Ainda hoje, o gerente de projetos é o principal responsável por conduzir um programa ou um projeto dentro de uma companhia. É ele quem cuida da iniciação, do planejamento, da execução, do controle e do encerramento do projeto. Por isso mesmo, esse profissional deve ter grande carga de conhecimento e desenvolver habilidades técnicas e cada vez mais comportamentais.
São diversas as habilidades exigidas a um gerente de projetos, mas você sabe quais são as mais importantes em 2021, em um cenário de pandemia e ainda mais incertezas? As soft skills nunca foram tão importantes e servem como um trampolim para comunicar melhor e motivar os colaboradores a atingirem prazos e metas. Você sabia, por exemplo, que o PMI no Report Resource Management de 2017 afirma que, até 2027, os empregadores precisarão de cerca de 88 milhões de pessoas em cargos de gerenciamento de projetos? Recentemente, no Pulse of the Profession 2020 revela que 11,4% dos investimentos globais são perdidos devido à baixa performance nos projetos. Organizações adaptadas ao futuro não estão apenas dispostas a reimaginar sua visão e propósito, mas também ávidas por adotar novas formas de pensar que lhes permitirão prosperar na Economia de Projetos. Isso significa uma demanda enorme para essa função! Quer saber o que um gerente de projetos precisa ter como habilidades em 2021? Nós te contamos! Habilidades indispensáveis ao gerente de projetos em 2021 De forma resumida, reunimos as práticas e fundamentos que mais trazem sucesso e fazem a diferença quando o assunto é gerenciamento de projetos. Quando um gerente de projetos investe nessas habilidades, o caminho para o sucesso é muito provável! As 6 habilidades clássicas abaixo ainda se mantém necessárias ao gerente de projetos: 1. Boa comunicação Essa habilidade é, talvez, uma das mais importantes e valorizadas nos gerentes de projetos. Ele precisa ser capaz de se comunicar bem, com clareza e objetividade. Afinal, ele será o elo entre o time de colaboradores e boa parte da boa execução do projeto dependerá dele. O gerente de projetos deve estar preparado para fornecer todas as informações relevantes do projeto à equipe, de maneira clara. Uma falha na comunicação geralmente promove conflitos e retrabalhos – que são indesejados em qualquer projeto. 2. Liderança e inspiração Um gerente de projetos em 2021 precisa ter boas habilidades de liderança e inspiração. Através de respeito, confiança e conhecimento, esse profissional motiva, inspira e guia as pessoas a melhorarem sempre. Como o gestor de projetos é um líder, é importante que ele influencie e conduza os membros da equipe para que eles conduzam seu trabalho da melhor forma buscando sempre a eficácia nos seus resultados. Para tanto, é imprescindível que ele desenvolva habilidades e competências de um líder-servidor, no qual o papel desempenhado é muito mais pelo exemplo e pelo desenvolvimento de seus colaboradores, gerando o devido ‘empowerment’ e delegando responsabilidades para que se desenvolvam e se sintam parte importante de um todo no contexto amplo do projeto e da companhia. 3. Organização e gerenciamento de atividades O gestor de projetos precisa lidar, diariamente, com diversos aspectos relacionados à execução de um projeto. Definição e modificação de escopo, sequenciamento de atividades, avaliação e tratamento adequado de riscos, estimativa de custos e monitoramento da execução das atividades são algumas das habilidades que um gerente de projetos precisa ter. A capacidade de lidar com todas essas variáveis, além de gerenciar atividades e seu tempo de execução, é uma habilidade vital para o sucesso de qualquer projeto. Disciplina é, portanto, algo primordial. 4. Capacidade de gerir conflitos A gestão de conflitos é uma habilidade muito importante e indispensável ao gestor de projetos. Isso porque ele precisará lidar com esse tipo de situação em diversas fases do projeto, haja vista que conflitos são quase inevitáveis. Entretanto, se gerenciados da melhor forma, acabam trazendo benefícios. Por isso mesmo, o gerente de projetos que for capaz de avaliar ambos os lados e estabelecer uma solução, terá um diferencial. O mais importante é ter a consciência de manter o foco sempre no processo e na solução apropriada. Consequentemente, menos foco nas pessoas buscando identificar um ‘culpado’ por eventuais resultados insatisfatórios. 5. Habilidade para gerenciar crises Todos os projetos estão sujeitos a crises ou imprevistos, então, uma habilidade muito importante do gerente de projetos é ser capaz de controlar esse tipo de condição. É essencial que esse líder busque sempre a melhor forma de solucionar os problemas e, com a ajuda da equipe, retomar o projeto, gerenciando prazos e demandas com a colaboração de todos. Nesse quesito, além do conhecimento das técnicas e boas práticas de Gestão de Riscos em períodos de crise do projeto, uma habilidade essencial e diferencial será a capacidade de engajamento dos stakeholders em prol de um ambiente mais cooperativo e colaborativo. 6. Empatia Como o gerente de projetos trata diretamente com pessoas, deve administrar recursos humanos. Ele precisa conduzir sua equipe no melhor caminho, motivando e liderando pelo exemplo. Nesse momento, colocar-se no lugar de outra pessoa, sendo respeitoso e compreendendo seus sentimentos e emoções, é um sinal de empatia. Essa característica, presente nos melhores gestores de projetos, ajuda muito a atingir os melhores resultados e a manter o time unido. Por outro lado, segundo a Forrester research, 25% das ações direcionadas ao incremento da agilidade organizacional estão relacionadas a inovação, na adoção do design thinking mindset e de novas metodologias. Outros 31% estão relacionados ao aperfeiçoamento de produtos e serviços, com novas habilidades e práticas que aproximam o desenvolvimento mais com os parceiros de negócios. O gerente de projetos experiente, membro ou não de um escritório de projetos, desenvolveu-se numa abordagem tática-operacional, onde a medida de sucesso era entregar o projeto conforme especificado no termo de abertura, no prazo e no custo. Este modelo vem sendo profundamente impactado pelas transformações digitais e ágeis, muito derivado pelas demandas do mercado e complexidade do ambiente de negócios. Estas mudanças são habilitadas por novas tecnologias e pelo amadurecimento de um conjunto rico de metodologias, boas práticas e o emprego de Framewoks. Desta forma, o gerente de projetos sai de sua perspectiva comando e controle, para uma liderança servidora, onde papéis de conselheiro (advisor), facilitador e Coach, orientados a entrega de valor numa perspectiva de estratégia de negócios se tornam preponderantes com um conjunto chave de habilidades de gestão. Deriva-se desta mudança a necessidade do desenvolvimento das seguintes habilidades:
Você é gerente de projetos? Como avalia essas habilidades no seu dia a dia? Observe que nos frameworks ágeis o termo gerente de projetos pode não estar presente, mas necessariamente suas habilidades são exigidas. Exemplos: Lean Portfolio Management (SAFe) ou Agile Program Management Office (SAFe). Segundo relatório do Gartner (Top Priorities for IT: Leadership Vision for 2021), as organizações continuam a amadurecer seus recursos de negócios digitais. Novas tecnologias e técnicas se espalham em suas organizações. Por sua vez, os líderes de escritório de projetos devem evoluir para possibilitar o negócio digital. Isso geralmente significa mudar de uma mentalidade de comando e controle para um facilitador de processos de mudanças. O shift pode ser significativo conforme as organizações escalam seus esforços de transformação. Os líderes de escritório de projetos devem assumir novas funções nos negócios digitais. Você é gerente de projetos? Como avalia essas habilidades no seu dia a dia? A DC-Dinsmore Compass pode te ajudar a desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar o gerente de projetos ideal em 2021!
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Estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada em 2020, é um desafio para boa parte das empresas. As gigantes, como redes de drogarias, varejistas ou empresas de telecomunicações, por exemplo, contrataram profissionais específicos para esta tarefa, mas como ficaram as pequenas e médias diante disso?
Diante de uma pandemia que já dura mais de um ano, os projetos LGPD ficaram ainda mais complicados, já que eles envolvem custos e poucas empresas tinham caixa além do necessário para sua sobrevivência. Como o principal objetivo da LGPD é garantir a transparência no uso dos dados das pessoas físicas, como será que essas medidas evoluíram desde então? Vale a pena saber mais sobre isso! Principais desafios dos projetos LGPD A norma legal trazida pela LGPD não coloca apenas a responsabilidade sobre a área jurídica de uma empresa. Isso porque, para atingir os objetivos estipulados pela lei, todas as áreas de uma companhia devem estar integradas, com destaque para os setores de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Compliance, bem como, todos os parceiros de negócio e fornecedores que tenham de alguma forma dados pessoais compartilhados. Baseado em experiências reais, esse, por si só, já foi um grande desafio, pois foi necessário integrar áreas que, até então, trabalhavam de maneira independente e muitas vezes, compartilhando dados indiscriminadamente, sem ter a consciência dos riscos envolvidos. Uma grande mudança na cultura da utilização de dados pessoais. Para ter maior segurança no armazenamento dos dados e disponibilizá-los de forma segura, ordenada e consentida, foi preciso envolver a alta diretoria das organizações, para que demonstrassem a importância de se promover essas mudanças na forma de gerir e executar projetos. Não bastam grandes investimentos em tecnologia se os processos para captação, manutenção e guarda dos dados não forem revistos e efetivamente adequados a cultura da proteção de dados. Passado um bom tempo desde a promulgação da LGPD, uma das maiores dificuldades na gestão de projetos é a conscientização de colaboradores. Para garantir que essa integração seja eficiente, a empresa deve iniciar um programa sistemático de acompanhamento dos novos processos e novos projetos para que eles já nasçam seguindo as regras necessárias para atenderem a norma vigente. Aprendizados significativos nos projetos LGPD Durante a implantação da LGPD em diversos projetos, foram percebidos alguns movimentos nas empresas, especialmente na direção da destinação de recursos e investimentos. Em grande parte, eles têm ido para:
A pandemia foi um entrave para grande parte das empresas. Um levantamento da empresa Resultados Digitais feito em outubro de 2020 com mais de 1.100 PMEs de todos os segmentos e que atuem no Brasil, indica que apenas 35% das empresas já disseram estar respeitando pelo menos algumas das exigências propostas pela nova legislação. Organizações que já conseguiram implementar a LGPD com sucesso investiram em coleta de dados eficiente e transmissão de informações de maneira clara e objetiva. De forma resumida, as fases para uma boa implementação da LGPD passam por:
Com o objetivo de reduzir as dúvidas de empresários sobre a LGPD e facilitar sua implantação em pequenas e médias empresas, o Google e a Proteste criaram um site com dicas para pequenas empresas cumprirem a LGPD. Vale a pena conferir aqui! Tem dúvidas sobre a LGPD e precisa de ajuda para seus projetos? A DC-DinsmoreCompass possui profissionais especialistas na estuturação e acompanhamento de projetos nesta área e pode ajudar a sua empresa a se adequar à lei de maneira eficiente! O Scrum Master é um profissional cada vez mais requisitado nas organizações. Valioso, ele precisa estar em constante processo de aprendizado e, por isso, é importante entender quais as competências exigidas atualmente para que o Scrum Master atenda às necessidades do mercado e conquiste o seu espaço profissional.
Focado principalmente na cultura do time, o Scrum Master ajuda toda a equipe Scrum na jornada para entender o processo, regras, valores e práticas a fim de tornar o time autogerenciável. Suas atribuições, no entanto, podem mudar de acordo com as especificidades de um projeto. A seguir, abordaremos as competências do Scrum Master. Dá uma olhada! O que faz um Scrum Master? Quais são suas principais atribuições? Inicialmente, o Scrum Master é um facilitador do time. Você sabia, por exemplo, que um trabalho bem feito de Scrum Master faz a equipe render de quatro a dez vezes mais? Isso quem afirma é Sutherland, que apresentou o Scrum ao mundo em 1995. De forma geral, o Scrum Master tem os seguintes papéis:
Quem pretende se tornar um Scrum Master precisa entender que, para ser um bom profissional nesta área, é essencial passar por algumas etapas. É fundamental que o Scrum Master tenha habilidade para lidar com pessoas. Isso porque esse profissional é muito vinculado à papéis como facilitador, motivador, solucionador de conflitos e coach. Essencialmente, pessoas são sua matéria-prima mais valiosa. Uma dica para que um Scrum Master consiga evoluir suas habilidades constantemente é o Ciclo de Construção, Medição e Aprendizagem. Por meio desses indicadores é possível identificar o que pode ser melhorado, quais competências podem ser aprimoradas e o que está dando resultado. Por que o Scrum Master é essencial para as empresas? Segundo Bruce Tuckman – elaborador de uma das melhores teorias sobre formação de equipes –, quando um integrante entra ou deixa o time ágil, ele fica diferente do que era antes. Considerando esse pensamento, um bom Scrum Master facilita o trabalho da equipe e promove a transformação organizacional. É preciso estar atento a qualquer mudança para obter uma melhoria exponencial e impactar toda a organização. Uma atribuição indispensável é observar e compreender o time para que ele alcance os melhores resultados. Ele não pode ser um faz-tudo, já que o próprio time deve ser responsável por suas entregas. O que mudou no papel do Scrum Master? Quando o conceito foi criado, antes dos anos 2000, o Scrum Master tinha outro papel na tomada de decisões. Em um primeiro momento, ele devia manter a equipe trabalhando no mais alto nível de produtividade possível, tomando decisões e removendo impedimentos. Atualmente, a tomada de decisões é levada ao nível da Equipe de Desenvolvimento. É ela que está tendo o Daily Scrum, logo é seu dever tomar as decisões para otimizar as chances de atingir a meta do Sprint. Este artigo, ajuda a entender todas essas mudanças. (https://medium.com/serious-scrum/the-spectacular-transformation-of-the-scrum-master-role-from-early-scrum-to-now-fda31129b84e). Dentre as competências e papéis do Scrum Master também destacam-se:
Membro de grande importância no desenvolvimento e entrega de projetos em organizações ágeis, o Scrum Master é uma peça-chave em qualquer empresa e seu papel é aprimorado constantemente. Vale a pena investir nisso! |
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