DC - DINSMORECOMPASS
  • Home
  • Sobre a DC
    • Quem somos
    • O que fazemos
    • Cases
    • Clientes
    • Parcerias
    • Vida e Obra Paul Dinsmore
  • Para a Sua Empresa
    • Consultoria
    • Outsourcing
    • Educação Corporativa
    • Competências >
      • Projetos
      • Processos
      • Pessoas
  • DC e Você
    • Cursos Online >
      • Preparatório para Certificação PMI-ACP
      • FGP - Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
      • Preparatório para a Certificação PMP
      • LED BADGE™ - Uma introdução à transformação digital e ágil
    • Cursos Presenciais
    • Oportunidades DC
    • Eventos >
      • PM Case Day 18ª Ed
  • Núcleo do Saber
    • Podcast DC
    • Blog DC
    • Canal DC
    • Área do Colaborador
    • Publicações
  • Contato

5 dicas para uma Inception efetiva

21/1/2020

0 Comentários

 
Imagem
Uma Inception representa o início de um projeto. Ela reúne as pessoas envolvidas na iniciativa e apresenta o escopo do que será feito. Conhecer algumas dicas para uma Inception efetiva eleva – e muito – as chances de sucesso, sabia?

Com dinâmicas para definir objetivos, estratégias e o escopo do produto, a Inception mapeia e prioriza as funcionalidades. Com todo mundo “falando a mesma língua”, fica muito mais fácil obter resultados positivos.

A seguir, listamos 5 dicas para uma Inception efetiva. Acompanhe!


1. Utilize imagens e desenhos
Sabe o ditado de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Ele vale muito para a Inception.

Por isso, em vez de utilizar um Power Point ou fazer apresentações no Google Docs, prefira sempre imagens, fotos ou gráficos simples. Assim, as ideias fluem mais claramente e são mais facilmente compreendidas.


2. Mantenha o foco da conversa
Um ponto crítico no processo de Inception é manter o foco nos assuntos. Você precisa evitar o início de conversas sobre detalhes que tornarão a reunião muito mais longa.

Quando o tempo é limitado, é fundamental manter o foco para garantir que as pessoas fiquem engajadas. Concentração e uma direção clara são, portanto, essenciais.


3. Utilize vocabulário comum e acerte os ponteiros “em casa”
Sempre use os termos adotados pelo seu cliente. Isso torna a conversa mais homogênea e evita erros de interpretação ou dúvidas. Quanto mais vocês estiverem alinhados, melhor.

Outro ponto é discutir internamente e alinhar cada ponto antes de apresentá-lo ao cliente. Um mínimo sinal de falta de concordância interna pode fazer com que ele perca a confiança. Afinal, isso mostra falta de preparo e integração.


4. Seja honesto em todos os momentos
Você e sua equipe não precisam saber de tudo no momento da Inception. Por isso, é fundamental manter a sinceridade e dizer isso ao cliente, que oferecerá recursos para que vocês se aprimorem em determinada área.

Uma forma de conseguir isso é envolver o cliente nas práticas diárias da empresa. Assim, ele entende melhor como você e a equipe trabalham e sente o progresso da iniciativa – além de possíveis dificuldades.


5. Certifique-se de que todos estão “na mesma página”
Ao final da Inception, é primordial que todos deixem a sala no mesmo estágio e saiba exatamente quais são os próximos passos.
​
É possível conseguir isso mapeando as pendências e determinando prazos para cada tarefa. Tudo deve estar bem explicado, entendido e orientado.


Pequenas atitudes podem garantir o sucesso de uma Inception. Dessa forma, você minimiza o risco de erros, retrabalhos e perdas. Vale a pena investir nisso!

0 Comentários

Seu comentário será publicado após ser aprovado.


Enviar uma resposta.

    View my profile on LinkedIn

    Categorias

    Todos

    Histórico

    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018

    Feed RSS

    Cadastre-se para receber novidades da DC!

Enviar
D4Sign
Imagem
 © COPYRIGHT 2018. ALL RIGHTS RESERVED. 
  • Home
  • Sobre a DC
    • Quem somos
    • O que fazemos
    • Cases
    • Clientes
    • Parcerias
    • Vida e Obra Paul Dinsmore
  • Para a Sua Empresa
    • Consultoria
    • Outsourcing
    • Educação Corporativa
    • Competências >
      • Projetos
      • Processos
      • Pessoas
  • DC e Você
    • Cursos Online >
      • Preparatório para Certificação PMI-ACP
      • FGP - Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
      • Preparatório para a Certificação PMP
      • LED BADGE™ - Uma introdução à transformação digital e ágil
    • Cursos Presenciais
    • Oportunidades DC
    • Eventos >
      • PM Case Day 18ª Ed
  • Núcleo do Saber
    • Podcast DC
    • Blog DC
    • Canal DC
    • Área do Colaborador
    • Publicações
  • Contato