Em 2022, o gerenciamento de projetos deve passar por mudanças significativas. Eventos físicos e culturais em todo o mundo estão moldando as novas tendências para o setor. Que tal, então, conhecer 7 tendências atuais em gerenciamento de projetos e se preparar? 1. Melhora da comunicação entre as equipes
São necessárias habilidades de comunicação eficazes para se manter motivado, durante e após a pandemia. Isso significa ter ferramentas e conhecimentos necessários para trabalhar remotamente. Os gerentes de projeto de hoje devem aprender como usar sistemas que superem os desafios de se trabalhar em casa. Melhorar a comunicação não só aumenta a produtividade, mas também pode melhorar a saúde mental no local de trabalho após a pandemia. 2. Maior eficácia do trabalho híbrido e remoto Mesmo com a pandemia mais branda, o modelo de trabalho híbrido ainda se faz essencial no futuro. Existem muitas vantagens em ter uma interação face a face com os funcionários, mas essa interação passa a exigir o uso de novas tecnologias e estratégias para gerenciá-la adequadamente. 3. Agile® como um meio de combinar estratégia com produção Em 2021, mais empresas começaram a usar os métodos Agile® para melhorar seus processos de gerenciamento de projetos. Com o Agile, as equipes podem facilmente dividir um projeto em vários estágios, permitindo que gerenciem o trabalho de maneira integrada. Também permite que colaborem, de forma mais eficaz, com as partes interessadas do projeto. Em 2022, as empresas precisam garantir que suas equipes continuem sendo ágeis e estejam em constante evolução. Em vez de ter uma estrutura única para todos, as equipes precisam ter o conhecimento e a experiência necessários para escolher estruturas estratégicas que atendam às suas necessidades. 4. Equipes de projeto totalmente remotas O início da pandemia de corona vírus forçou muitas organizações a repensarem suas políticas de trabalho em casa. Como resultado, muitos profissionais passaram a trabalhar em casa, em tempo integral ou parcial. Isso significa que o gerenciamento de projetos não está mais confinado ao escritório típico. Algumas tarefas são realizadas mais facilmente quando os membros da equipe estão localizados próximos uns dos outros. Entretanto, o trabalho remoto tem muitas vantagens, que podem ajudar as organizações a atrair e reter os melhores talentos, permitindo que os funcionários trabalhem de qualquer lugar do mundo. A tecnologia desempenha um grande papel nisso. As reuniões são realizadas via Zoom (ou ferramenta similar), as tarefas são rastreadas em uma ferramenta de gerenciamento de projetos e os cronogramas são desenvolvidos e entregues aos membros da equipe inteiramente online. 5. Maior dependência de ferramentas de gerenciamento de projetos O gerenciamento de projetos sempre foi um meio para cumprimento de metas e gerenciamento de riscos. Com o passar dos anos, porém, seu escopo foi se ampliando para abranger uma vasta gama de atividades e iniciativas. À medida que o mundo vai mudando, devido ao surgimento da inteligência artificial e do aprendizado de máquina, o gerenciamento de projetos passa a ser afetado pela necessidade de coletar e analisar grandes quantidades de dados. As ferramentas de gerenciamento de projetos ajudam as organizações a executarem sua estratégia, mas também podem ser usadas para gerenciar o portfólio e as várias tarefas relacionadas a essa estratégia. Isso ajuda a tomar decisões com informações mais consistentes e a melhorar o progresso de suas organizações em relação às metas principais, ao mesmo tempo que fornece mais valor. 6. Foco na colaboração aprimorada A verdadeira transformação digital do gerenciamento de projetos deve ser concluída até o final de 2022. Isso significa depender de ferramentas online para colaboração e coordenação entre equipes, e não apenas trocas complexas de e-mail. Novas opções de trabalho remoto, híbrido e flexível, permitem que os funcionários trabalhem de onde quiserem, enquanto os empregadores se beneficiam da produção de maior qualidade de seus funcionários. Apesar das vantagens das equipes distribuídas, pode ser muito desafiador promover a colaboração entre os funcionários. Em um esforço para resolver esse problema, muitas empresas começaram a implementar ferramentas de gerenciamento de projetos online. Um fato, no entanto, é inegável: aprender a trabalhar bem com outras pessoas, apesar das barreiras físicas, continuará a ser essencial à medida que continuamos a lidar com a pandemia. 7. Compreensão de diferentes tipos de habilidades sociais Os gerentes de projeto normalmente precisam de um certo nível de especialização, em várias áreas de operações, para ter sucesso em suas funções. No entanto, sem a combinação certa de habilidades sociais, eles podem não ser capazes de gerenciar pessoas de forma eficaz e produzir os melhores resultados. Em primeiro lugar, a capacidade de comunicar expectativas e trabalhar bem com todas as partes envolvidas é muito importante. É por isso que habilidades pessoais, como empatia, tomada de decisões e liderança, são essenciais para o sucesso de um projeto. Um gerente de projeto, que possui essas habilidades, desempenha um papel crítico na melhoria do desempenho de toda a equipe como um modelo de comportamento e definindo o tom para a cultura do local de trabalho. Para se posicionar à frente da curva e melhorar suas próprias habilidades sociais, vale apostar no seguinte:
Autor: Laury Amaral
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O mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) exige que o gestor seja capaz de lidar projetos em uma realidade altamente desafiadora. Como se destacar?Antes de mais nada, o gestor atual precisa se conhecer e conhecer o ambiente. Essa é uma das partes mais desafiadoras do profissional – agora e no futuro – que precisa identificar e reconhecer seus pontos fortes e fracos (para avaliação e aprimoramento). Se você não tiver competência e capacidade de se autoliderar e de se mostrar como ser humano, será difícil gerar resultados quer vão possibilitar seu avanço na carreira. Alguns pontos de atenção que podem ser relevantes nesse momento: 1. Saiba extrair o melhor dos membros da equipe Bons gestores de projeto são, geralmente, muito respeitados por suas habilidades de liderança. Para que isso aconteça, desenvolver habilidades interpessoais é de grande importância. Gerentes de projeto bem-sucedidos precisam conseguir trazer à tona o melhor desempenho de todos os membros da equipe do projeto. Precisam ter flexibilidade para ajudar os demais a trabalharem juntos, e se envolver em negociações (muitas vezes difíceis) com as partes interessadas do projeto. Deve desenvolver uma liderança positiva e fomentadora, atuando como facilitador das discussões, estimulando a contribuição do time e assumindo responsabilidades no desenvolvimento de soluções. As competências dos membros da equipe são essenciais. Para atribuir o trabalho da melhor forma, é preciso saber identificar os pontos fracos e fortes de cada um. Os melhores gestores sabem extrair o melhor de cada participante da equipe. 2. Use as ferramentas e aceleradores A tecnologia é uma grande aliada dos gerentes de projetos. O software de gestão de projetos lidera essa lista, armazenando todas as informações críticas do projeto. As versões online (como o Microsoft Project) tratam desde a gestão de documentos, ao compartilhamento de dados, e facilita a colaboração dos membros da equipe, aprimorando a comunicação eficaz. Como repositório de informações, gerando visibilidade e rastreabilidade, o sistema online de gestão de projetos precisa ser um hub de comunicação. Importante compartihar as informações, seja através de um cronograma (MS Project) ou um KANBAN (Panner, Trello ou Jira0 Cresce a importância do Project Analytics, onde visões críticas são disponibilizadas por meio de Dashboards interativos (Power BI, por exemplo). 3. Aprimore suas habilidades Uma gestão de projetos eficaz também exigirá uma série de habilidades técnicas, que podem ser adquiridas por meio de educação continuada para os gerentes de projeto. Gestores de projetos certificados geralmente têm um maior reconhecimento do mercado e diferenciais na hora do processo seletivo para contratação. 4. Foco na comunicação A comunicação, além de ser importante para a liderança, é essencial para uma gestão eficiente de projetos. Por isso, ela deve ser consistente e efetiva entre as partes interessadas. A melhor forma de se conseguir isso é deixar as linhas de comunicação sempre abertas entre você e sua equipe, para que qualquer pessoa se sinta a vontade e livre para discutir os temas necessários. Todo projeto tem um conjunto relevante de partes interessadas com diferentes necessidades de comunicação, e algumas particularidades. Engajar a todos no projeto e nas soluções dos problemas proporciona maior fluidez e efetividade na gestão. 5. Aprenda com os outros A gestão eficaz de projetos faz parte de uma experiência de aprendizado, onde também se analisa os gerentes de projetos mais experientes, assim como as diferentes abordagens e técnicas que eles utilizam. É sempre importante buscar desenvolvimento profissional em diferentes áreas da gestão de projetos. Você pode fazer isso por área de conhecimento, se dedicando de forma aprofundada ao estudo e aplicação de melhores práticas para gestão de Riscos em Projetos, por exemplo, no ano de 2022. 6. Defina metas claras Depois de entender e traçar os objetivos do seu projeto, é preciso planejar os resultados esperados, para definir as entregas. Os benefícios e entregas precisam ser definidas com antecedência necessária para se avaliar as principais variáveis e cenários. Vale considerar prazos realistas, porém ambiciosos. Isso estimula e desafia o time a sempre melhorar. 7. Avalie o desempenho do projeto Gestores de projetos precisam buscar oportunidades de melhoria futura e, para isso, nada melhor do que avaliar o desempenho de um projeto entregue. A abordagem atual contempla ciclos de melhoria contínuas mais curtos, onde cerimônias como Retrospectivas são cruciais para o aprimoramento durante o projeto e não apenas em fases futuras ou em outros projetos. Essa ação pode ser conduzida junto ao cliente, em uma avaliação dos resultados entregues pelo Projeto, e uma avaliação interna de como foi conduzido, sua aderência aos processos da empresa e lições aprendidas. Não se esqueça que muitas empresas buscam um líder servidor, com o papel de facilitador, que oferece um ambiente sadio para que as pessoas executem seu trabalho de forma produtiva. A DC dispõe de treinamentos para aperfeiçoamento de hard skills, soft skills, e team Building (construção e desenvolvimento de equipes), bem como implementamos nossa solução completa para Gestão de Projetos, o DC-VMO (Value Management Office Solution). Entre em contato para maiores informações. |
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