O Project Management Institute (PMI), principal associação mundial para profissionais de projetos e agentes de mudança (changemakers), indicou, no relatório Pulse of the Profession, como as empresas de sucesso foram capazes de mudar agilmente durante interferências exponenciais.
De acordo com o relatório de 2021, embora as empresas tenham passado por grandes desafios nos anos de pandemia, elas foram capazes de enfrentar as dificuldades. Na verdade, dos projetos que seguiram adiante, 73% cumpriram as metas originais e a intenção do negócio, em comparação com 69% registrados no ano de 2020. Um dado interessante é que os entrevistados tinham que caracterizar a abordagem de suas empresas em relação às formas de trabalho. Quase um terço (32%) disse que todo e qualquer método possível foi usado principalmente ou exclusivamente para solucionar problemas. Isso caracteriza uma "empresa flexível" (gymnastic enterprise), que têm espaço para prosperar porque se concentra nos resultados ao invés do processo, tendo uma noção clara de como equilibrar a estrutura e a governança enquanto adere as mudanças. Entre algumas das iniciativas adotadas neste processo, estão:
No mesmo relatório é possível entender como as empresas flexíveis foram capazes de mudar mais rapidamente, em comparação com as empresas tradicionais. - Empresas flexíveis eram mais propensas a ter altos níveis de agilidade organizacional (48% versus 27%) combinados com o uso frequente de práticas padronizadas de gerenciamento de risco (68% versus 64%). Com isso, a probabilidade de ter um aumento na produtividade (71% versus 53%) e melhores resultados de projetos foi exponencialmente maior. Outra vantagem das empresas flexíveis é que elas usam a tecnologia para aumentar as habilidades humanas e ajudar seus funcionários a melhorarem continuamente. Técnicas complexas de resolução de problemas, ferramentas com base em IA, aplicativos de micro aprendizado sob demanda e ferramentas de avaliação de carreira são priorizados. Ao transformar os funcionários em agentes de mudança, as empresas conseguem:
Quer saber mais? Acesse a íntegra da pesquisa do PMI (https://www.pmi.org/learning/thought-leadership/pulse) e veja como a flexibilidade virou palavra de ordem para as empresas! Autora: Marcia Oliveira
0 Comentários
|
Categorias
Tudo
Histórico
Setembro 2024
|