Resiliência é a capacidade que alguém tem em resistir às dificuldades e manter-se determinado apesar de tudo. Muito aplicado às equipes e presente na rotina das empresas, esse conceito precisa ser disseminado, mas como fazer isso?
Profissionais devem ser resilientes e ter a capacidade de enfrentar impactos do dia a dia e feedbacks negativos com força e atitude para dar a volta por cima. Para garantir que sua equipe desenvolva essa habilidade existem algumas etapas importantes, que devem ser seguidas: Coloque os fatos sob perspectiva O cenário pode parecer horrível, as perdas serem grandes e, os resultados, longe de serem alcançados. Mesmo que tudo pareça perdido, há que se pensar que existem muitas coisas boas para vir e isso não é um desastre. Por isso mesmo, colocar os fatos sob perspectiva ajuda a identificar que nem sempre as coisas são do tamanho que as enxergamos. Mantenha a determinação sempre alta Um time determinado sabe o que deseja e como fazer para conseguir isso. É essencial que todos trabalhem juntos e tenham esse senso de pertencimento para enxergar a empresa como sua. A cultura do ownership faz com que todos entendam que é preciso trabalhar para o sucesso de todos. Compartilhe boas histórias com as pessoas Existem momentos em que algo simples nos impacta de uma maneira tão positiva que faz com que enxerguemos toda a nossa volta de forma diferente. Por isso, é indicado que gerentes compartilhem histórias com suas equipes, sejam elas de superação, resiliência, paciência ou determinação. Pode ser algo que você viveu ou que outras pessoas viveram; o que importa é contá-las. Tenha atenção e cuidado com os outros É primordial que as pessoas se sintam protegidas e valorizados. Quando isso acontece e você demonstra que está ao seu lado, encorajando-as, tudo se torna mais fácil. O gestor que apoia e cuida de seu time tem muito mais empatia com todos e, assim, ganha mais confiança, o que acaba se refletindo nos resultados dos times, que se sentem valorizados e respeitados. O fortalecimento da resiliência mantém viva a esperança e a determinação, pontos fundamentais para o sucesso de equipes, pessoas e da organização como um todo. Vale a pena investir nisso!
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Em um momento de transformações digitais e muitos desafios nas empresas, muitos gestores se questionam sobre a necessidade de contratar uma empresa de gerenciamento de projetos.
Será que vale a pena? É caro? Teremos benefícios? Essas são algumas das perguntas feitas pelas companhias antes de investir em consultoria especializada. Se esse for o seu caso, existem algumas questões que te ajudam a identificar se é hora de buscar ajuda de fora:
3 razões para investir em uma consultoria de projetos Há muitos benefícios de se contratar uma consultoria especializada em projetos. A seguir, listamos três: 1. Implantação de metodologias voltadas à sua necessidade Uma consultoria de projetos implantará metodologias depois de identificar quais são as necessidades da companhia. Para isso, é fundamental promover uma investigação completa dos processos, equipes e resultados. Desta forma, são diminuídos os retrabalhos e eventuais problemas. 2. Avaliação do uso indevido do capital da empresa Uma análise precisa dos custos, dos investimentos ou de qualquer iniciativa que impacte o caixa da companhia é essencial para trazer mais segurança e estabilidade. Uma consultoria especializada pode determinar quais são os projetos-chave, além de adequar os principais gastos, investindo melhor o dinheiro e revendo estratégias. Outros benefícios são a possibilidade de identificar as oportunidades existentes no mercado e reestruturar algumas áreas. Desta forma, crises ou dificuldades financeiras estarão mais distantes. 3. Um olhar de fora é muito mais eficiente para identificar problemas O olhar de um consultor é muito mais isento e focado do que o de um membro interno da empesa. Assim, fica muito mais fácil identificar falhas, realizar pesquisas e propor soluções com base em experiências anteriores. Quem faz isso rotineiramente tem mais sensibilidade aos problemas das empresas e as melhores abordagens para corrigi-los. Com cronogramas que envolvem princípio, meio e fim, o consultor implementa novas metas e estratégias para que sua empresa se mantenha focada nos resultados. Desta maneira, há mais controle e acompanhamento efetivo de todo o desenvolvimento do projeto. Acha que seu negócio precisa da ajuda de uma consultoria de projetos? Fale conosco! A Inteligência Artificial é um recurso que facilita, cada vez mais, o trabalho dos profissionais de Recursos Humanos. Suas vantagens começam na redução de custos ao oferecer entrevistadores virtuais, que avaliam e selecionam as habilidades do profissional, observando se ele se adequa ou não à vaga.
O trabalho integrado entre homem e máquina já faz parte da nossa realidade. Quando se fala em Recrutamento de Pessoas, a IA gera inúmeros benefícios, tornando os processos mais seguros e confiáveis. Quer saber como funciona a IA nos recrutamentos? A gente te conta! Vantagens da Inteligência Artificial nos recrutamentos Utilizando a IA, um chatbot – programa que simula uma conversa normal – conversa com os candidatos. Depois, oferece um jogo virtual para avaliar conhecimentos gerais e habilidades profissionais, bem como testar idiomas, por exemplo. A partir de métricas definidas anteriormente, a ferramenta já seleciona os candidatos que mais têm a ver com a vaga e os valores da empresa e filtra quem deve seguir para a próxima fase. A partir daí, a equipe do RH pode entrar em ação e, com base nesses dados filtrados, entrar em contato com os profissionais e agendar uma conversa pessoalmente. Duvida que essa tecnologia funcione bem? Na verdade, ela é utilizada em muitas empresas reconhecidas mundialmente, como a IBM, por exemplo. Como a IBM utiliza a IA em recrutamentos A IBM é uma empresa com vasta experiência em Inteligência Artificial nos recrutamentos. Seu assistente, o Watson Recruitment, ajuda o setor de RH com base em dados internos e de mercado. Ele avalia o candidato pelo currículo e entrevista, bem como verifica seus sentimentos, reações e dados de redes sociais. A partir daí é criado um panorama geral sobre o candidato. Um profissional do RH, então, recebe todos esses relatórios e escolhe quem mais se adequar à vaga. Com uma área de RH fica cada vez mais estratégica e menos operacional, as empresas têm valorizado as capacidades humanas para questões maiores. As menores e mais trabalhosas ficam com as máquinas, que se encarregam dessas questões “menos nobres”. Sua empresa já faz uso de IA para contratar? Se não a utilizar, talvez seja a hora de pensar nessa solução para mudar a cultura dessa área e adaptá-la à era da transformação digital. Nós da DC já utilizamos. Nosso processo de recrutamento e seleção está há mais de um ano integralmente digitalizado com Machine Learning (Inteligência Artifical), onde candidatos analisados por competências técnicas e aderência ao perfil comportamental necessário. Destaco a transformação da experiência do candidato e da assertividade do processo. Vale a pena experimentar! |
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