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Infográfico Ciclo de Vida Convergente - Lean Startup

9/9/2020

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A Lean Inception consiste em uma série de workshops que ajudam as equipes a chegar rapidamente a um entendimento compartilhado. Para que seja bem-sucedida, é muito importante que haja um facilitador neutro presente, que atue como moderador da conversa, sem tentar influenciar a tomada de decisão da equipe.
 
Os workshops utilizam técnicas de Design Thinking com uma abordagem de Lean* Startup: o workshop de Lean Inception. Segundo Paulo Caroli, o nome Inception vem do RUP (Rational Unified Process), um processo de engenharia de software criado pela Rational nos anos 90 para o desenvolvimento orientado a objetos, baseado no UML (Unified Modeling Language). Os projetos ágeis enfatizam a entrega antecipada e contínua de software valioso, cujo valor vem dos objetivos de negócios e das necessidades dos clientes. A criação do produto segue os conceitos e princípios do Lean StartUp, ajudando a promover o lançamento incremental de um MVP (Produto Mínimo Viável) - uma versão simples de um produto que é fornecida aos usuários para validar as principais premissas de negócios. (Fonte: Martin Fowler). Assim, o termo Lean do Lean Inception é derivado da abordagem Lean Startup.
 
 
Particularmente quando um novo produto ou conjunto de recursos está sendo introduzido, pode ser um desafio garantir que a equipe e as partes interessadas tenham um entendimento compartilhado do que precisa ser construído. Questões críticas na concepção do projeto:
  • As pessoas falham em fazer as perguntas certas
  • As pessoas não têm coragem de fazer perguntas difíceis
 
Principais resultados desejados
 
  • Metas alinhadas
  • Visão do produto
  • Partes interessadas informadas
 
Uma Lean Inception é particularmente útil quando a equipe precisa desenvolver um
MVP de forma iterativa. Embora o termo seja frequentemente mal interpretado, a propriedade central de um MVP é que ele é algo que construímos para saber se vale a pena continuar construindo um produto. Portanto, escolhemos os recursos com base no teste de nossas suposições sobre o que é valioso para nossos usuários. Para isso, precisamos entender quem são nossos usuários, que atividade eles fazem que o produto oferece suporte e como medir se eles acham o produto útil.
 
Lean Inception é valioso em duas circunstâncias principais mas aplicável em diversas outras:
 
  • Grandes projetos consideram Lean Inception valioso para começar rapidamente e serem orientados para trabalhar em um estilo enxuto (lean). Esse tipo de começo cria iterações iniciais projetadas para descobrir e testar quais recursos são realmente valorizados por seus usuários.
  • Organizações menores (como startups) usam princípios enxutos (lean) para pegar uma ideia que foi testada por alguns MVPs pré-software e transformá-la em um produto de software e, por sequencia, um modelo de negócios.
 
Lean Inception não substitui sessões de ideação, pesquisa de cliente, entre outros exercícios observados no Design Sprint. É uma técnica específica que faz parte da compreensão do que é necessário para construir um produto de sucesso. Exatamente como ele se encaixa nessas outras atividades depende muito do contexto específico de sua organização e do esforço de desenvolvimento no qual você está trabalhando.
 
Caso queira conhecer mais e ouvir sobre casos práticos nos procure. A DC-DinsmoreCompass oferece treinamentos e assessoria para implementar este processo nas empresas.


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Infográfico Ciclo de Vida Convergente - Design Sprint (Design Thinking)

9/9/2020

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Design Sprint é um processo de cinco fases, com restrição de tempo, que usa os conceitos e princípios de Design Thinking com o objetivo de reduzir o risco ao trazer um novo produto, serviço ou recurso para o mercado. O processo visa ajudar as equipes a definir metas claramente, validando suposições diretamente com clientes finais e decidindo sobre um roteiro de produto antes de iniciar o desenvolvimento. Ele procura abordar questões estratégicas usando testes interdisciplinares, prototipagem rápida e usabilidade. Este processo de design é semelhante a Sprints em um ciclo de desenvolvimento Agile. (fonte: Wikipédia)
 
Design Sprint foi criado na Google Ventures por Jake Knapp, cujo livro SPRINT é um best seller e o processo se mostrou bem-sucedido em centenas de startups e vem sendo utilizado por muitas organizações de diversos tamanhos e mercados, tanto para o desenho de produtos, serviços, estratégia, etc.
 
Trabalhando colaborativamente em um design sprint, times multidisciplinares podem reduzir o ciclo de debates intermináveis ​​e compactar meses de tempo em uma única semana. Em vez de esperar para lançar um produto mínimo para entender se uma ideia é boa, você obterá dados claros de um protótipo realista. O design sprint tem um benefício marcante: avançar no futuro para ver o produto e as possíveis reações do cliente, antes de fazer qualquer compromisso caro com o seu desenvolvimento.
 
Fases
  • Entenda - Descubra e mapeie a oportunidade de negócio, o público, a concorrência, a proposta de valor e defina métricas de sucesso (Empatia).
  • Divergir - Explorar, desenvolver e iterar maneiras criativas de resolver o problema, independentemente da viabilidade.
  • Convergir - identificar ideias que se encaixam no próximo ciclo de produto e explorá-las em mais detalhes por meio de storyboard.
  • Protótipo - Projete e prepare protótipo (s) que podem ser testados com pessoas.
  • Teste - Realize testes de usabilidade 1: 1 com 5 a 6 pessoas do público-alvo principal do produto. Faça boas perguntas.
 
Video de 90 segundos do autor Jake Knapp apresenta o processo, um pouco da história de como tudo começou e  mais detalhes podem ser encontrados na fonte SPRINT BOOK.
 
Caso queira conhecer mais e ouvir sobre casos práticos nos procure. A DC-DinsmoreCompass oferece treinamentos e assessoria para implementar este processo nas empresas.

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