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Como a terceirização da gestão de projetos agrega valor ao sucesso de grandes empresas

23/7/2019

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Quais as vantagens da aplicação de terceirização (BPO) de serviços de gestão de projetos?

O conceito de BPO-Business Process Outsourcing, se refere à terceirização de processos ou determinada atividades de empresa, visando permitir assim a maior concentração nas atividades do núcleo essencial da empresa, como por exemplo produção, vendas e marketing. Originalmente praticado na India a partir de 1992 a Accenture agia como terceirizada dos seus clientes para serviços de tecnologia da informação (TI), A tese do BPO é que a terceirização (ou sub-contratação) para empresas especializadas de determinados serviços aumenta substancialmente o grau de sucesso da empresa cliente.

O conceito cresceu para incluir qualquer tipo de atividade que não faça parte do núcleo essencial e pode ser terceirizada com eficácia para uma empresa especializada qualificada.  No caso para empresas cujo negócio principal não é gerenciar projetos, faz todo sentido terceirizar estes serviços para empresas que tem a tecnologia, experiência e competência de realiza-los

A importância do outsourcing na gestão de projetos

Uma empresa terceirizada, especializada em gestão de projetos, cuida de
metodologia e recursos enquanto o cliente foca em sua atividade principal.

Para executar esse trabalho, uma consultoria promove a avaliação completa da
organização e seus processos. Depois, é desenvolvido um modelo para os
serviços organizacionais.

Tecnologia, conhecimento e qualidade são alguns dos benefícios trazidos pelo
outsourcing na gestão de projetos. A empresa contratada pode, ainda, atuar
como conselheira, ajudando a corrigir processos e evitar retrabalhos.

As vantagens de optar pelo outsourcing na gestão de projetos

Com uma ajuda externa na gestão de projetos, os gestores de uma empresa têm
liberdade para focar em diversos aspectos. Alguns deles são aumentar a
eficiência, reduzir custos, supervisionar os profissionais e controlar os pontos
fortes e fracos.
A BPO só traz benefícios às empresas que a utilizam. Os principais são:

1. Otimização do tempo

Ao confiar a gestão de projetos e análise do negócio a uma empresa terceirizada,
há mais tempo para que os colaboradores se dediquem às suas atividades
principais. Dessa forma, a qualidade do trabalho aumenta e há maior
produtividade.

2. Economia para a organização

Em vez de destacar um time próprio para avaliar, detectar falhas e corrigir
projetos, uma empresa que opta pelo outsourcing tem a vantagem de
economizar com encargos trabalhistas, benefícios e treinamentos. Além disso,
quando alguém “de fora” enxerga a sua gestão de projetos, fica muito mais fácil
de compreender o que precisa ser feito para corrigir falhas e melhorar a
performance da organização.

3. Uso de conhecimentos específicos

O outsourcing faz a diferença na gestão de projetos porque utiliza profissionais
especializados em cada atividade. Com experiência nos processos e mão de obra
qualificada, eles têm conhecimento para executar o trabalho de maneira isenta e
mais eficiente.

Como investir em outsourcing na gestão de projetos

Saber escolher a melhor empresa para criar a estratégia de gestão de projetos é
fundamental para o sucesso da empreitada.

Por isso, é indispensável que a consultoria escolhida tenha conhecimento em sua
área de atuação, bem como experiência nos processos implementados e
automatização de processos.

Outro ponto importante é que os valores da empresa contratada estejam
alinhados aos da contratante. Só assim os resultados serão os melhores possíveis
e você conseguirá extrair o melhor para a sua gestão de projetos!



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Como montar um MVP - Minimum Viable Product

12/7/2019

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Empreendedores que estão em fase de início ou consolidação de seus negócios precisam seguir práticas de sucesso para conseguirem seus objetivos. Uma delas é o Minimum Viable Product (MVP), que ajudou muitas empresas a se consolidarem em seus mercados. 

Facebook, Apple e Dropbox são adeptos do MVP, que pode ser implementado no seu negócio, sabia? Ele, basicamente, está ligado aos conceitos de Lean Startup, que age pontuamente sobre cada item que envolva desperdício de tempo, dinheiro ou recursos.

Quer aprender a montar um MVP para a sua empresa? A gente te ajuda!


O que significa MVP e qual é sua função?

O MVP engloba um conjunto de testes primários que validam a viabilidade do negócio. Por meio de várias experimentações práticas, ele leva determinado produto a um seleto grupo de clientes antes de seu lançamento. 

Com o mínimo de recursos possíveis, esse produto deve levar uma solução ao problema para o qual foi criado. Depois, o empreendedor deve oferecer o mínimo de funcionalidades para conhecer a reação do mercado, entender a aceitação do cliente e se ele realmente soluciona os problemas do consumidor. 

A função do MVP é provar a visão inicial da startup, revelando se essa ideia é realmente viável. 

Por meio dessa investigação você entende melhor o comportamento do cliente, também detectando falhas nos produtos ou processos antes do lançamento integral.  

Esse modelo parte sempre do princípio de que o feedback é que norteia o desenvolvimento de um produto ou serviço. 


Como aplicar o MVP?

Primeiramente, é fundamental entender que o MVP não significa entregar um software ou produto mal feito. É apenas fornecer um item mais “enxuto”, que resolva o problema para o qual foi criado. 

Algumas das etapas para criar um MVP são:


1. Invista em uma landing page. Assim, você apresenta o produto ao mercado pela primeira vez e capta leads para uma avaliação posterior.


2. Retire hipóteses de testes, métricas e referenciais que podem ser utilizados no desenvolvimento do produto ou serviço. Você deve, ainda, identificar que perfil de cliente esse produto alcança.


3. Inicie os testes, sempre gastando o mínimo de recursos possíveis, mas sem perder a qualidade. Os feedbacks devem ser encarados como base para melhorias contínuas, servindo como alicerce para tentativas e erros.


Exemplos de MVP aplicados a empresas gigantes

O Facebook é uma empresa que aplicou o MVP com sucesso. Exemplo disso foi que ela, inicialmente, testou a rede social dentro da Universidade de Harvard. 

Esse período foi essencial para que seu fundador, Mark Zuckerberg, promovesse alterações que tornariam o produto mais funcional e interessante.

Na Apple, o iPhone 1 foi o grande exemplo de MVP. À época, ele não tinha algumas funções básicas como copiar e colar, além de exigir download obrigatório do iTunes para ativação. Nesse momento, foram seguradas algumas funcionalidades para que fossem lançadas nas versões seguintes do equipamento.




E no seu negócio? Como o MVP poderia servir para buscar aprovação de mercado e mensurar eficiência? Vale muito a pena investir nessa ferramenta para minimizar retrabalhos, erros e falhas no processo.

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4 principais desafios do Customer Success

11/7/2019

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Clientes e parcerias estão no foco dos negócios há algum tempo. Isso porque as empresas começaram a necessidade de ter profissionais destacados para atividades de atendimento e gestão de contas. 

Denominados Customer Success, esses profissionais que trabalham focados em gestão de parcerias avaliam métricas, criam estratégias e adotam ações para chegar aos melhores resultados para a companhia. 

Como a rotina de quem trabalha nessa área envolve atribuições complexas, há alguns entraves no momento de adotar essa prática. Por isso, a seguir, listamos os 4 principais desafios do Customer Success.


1- Gerenciar a entrada de clientes

Os primeiros momentos da parceria são indispensáveis para garantir boas experiências e sucesso do trabalho.

Por isso, um grande desafio para quem trabalha com Customer Success é fazer o onboarding de clientes. Isso porque é esse contato inicial que definirá como será a relação dali para frente.

Uma dica, aqui, é ter processos eficientes para preparar o cliente. É necessário paciência para ensinar todos os processos a ele, acompanhando-o o tempo todo. Métricas para definir o sucesso de estratégias são indispensáveis também. 


2- Habilidade para evitar cancelamentos

Profissionais que trabalham com Customer Success têm o dever de evitar cancelamentos (churn). 

Jogo de cintura e habilidades de comunicação tornam-se fundamentais nesse momento de reverter um cancelamento.

Para conseguir isso é fundamental conduzir análises completas com base nas métricas do clientes. Assim, você apresenta os resultados positivos a ele e consegue mantê-lo no negócio.


3- Criar uma relação de empatia e confiança

Uma grande dificuldade desses profissionais é conquistar a confiança do cliente. É comum que haja imprevistos e atrasos em demandas, mas, em alguns casos, é difícil de explicar por que isso aconteceu. 

Um aliado nesse momento é o CRM. Ele pode ajudar a acompanhar todos os contatos realizados com o cliente, oferecendo as informações necessárias para entender suas reais necessidades.


4- Lidar com atrasos em entregas

Não é raro que as empresas falhem no momento de entregar o que foi prometido aos clientes. 

Nessa situação, o profissional de Customer Success deve assumir uma posição de explicar o ocorrido, comprometendo-se a não repetir essa situação.

Esse profissional deve trabalhar para que o cliente sempre tenha a melhor experiência possível. Por isso mesmo, deve entender todas as suas necessidades para conseguir atendê-las da melhor forma.




Um bom profissional de Customer Success se coloca no lugar do cliente, estreia relacionamento e estabelece uma relação de confiança.

Vale a pena investir no desenvolvimento de habilidades nessa área e capacitar sua equipe para oferecer sempre o melhor serviço!
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Como funciona o Search Inside Yourself e por que adotar esse programa

11/7/2019

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Inteligência Emocional. Esse tema, altamente em voga nas empresas e cada vez mais exigido dos profissionais, prevê habilidades para lidar com situações adversas de forma inteligente e tranquila.

Foi exatamente nesse caminho que surgiu o Search Inside Yourself, um programa com abordagem de mindfulness criado dentro do Google. Disseminado para todo o mundo, ele é, hoje, parte fundamental do treinamento de muitas companhias. 

Treinar a mente para elevar a produtividade, exercitar a empatia e manter o foco nas tarefas. Esses são os principais objetivos do Search Inside Yourself, que você conhece melhor a seguir.


Como surgiu e para que serve o Search Inside Yourself

Criado pelo engenheiro de computação Chade-Meng Tan, do Google, esse método prega o treinamento mental para ajudar as pessoas a lidar de forma positiva com os desafios diários no ambiente profissional.

Com base na neurociência, a prática utiliza o mindfulness, ou estado de “atenção plena”. Com meditação e concentração você foca no que precisa ser feito, elevando a produtividade e harmonia nas organizações. 

O Search Inside Yourself engloba alguns pilares, que são: desenvolvimento da empatia, estímulo à colaboração entre colegas, redução da carga emocional durante as atividades profissionais, bem como rapidez e excelência.

Basicamente, esse programa é dividido em três partes. 



Parte I: treinamento da atenção

Segundo o criador do método, qualquer treinamento de inteligência emocional deve ser iniciado por meio da atenção e da concentração.

Com essas capacidades o profissional consegue tranquilizar a mente e, ao mesmo tempo, deixá-la focada no que precisa ser desenvolvido. Sem distrações, que podem levar à procrastinação e à redução da produtividade, os procesoss ficam muito mais claros.

Parte II: autoconhecimento

Entender os fluxos emocional e mental são os passos seguintes. Nesse momento, vale entender a dinâmica pessoal e executar o autocontrole.

Aqui, a pessoa deve prestar atenção às suas reações e à forma como sua mente trabalha. Reduzir a ansiedade e o estresse do dia a dia é possível com treinamentos simples.

Parte III: novos hábitos

Um treinamento mental ajuda a criar esses novos hábitos. Com o cérebro sempre atento você modifica hábitos e cria uma nova cultura. 

Uma dica, segundo o criador do método, é pensar no bem de uma outra pessoa sempre que cruzar com ela.

Isso faz com que o inconsciente veja esse novo padrão como um instinto e crie, aos poucos, o hábito de olhar para o outro com mais compaixão e generosidade. Assim, você cria novas experiências no ambiente de trabalho. 




Ministrado em mais de 30 países, esse programa é sucesso em todo o mundo. Isso porque ele não trabalha apenas a área profissional, mas também a vida pessoal de cada um.

Muito em breve, profissionais com habilidades trabalhadas no Search Inside Yourself e no mindfulness serão os que lidarão de forma mais satisfatória com as adversidades e desafios no ambiente de trabalho. 

Seja uma dessas pessoas você também!

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