DC - DINSMORECOMPASS
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
    • Outsourcing
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
      • Turmas abertas e EAD
    • Ferramentas
  • TEAL® - Trein. Experiencial
  • Insights
    • Esteiras de Gestão
    • Did You Know?
    • Pesquisa DC
    • PM CASE DAY 2023
    • PM CASE DAY 2024
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
    • Institucional DC
  • Livro Gerenciamento de Projetos Aplicados
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
    • Outsourcing
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
      • Turmas abertas e EAD
    • Ferramentas
  • TEAL® - Trein. Experiencial
  • Insights
    • Esteiras de Gestão
    • Did You Know?
    • Pesquisa DC
    • PM CASE DAY 2023
    • PM CASE DAY 2024
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
    • Institucional DC
  • Livro Gerenciamento de Projetos Aplicados
DC - DINSMORECOMPASS

Como integrar humanos e bots para um atendimento de excelência?

25/10/2020

0 Comentários

 
A tecnologia é uma das grandes aliadas nos processos de negócios atualmente. Quem não investe nela para melhorar os processos já começa em desvantagem em relação à concorrência. Os bots são aliados nesta jornada, pois atuam como verdadeiros assistentes digitais para diversas finalidades.
 
Originários de um cenário de transformação digital, os bots (ou chatbots) utilizam recursos como Inteligência Artificial e Machine Learning – utilizados por companhias dos mais variados tamanhos.
 
O desafio, atualmente, é integrar humanos e bots para melhorar o atendimento e a qualidade da gestão de empresas. Como fazer isso?
  
Por que vale a pena investir em bots
 
Um atendimento de excelência é fundamental para conquistar, fidelizar e manter clientes. Com os bots, isso é possível, uma vez que eles otimizam os recursos que antes eram realizados apenas por pessoas.
 
Além de acelerar as interações, os assistentes digitais estão disponíveis o tempo todo, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Por si só, esse é um grande aliado na gestão de processos e no desenvolvimento dos projetos de uma empresa.
 
Para que esse processo seja bem executado e renda bons resultados, é fundamental que não se perca o lado humano com a chegada dos bots, visto que seu objetivo é acelerar processos, permitir que as pessoas consigam, cada vez mais, se dedicarem a pontos sensíveis e importantes dentro do negócio.
 
Para que se tenha ideia da importância dos bots para os negócios, a Gartner estima que cerca de 85% das interações com os clientes, em breve, serão gerenciadas sem recursos humanos.
 
Como aplicar essa tecnologia ao gerenciamento de projetos e dia a dia do negócio?
 
  • Utilizando bots em sites;
  • Nos apps;
  • Em sistemas de gestão;
  • Nas plataformas de e-commerce;
  • Na atualização de cadastros;
  • Na resolução de problemas dos clientes;
  • No encaminhamento de dúvidas, etc.
 
Com essa tecnologia bem implementada, pode-se aprimorar a satisfação do cliente no atendimento e solução rápida para um problema. As equipes têm mais tempo para focarem seus esforços no desenvolvimento de projetos e execução de pontos críticos e as empresas têm muito mais eficiência.
 
Os bots são válidos tanto para empresas do segmento B2C quanto B2B. O importante, no momento de escolher o melhor bot para a sua necessidade, é considerar pontos como integrações com CRM e adequação à LGPD.
 
Ainda que os bots sejam ágeis e atendem independentemente do horário, além de reduzirem os custos da empresa com call center, eles não fazem milagre. Precisam ser instruídos a lidar com determinadas situações para, assim, aprender com elas. Mais do que isto, precisam identificar rapidamente o momento que seja necessário o engajamento de uma pessoa (humana) para atender o cliente e resolver o problema. Uma experiência ruim na interação com bots tendem a se replicar rapidamente e impactar negativamente a marca que se propunha inovadora e diferenciada.
 
Empresas que desejam se manter competitivas precisam investir na automatização de processos. Os chatbots são ponto importante e precisam ser avaliados por especialistas, que determinarão o momento exato em que eles deverão ser utilizados para resultados cada vez melhores. Projetos desta natureza tem desafios próprios e tem se demonstrado mais complexos e com uma curva de aprendizado superior a muitas das expectativas das empresas. Casos bem-sucedidos, quando apresentados tem um viés positivo que, muitas vezes, escondem os desafios e esforços vivenciados pelas empresas em suas jornadas.
 
A DC não é especialista em bots ou chatbots, mas tem apoiado clientes na alocação de profissionais líderes de projetos desta natureza. Venha falar conosco e saiba mais.

Imagem
0 Comentários

3 cases de sucesso de implantação do Ágil em segmentos industriais

22/10/2020

0 Comentários

 
Implantar a metodologia ágil em empresas não é algo simples, tampouco rápido de se fazer. Isso porque envolve uma mudança de cultura e adoção de novos valores. Entretanto, são inúmeros os cases de sucesso em grandes companhias.
 
A implantação do Ágil em grandes companhias não só é possível, como também pode gerar muitos benefícios. Para te inspirar e ajudar a entender como o método ágil funciona nas empresas, separamos, a seguir, alguns cases de sucesso. Acompanhe!
 
1. Sony
(fonte:  artigo do Guilherme Mendes - Empresas de Sucesso na Implementação Ágil)
  
A Sony, fabricante de hardwares e softwares reconhecida em todo o mundo, implantou a metodologia ágil para estabelecer rapidamente um processo de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de softwares robusto, funcionando com base na metodologia Scrum.
 
Como a empresa tem contexto e riscos de projetos complexos, a Sony precisou convencer a todos do time de que as mudanças eram necessárias. Desta forma, montou-se um processo definido de gerenciamento e desenvolvimento de projetos, com alto nível de trabalho em equipe e colaboração com parceiros de projetos.
 
Atualmente, a equipe de projetos da Sony é reconhecida como uma das mais eficientes no segmento.
 
2. LEGO
(fonte: artigo do Guilherme Mendes - Empresas de Sucesso na Implementação Ágil)
 
O Agile, como muitos sabem, pode ser implementado em qualquer segmento industrial. A LEGO, famosa empresa de brinquedos, iniciou essa abordagem começando pelas equipes, que foram transformadas em times Scrum auto organizados.
 
Para apresentar o trabalho, estimar riscos e planejar os próximos lançamentos, as equipes da LEGO se reuniam a cada oito semanas para uma grande sessão.
 
Como resultado desse processo, que também envolveu planos de negócios, partes interessadas e alta gerência de longo prazo, desenvolvedores conseguira, gerenciar seu próprio trabalho, eliminando os famosos “gerentes com planilhas”.
 
Dessa forma, as estimativas ficaram mais precisas e os resultados, mais previsíveis. Isso garantiu um maior controle sobre as ações da empresa.
 
3. SAAB
(fonte: Scrum Inc. Agile in Military Hardware)
 
A Saab Aeronautics faz parte do Grupo Saab, que atua no setor de segurança e defesa. Atéembora a Saab atue no mercado mundial, a grande maioria do desenvolvimento de aviões setor está ocorrendo em Linkoping, Suécia. Nesse site, a Saab vem trabalhando com o conceito ágil por mais de uma década. Antes mesmo do início do projeto estudado, a metodologia ágil já estava bem difundida.
 
Hoje, uma parte significativa das equipes neste projeto aplica práticas ágeis como scrum e kanban. Isto é mais comumente aplicado em todo o desenvolvimento de software, incluindo teste, design de sistemas e integração, mas também em design de engenharia e funções de suporte técnico. O projeto do caça a jato "Gripen E" envolve cerca de 2.000 engenheiros.
 
Uma ousada cultura de tentativa e erro e melhoria contínua na Saab ajudou muito. A implementação estrita do scrum como teoria não mostrou ser a ideal em todas as equipes. Em vez disso, com uma prática saudável de retrospectivas, a aplicação da metodologia scrum adapta-se para cada situação em que a equipe considera o método mais adequado. Algumas equipes acabaram adotando o kanban e outros métodos, quando necessário.
 
Existem tantos outros casos de implementação do Ágil em pequenas, médias e grandes empresas. No Brasil, uma excelente referência é a Embraer que adota uma abordagem híbrida contemplando múltiplos métodos, inclusive ágil. Entender a realidade do negócio e suas necessidades é essencial para conseguir identificar a melhor abordagem e executá-la da melhor forma.
 
Quer saber mais, nos procure.
Imagem
0 Comentários

LGPD: como empresas podem se adaptar a essa lei da melhor forma

14/10/2020

0 Comentários

 
Depois de quase dez anos de discussões e modificações, a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor. Em setembro deste ano, foi sancionado o marco regulatório de privacidade e proteção de dados pessoais no Brasil, mas você sabe como essa lei impacta as empresas? Como se preparar para as mudanças futuras?
 
Como a LGPD se aplica a todas as operações de tratamento de dados pessoais, sejam elas feitas por empresas privadas, públicas ou até pessoas físicas, ela vale para ambientes online e off-line, incluindo outros países.
 
A partir de agora, qualquer pessoa poderá questionar empresas e organizações sobre o uso de suas informações pessoais. As companhias, mais do que nunca, precisarão tomar o máximo cuidado com a manipulação desses dados e estarem prontas para responderem a diversas perguntas.
 
Basicamente, deve existir uma triangulação entre agentes de tratamento de dados da empresa (DPO – Data Protection Office), ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e titular dos dados (pessoa física). Pode, ainda, ser necessário que autoridades que estiverem envolvidas no processo entrem em cena neste momento.
Imagem
O Data Protection Officer (DPO) deve garantir que as informações que estão sob tutela da organização não sejam acessadas por terceiros e utilizadas de forma mal-intencionada.
 
Regras básicas para que empresas cumpram a LGPD
 
Embora já tenha sido criada, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados ainda não foi estruturada. Por isso, é essencial que empresas utilizem esse período para se estruturarem o quanto antes, cumprindo as normativas da LGPD.
 
As principais mudanças que devem ser adotadas pelas companhias são:
 
 
1. Escolha de um profissional responsável pelo contato com a instituição
 Esse profissional será a ponte entre a pessoa física e a companhia. Assim, quando o titular dos dados pessoais entrar em contato com a instituição, haverá alguém específico para direcionar seus questionamentos e oferecer respostas de forma rápida.
  
2. Revisão dos Termos de Uso e Política de Privacidade
Sites, aplicativos e qualquer outra plataforma de contato virtual com o usuário devem ser revisados no que diz respeito à privacidade.
  
3. Estruturação de um programa que contemplem diversos projetos de adequações e de planos de ação
Nesse momento de implantação da LGPD, é importante elaborar um programa que contemplem adequações nos sistemas existentes, automação na captura dos dados dispersos e identificação de gaps, ajustes nos procedimentos e políticas de segurança da informação e plano de ação para identificar as medidas já adotadas, o que está em andamento e a previsão de conclusão de cada tarefa. Importante considerar ser este um programa da organização como um todo e não somente restrito ao time de Segurança da Informação.
 
Se houver questionamentos da ANPD ou de órgãos públicos, a empresa consegue apresentar o desenvolvimento de seus processos.
 
4. Revisão da documentação jurídica
A empresa deve revisar seus contratos e termos mesmo que ela não tenha clientes pessoa física. Isso porque a relação com colaboradores, que são pessoas físicas, também pode ser impactada pela LGPD. Por isso, tudo deve ser revisto e adequado.
 
5. Análise do processo de obtenção de dados
É preciso verificar as condições impostas pela empresa para obter os dados pessoais do usuário. É indispensável que a manifestação da pessoa seja expressa, livre e sem dúvidas, com todas as finalidades explicadas.
 
6. Garantia dos titulares em diferentes condições
A LGPD dá alguns direitos aos titulares dos dados pessoais. Os principais são acesso, retificação, exclusão, portabilidade, anonimização e revogação do consentimento. A empresa precisa deixar isso bem claro e disponibilizar essa possibilidade ao usuário.
 
7. Conscientização das equipes
É importante que a empresa conscientize seus colaboradores sobre a importância da LGPD e o impacto de suas atividades ao lidarem com dados de terceiros. A cultura interna de proteção de dados deve ser prioridade. 
 
Embora seja algo novo e que represente um desafio às empresas, a LGPD é uma realidade que veio para ficar.
 
Compreendê-la e entender o papel das empresas nesse momento é indispensável para estar em conformidade com a lei e evitar dores de cabeça futuras. Vale a pena investir nisso!
Imagem
0 Comentários
<<Anterior

    Imagem

    Categorias

    Tudo
    DevOps
    Gerente De Projetos
    Phyton
    Power BI

    Histórico

    Maio 2025
    Abril 2025
    Março 2025
    Fevereiro 2025
    Janeiro 2025
    Dezembro 2024
    Novembro 2024
    Outubro 2024
    Setembro 2024
    Agosto 2024
    Julho 2024
    Junho 2024
    Maio 2024
    Abril 2024
    Março 2024
    Fevereiro 2024
    Novembro 2023
    Outubro 2023
    Setembro 2023
    Agosto 2023
    Abril 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018

Imagem

Matriz  Rio de Janeiro

Avenida Presidente Wilson, 231 - 9º andar - Centro, RJ
CEP: 20030-021
WhatsApp:  (21) 97541-0548​

Filial São Paulo

Avenida Paulista 726 - 16º andar - Bela Vista, SP
CEP: 01310-910
WhatsApp:  (21) 97541-0548
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Imagem
Fotografia
Fotografia
© ​