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Como montar um MVP - Minimum Viable Product

12/7/2019

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Empreendedores que estão em fase de início ou consolidação de seus negócios precisam seguir práticas de sucesso para conseguirem seus objetivos. Uma delas é o Minimum Viable Product (MVP), que ajudou muitas empresas a se consolidarem em seus mercados. 

Facebook, Apple e Dropbox são adeptos do MVP, que pode ser implementado no seu negócio, sabia? Ele, basicamente, está ligado aos conceitos de Lean Startup, que age pontuamente sobre cada item que envolva desperdício de tempo, dinheiro ou recursos.

Quer aprender a montar um MVP para a sua empresa? A gente te ajuda!


O que significa MVP e qual é sua função?

O MVP engloba um conjunto de testes primários que validam a viabilidade do negócio. Por meio de várias experimentações práticas, ele leva determinado produto a um seleto grupo de clientes antes de seu lançamento. 

Com o mínimo de recursos possíveis, esse produto deve levar uma solução ao problema para o qual foi criado. Depois, o empreendedor deve oferecer o mínimo de funcionalidades para conhecer a reação do mercado, entender a aceitação do cliente e se ele realmente soluciona os problemas do consumidor. 

A função do MVP é provar a visão inicial da startup, revelando se essa ideia é realmente viável. 

Por meio dessa investigação você entende melhor o comportamento do cliente, também detectando falhas nos produtos ou processos antes do lançamento integral.  

Esse modelo parte sempre do princípio de que o feedback é que norteia o desenvolvimento de um produto ou serviço. 


Como aplicar o MVP?

Primeiramente, é fundamental entender que o MVP não significa entregar um software ou produto mal feito. É apenas fornecer um item mais “enxuto”, que resolva o problema para o qual foi criado. 

Algumas das etapas para criar um MVP são:


1. Invista em uma landing page. Assim, você apresenta o produto ao mercado pela primeira vez e capta leads para uma avaliação posterior.


2. Retire hipóteses de testes, métricas e referenciais que podem ser utilizados no desenvolvimento do produto ou serviço. Você deve, ainda, identificar que perfil de cliente esse produto alcança.


3. Inicie os testes, sempre gastando o mínimo de recursos possíveis, mas sem perder a qualidade. Os feedbacks devem ser encarados como base para melhorias contínuas, servindo como alicerce para tentativas e erros.


Exemplos de MVP aplicados a empresas gigantes

O Facebook é uma empresa que aplicou o MVP com sucesso. Exemplo disso foi que ela, inicialmente, testou a rede social dentro da Universidade de Harvard. 

Esse período foi essencial para que seu fundador, Mark Zuckerberg, promovesse alterações que tornariam o produto mais funcional e interessante.

Na Apple, o iPhone 1 foi o grande exemplo de MVP. À época, ele não tinha algumas funções básicas como copiar e colar, além de exigir download obrigatório do iTunes para ativação. Nesse momento, foram seguradas algumas funcionalidades para que fossem lançadas nas versões seguintes do equipamento.




E no seu negócio? Como o MVP poderia servir para buscar aprovação de mercado e mensurar eficiência? Vale muito a pena investir nessa ferramenta para minimizar retrabalhos, erros e falhas no processo.

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