Quais as vantagens da aplicação de terceirização (BPO) de serviços de gestão de projetos?
O conceito de BPO-Business Process Outsourcing, se refere à terceirização de processos ou determinada atividades de empresa, visando permitir assim a maior concentração nas atividades do núcleo essencial da empresa, como por exemplo produção, vendas e marketing. Originalmente praticado na India a partir de 1992 a Accenture agia como terceirizada dos seus clientes para serviços de tecnologia da informação (TI), A tese do BPO é que a terceirização (ou sub-contratação) para empresas especializadas de determinados serviços aumenta substancialmente o grau de sucesso da empresa cliente. O conceito cresceu para incluir qualquer tipo de atividade que não faça parte do núcleo essencial e pode ser terceirizada com eficácia para uma empresa especializada qualificada. No caso para empresas cujo negócio principal não é gerenciar projetos, faz todo sentido terceirizar estes serviços para empresas que tem a tecnologia, experiência e competência de realiza-los A importância do outsourcing na gestão de projetos Uma empresa terceirizada, especializada em gestão de projetos, cuida de metodologia e recursos enquanto o cliente foca em sua atividade principal. Para executar esse trabalho, uma consultoria promove a avaliação completa da organização e seus processos. Depois, é desenvolvido um modelo para os serviços organizacionais. Tecnologia, conhecimento e qualidade são alguns dos benefícios trazidos pelo outsourcing na gestão de projetos. A empresa contratada pode, ainda, atuar como conselheira, ajudando a corrigir processos e evitar retrabalhos. As vantagens de optar pelo outsourcing na gestão de projetos Com uma ajuda externa na gestão de projetos, os gestores de uma empresa têm liberdade para focar em diversos aspectos. Alguns deles são aumentar a eficiência, reduzir custos, supervisionar os profissionais e controlar os pontos fortes e fracos. A BPO só traz benefícios às empresas que a utilizam. Os principais são: 1. Otimização do tempo Ao confiar a gestão de projetos e análise do negócio a uma empresa terceirizada, há mais tempo para que os colaboradores se dediquem às suas atividades principais. Dessa forma, a qualidade do trabalho aumenta e há maior produtividade. 2. Economia para a organização Em vez de destacar um time próprio para avaliar, detectar falhas e corrigir projetos, uma empresa que opta pelo outsourcing tem a vantagem de economizar com encargos trabalhistas, benefícios e treinamentos. Além disso, quando alguém “de fora” enxerga a sua gestão de projetos, fica muito mais fácil de compreender o que precisa ser feito para corrigir falhas e melhorar a performance da organização. 3. Uso de conhecimentos específicos O outsourcing faz a diferença na gestão de projetos porque utiliza profissionais especializados em cada atividade. Com experiência nos processos e mão de obra qualificada, eles têm conhecimento para executar o trabalho de maneira isenta e mais eficiente. Como investir em outsourcing na gestão de projetos Saber escolher a melhor empresa para criar a estratégia de gestão de projetos é fundamental para o sucesso da empreitada. Por isso, é indispensável que a consultoria escolhida tenha conhecimento em sua área de atuação, bem como experiência nos processos implementados e automatização de processos. Outro ponto importante é que os valores da empresa contratada estejam alinhados aos da contratante. Só assim os resultados serão os melhores possíveis e você conseguirá extrair o melhor para a sua gestão de projetos!
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Empreendedores que estão em fase de início ou consolidação de seus negócios precisam seguir práticas de sucesso para conseguirem seus objetivos. Uma delas é o Minimum Viable Product (MVP), que ajudou muitas empresas a se consolidarem em seus mercados.
Facebook, Apple e Dropbox são adeptos do MVP, que pode ser implementado no seu negócio, sabia? Ele, basicamente, está ligado aos conceitos de Lean Startup, que age pontuamente sobre cada item que envolva desperdício de tempo, dinheiro ou recursos. Quer aprender a montar um MVP para a sua empresa? A gente te ajuda! O que significa MVP e qual é sua função? O MVP engloba um conjunto de testes primários que validam a viabilidade do negócio. Por meio de várias experimentações práticas, ele leva determinado produto a um seleto grupo de clientes antes de seu lançamento. Com o mínimo de recursos possíveis, esse produto deve levar uma solução ao problema para o qual foi criado. Depois, o empreendedor deve oferecer o mínimo de funcionalidades para conhecer a reação do mercado, entender a aceitação do cliente e se ele realmente soluciona os problemas do consumidor. A função do MVP é provar a visão inicial da startup, revelando se essa ideia é realmente viável. Por meio dessa investigação você entende melhor o comportamento do cliente, também detectando falhas nos produtos ou processos antes do lançamento integral. Esse modelo parte sempre do princípio de que o feedback é que norteia o desenvolvimento de um produto ou serviço. Como aplicar o MVP? Primeiramente, é fundamental entender que o MVP não significa entregar um software ou produto mal feito. É apenas fornecer um item mais “enxuto”, que resolva o problema para o qual foi criado. Algumas das etapas para criar um MVP são: 1. Invista em uma landing page. Assim, você apresenta o produto ao mercado pela primeira vez e capta leads para uma avaliação posterior. 2. Retire hipóteses de testes, métricas e referenciais que podem ser utilizados no desenvolvimento do produto ou serviço. Você deve, ainda, identificar que perfil de cliente esse produto alcança. 3. Inicie os testes, sempre gastando o mínimo de recursos possíveis, mas sem perder a qualidade. Os feedbacks devem ser encarados como base para melhorias contínuas, servindo como alicerce para tentativas e erros. Exemplos de MVP aplicados a empresas gigantes O Facebook é uma empresa que aplicou o MVP com sucesso. Exemplo disso foi que ela, inicialmente, testou a rede social dentro da Universidade de Harvard. Esse período foi essencial para que seu fundador, Mark Zuckerberg, promovesse alterações que tornariam o produto mais funcional e interessante. Na Apple, o iPhone 1 foi o grande exemplo de MVP. À época, ele não tinha algumas funções básicas como copiar e colar, além de exigir download obrigatório do iTunes para ativação. Nesse momento, foram seguradas algumas funcionalidades para que fossem lançadas nas versões seguintes do equipamento. E no seu negócio? Como o MVP poderia servir para buscar aprovação de mercado e mensurar eficiência? Vale muito a pena investir nessa ferramenta para minimizar retrabalhos, erros e falhas no processo. Clientes e parcerias estão no foco dos negócios há algum tempo. Isso porque as empresas começaram a necessidade de ter profissionais destacados para atividades de atendimento e gestão de contas.
Denominados Customer Success, esses profissionais que trabalham focados em gestão de parcerias avaliam métricas, criam estratégias e adotam ações para chegar aos melhores resultados para a companhia. Como a rotina de quem trabalha nessa área envolve atribuições complexas, há alguns entraves no momento de adotar essa prática. Por isso, a seguir, listamos os 4 principais desafios do Customer Success. 1- Gerenciar a entrada de clientes Os primeiros momentos da parceria são indispensáveis para garantir boas experiências e sucesso do trabalho. Por isso, um grande desafio para quem trabalha com Customer Success é fazer o onboarding de clientes. Isso porque é esse contato inicial que definirá como será a relação dali para frente. Uma dica, aqui, é ter processos eficientes para preparar o cliente. É necessário paciência para ensinar todos os processos a ele, acompanhando-o o tempo todo. Métricas para definir o sucesso de estratégias são indispensáveis também. 2- Habilidade para evitar cancelamentos Profissionais que trabalham com Customer Success têm o dever de evitar cancelamentos (churn). Jogo de cintura e habilidades de comunicação tornam-se fundamentais nesse momento de reverter um cancelamento. Para conseguir isso é fundamental conduzir análises completas com base nas métricas do clientes. Assim, você apresenta os resultados positivos a ele e consegue mantê-lo no negócio. 3- Criar uma relação de empatia e confiança Uma grande dificuldade desses profissionais é conquistar a confiança do cliente. É comum que haja imprevistos e atrasos em demandas, mas, em alguns casos, é difícil de explicar por que isso aconteceu. Um aliado nesse momento é o CRM. Ele pode ajudar a acompanhar todos os contatos realizados com o cliente, oferecendo as informações necessárias para entender suas reais necessidades. 4- Lidar com atrasos em entregas Não é raro que as empresas falhem no momento de entregar o que foi prometido aos clientes. Nessa situação, o profissional de Customer Success deve assumir uma posição de explicar o ocorrido, comprometendo-se a não repetir essa situação. Esse profissional deve trabalhar para que o cliente sempre tenha a melhor experiência possível. Por isso mesmo, deve entender todas as suas necessidades para conseguir atendê-las da melhor forma. Um bom profissional de Customer Success se coloca no lugar do cliente, estreia relacionamento e estabelece uma relação de confiança. Vale a pena investir no desenvolvimento de habilidades nessa área e capacitar sua equipe para oferecer sempre o melhor serviço! |
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Setembro 2024
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