a pena se não trouxer realização e felicidade para a sua vida. Foque nisso! Autora: Marcia Oliveira
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O gerenciamento de projetos tem passado por mudanças significativas nos últimos anos. Há cada vez mais inovação e, com isso, surgem tendências que afetam o setor e exigem adaptação dos profissionais. Gerentes de projetos precisam se adaptar a esses cenários e entender, o quanto antes, como essas mudanças impactam em seu dia a dia.
Em recente estudo apresentado no PMI®Virtual Experience Series 2023: PMXPO, quais são os desafios atuais que o gerente de projeto está enfrentando hoje? · Gerenciamento de recursos” é a área mais citada. · Maturidade dos processos para garantir consistência em como identificar, priorizar e executar projetos alinhados aos objetivos estratégicos. · Manter uma previsão estratégica eficaz. · Melhorar o papel estratégico do PMO na organização. · Construir um suporte mais forte com a alta administração. · Entregar projetos consistentemente no prazo. · Satisfazer os Patrocinadores de projetos. Para facilitar a tarefa e te atualizar na busca pelo conhecimento, de tempos em tempos, algumas tendências em PM são destacadas. Elas fazem parte de um movimento global para o qual todos precisamos olhar e, mais do que isso, absorver nas rotinas de trabalho e processos. Quer entender melhor o cenário de Project Management em 2023? Acompanhe essas 6 dicas a seguir e veja como elas podem te ajudar a pensar – e agir – de maneira diferente. 1. Trabalho Digital e Remoto Permanente O gerenciamento de projetos não está mais limitado ao ambiente de um escritório. Assim como boa parte das empresas atualmente, as equipes digitais e remotas ganharam muito espaço e vieram pra ficar! Esse movimento se deve a uma série de fatores, incluindo maior conectividade, mudanças nos valores corporativos e o fortalecimento da economia gig (de trabalho freelancer). É claro que determinadas funções são executadas com mais facilidade quando todos os membros da equipe de projeto estão no mesmo local. Entretanto, isso não significa que equipes digitais ou remotas não produzam os mesmos resultados. O trabalho remoto é uma das grandes tendências na área de Project Management e traz muitos benefícios, incluindo maior flexibilidade, o que pode ajudar a empresa a atrair e reter os melhores talentos de todo o mundo. 2. Conexão mais estreita entre projetos e estratégia Tradicionalmente, o gerenciamento de projetos é uma ferramenta utilizada para trabalhar e alcançar objetivos distintos. Isso pode incluir o lançamento de um único produto ou serviço ou a busca de um resultado específico. O projeto é algo temporário, com início e fim, e o papel do gerente de projeto é conduzi-lo até sua conclusão. Nos últimos anos, no entanto, o papel do gerenciamento de projetos em muitas organizações começou a se expandir. Agora, ele vai além disso e pode ser aplicado a estratégias e iniciativas mais amplas. Agora, o foco passou a ser o gerenciamento de programas e portfólios, alinhado à execução da estratégia em uma organização. As empresas estão se organizando na forma de cadeias de valor que se cercam de produtos e serviços para executar o seu planejamento estratégico. Desta forma,,observamos o crescimento de uma abordagem orientada a produtos (product driven), cujo desenvolvimento segue as práticas de gerenciamento de programas, com múltiplas ações independentes (Squads/ sprints) e interdependentes (releases). As tomadas de decisões se baseiam nas entregas d bebefícios e num processo de priorizaçãi conforme o momento do negócio. 3. Gerenciamento de Projetos e de Mudanças Anualmente, uma empresa pode passar por inúmeras mudanças organizacionais. Elas vão desde ajustes nos processos internos até revisões totais dos produtos, serviços, cadeia, estratégia ou estrutura da empresa. Hoje em dia, gerentes de projeto precisam gerenciar não apenas seus próprios projetos, mas também as iniciativas de mudança da organização. Pesquisas indicam que boa parte das organizações conduzem projetos que incluem pelo menos alguma forma de gerenciamento de mudanças. Outro dado interessante é que uma parte pequena dessas organizações acreditam que seus recursos de gerenciamento de mudanças são eficazes. É tarefa do gerente de projetos intervir nesses momentos. Ele pode, por exemplo, desenvolver um plano de gerenciamento de mudanças como parte de seu plano de projeto, descrevendo as etapas e os protocolos que sua equipe deve seguir. Neste sentido, capacitação em gestão de mudanças torna-se um fator de diferenciação importante. Empresas e indivíduos vem adotando as abordagens do Human Change Management Institute (HUCMI), PROSCI, Lean Change Management, entre outros. 4. Surgimento de abordagens híbridas para gerenciar projetos Há alguns anos, os gerentes de projetos geralmente executavam todos os projetos seguindo uma única metodologia. A crescente adoção de metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, como Kanban, Agile e Scrum, vem contribuindo para uma mudança de valores corporativos que permitem maior flexibilidade e adaptabilidade. Neste movimento, observamos a evolução da abordagem baseado no escopo contratado (scope driven) para abordagem baseado no incremento (increment driven) focado no aperfeiçoamento contínuo na entrega de valor para o cliente (value management driven). Desta forma, gerentes de projeto e suas organizações estão cada vez mais adaptáveis em suas abordagens. Alguns até mesclaram diferentes metodologias em abordagens híbridas, que são exclusivas para as necessidades de seu projeto ou setor específico. Fique de olho: um número crescente de empresas está adotando metodologias híbridas. Embora haja vantagens de se especializar em uma única estrutura, quem deseja evoluir junto com o setor de gerenciamento de projetos deve se familiarizar com todas as principais metodologias que puder encontrar. Metodologias deixam de se justificar em si para alimentarem a caixa de ferramentas do gerente de projetos. 5. Foco nas soft skills (ou power skills como denomina o PMI) Gerentes de projeto necessitam de um certo nível de habilidades analíticas e organizacionais. O conteexto atual das organizações e da sociedade vem assumindo maior complexidade e as transformações vem ocorrendo em grande velocidade. Assim, é cada vez mais importante compreender pessoas e saber gerenciá-las para obter os melhores resultados. Por esse motivo, ter um bom conjunto de “soft skills” pode ser tão importante quanto possuir as hard skills normalmente associadas à disciplina. Gerentes de projeto eficientes devem ser capazes de antecipar as necessidades do cliente, mas também de sua equipe, entender suas esperanças e motivações, bem como identificar e remover obstáculos (ou impedimentos) antes que eles afetem o andamento de um projeto. Segundo o Pulse of the Profession® 2023, 14th Edition, PMI tem defendido a importância do Power Skills. Construído sobre uma base sólida de habilidades técnicas, Power Skills. permitem que os gerentes de projeto alinhem seus projetos aos objetivos organizacionais e inspirem suas equipes a trabalhar juntas, resolver problemas e entregar resultados que agregam valor à organização e seus clientes. Componentes essenciais do Power Skills: · Comunicação · Resolução de problemas (problem solving) · Liderança servidora/ colaboradora · Pensamento estratégico. Mas gostaria de adicionar as seguintes soft skills com base na minha experiência: · · Gerenciamento de risco · · Negociação · · Gerenciamento de tempo · · Adaptabilidade 6. Inteligência artificial e análise de dados Como acontece em praticamente todos os outros setores, o gerenciamento de projetos será afetado pelo surgimento da inteligência artificial (IA), machine learning e crescimento da coleta e análise de dados. Em estudo recente apresentado no artigo da HBR How AI Will Transform Project Management por Antonio Nieto-Rodriguez e Ricardo Viana Vargas, observamos o crescimento na automação de muitas tarefas administrativas que atualmente estão com os gerentes de projeto. Aspectos do gerenciamento de projetos que serão impactados: · Melhor seleção e priorização · Alocação de recursos e balanceamento de projetos · Atualizações de cronograma e de orçamento · Apoio ao escritório de gerenciamento de projetos · Definição, planejamento e relatórios de projetos aprimorados e mais rápidos · Assistentes virtuais de projeto A mudança, que ainda é vista com desconfiança, deve ser positiva. Isso porque, ao automatizar tarefas de baixo valor agregado, os gerentes de projeto podem concentrar seus esforços e energia na conclusão das tarefas mais valiosas à organização, no seu paple de coaching de times e de resolução de problemas. Os desafios e a jornada não são pequenos, mas o caminho está sendo traçado e iremos observar uma rápida evolução, particularmente com o advento do ChapGPT (OpenAI) e das nvas versões das ferramentas da Microsoft embutindo técnicas de IA. Os profissionais de gerenciamento de projetos não precisam se tornar especialistas em IA ou análise de dados para se preparar para essas mudanças. Basta apenas entender os planos de IA de sua organização para antecipar mudanças em suas funções e trabalho diário. Agora que você conhece essas 6 tendências em Project Management, é hora de trabalhar habilidades, adaptar-se às mudanças e se antecipar às tendências. Conte com a DC-DinsmoreCompass pra isso! Autor: Werther Krause |
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Outubro 2024
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