Com a evolução, a Gestão de Projetos, que antes se baseava em previsibilidade do cumprimento de prazos e custos para controle, ganhou um novo contexto. Cada vez mais, o gestor de projetos deve se atualizar constantemente, incorporando novas técnicas e métodos (Ágeis, por exemplo) assim como foi atualizado no Guia PMBOK®, que passou por uma grande revisão para se adaptar essas mudanças. O gerenciamento de projetos vem evoluindo rápido e formando profissionais em todas as áreas, prova disso é um dado do PMI (Project Management Institute), informando que, até 2027, as empresas precisarão de 88 milhões de profissionais capacitados para a função (e afins). Um crescimento aproximado de 30%, com a China e a Índia respondendo por 75% desses profissionais. Gestão de Projetos: como o Brasil se posiciona neste cenário? Será que estamos no caminho certo diante de uma demanda tão grande na área de Gestão de Projetos? Nossos profissionais são qualificados e estão prontos para os desafios da área? Segundo o PMI, sim. Ricardo Triana, diretor-geral do PMI na América Latina, afirma que o Brasil “é o quarto que mais demanda profissionais qualificados na gestão de projetos. China e Índia terão o maior crescimento, seguidos pelos Estados Unidos”. Segundo o executivo, o futuro do gerenciamento de projetos traz oportunidades e uma maior necessidade de unir diferentes modelos de gestão, atendendo a um cenário que não para de mudar e de se integrar. A maior demanda atual é que os profissionais tenham uma visão global do projeto, migrando para uma compreensão sistêmica e holística. Soft skills e gestão de projetos: a dupla perfeita Atualmente, o perfil do profissional de gestão de projetos requer ainda mais competências humanas – as soft skills. Algumas delas são colaboração, empatia, influência, capacidade de adaptabilidade e resiliência. Outro dado interessante foi levantado pela pesquisa da Digital.ai, informando que já existe um grande movimento na direção de usar cada vez mais as diretrizes Agile e Lean no dia a dia. Os principais insights da pesquisa foram:
O que estamos assistindo no mercado hoje é o modelo mais previsível e estável se encontrando com a gestão mais flexível e dinâmica. Especialistas indicam que esse formato híbrido é o que mais faz sentido para os profissionais atuarem de maneira estratégica. Quais diretrizes do PMBOK® implementar no dia a dia? O Guia PMBOK®, reformulado com novas diretrizes recentemente, oferece um direcionamento sobre como o gerenciamento de projetos deve acontecer. Agora, a visão sai de processos para falar sobre princípios. Isso significa que essas condutas são o norte para a boa gestão de projetos, com foco muito maior na geração de valor do que no resultado final. Agora, são elencados 12 princípios centrais que traduzem as necessidades do mundo contemporâneo. São eles:
Outra mudança também importante na abordagem de gerenciamento de projeto dessa edição é a chegada dos Domínios de Desempenho do Projeto. São eles:
Como vimos, o gerenciamento de projetos é uma área que só cresce e requer profissionais altamente capacitados. Vale a pena sempre se manter atualizado sobre as tendências e inovações! Autor: Marco Valadares
0 Comentários
|
Categorias
Tudo
Histórico
Outubro 2024
|