Clientes e parcerias estão no foco dos negócios há algum tempo. Isso porque as empresas começaram a necessidade de ter profissionais destacados para atividades de atendimento e gestão de contas.
Denominados Customer Success, esses profissionais que trabalham focados em gestão de parcerias avaliam métricas, criam estratégias e adotam ações para chegar aos melhores resultados para a companhia. Como a rotina de quem trabalha nessa área envolve atribuições complexas, há alguns entraves no momento de adotar essa prática. Por isso, a seguir, listamos os 4 principais desafios do Customer Success. 1- Gerenciar a entrada de clientes Os primeiros momentos da parceria são indispensáveis para garantir boas experiências e sucesso do trabalho. Por isso, um grande desafio para quem trabalha com Customer Success é fazer o onboarding de clientes. Isso porque é esse contato inicial que definirá como será a relação dali para frente. Uma dica, aqui, é ter processos eficientes para preparar o cliente. É necessário paciência para ensinar todos os processos a ele, acompanhando-o o tempo todo. Métricas para definir o sucesso de estratégias são indispensáveis também. 2- Habilidade para evitar cancelamentos Profissionais que trabalham com Customer Success têm o dever de evitar cancelamentos (churn). Jogo de cintura e habilidades de comunicação tornam-se fundamentais nesse momento de reverter um cancelamento. Para conseguir isso é fundamental conduzir análises completas com base nas métricas do clientes. Assim, você apresenta os resultados positivos a ele e consegue mantê-lo no negócio. 3- Criar uma relação de empatia e confiança Uma grande dificuldade desses profissionais é conquistar a confiança do cliente. É comum que haja imprevistos e atrasos em demandas, mas, em alguns casos, é difícil de explicar por que isso aconteceu. Um aliado nesse momento é o CRM. Ele pode ajudar a acompanhar todos os contatos realizados com o cliente, oferecendo as informações necessárias para entender suas reais necessidades. 4- Lidar com atrasos em entregas Não é raro que as empresas falhem no momento de entregar o que foi prometido aos clientes. Nessa situação, o profissional de Customer Success deve assumir uma posição de explicar o ocorrido, comprometendo-se a não repetir essa situação. Esse profissional deve trabalhar para que o cliente sempre tenha a melhor experiência possível. Por isso mesmo, deve entender todas as suas necessidades para conseguir atendê-las da melhor forma. Um bom profissional de Customer Success se coloca no lugar do cliente, estreia relacionamento e estabelece uma relação de confiança. Vale a pena investir no desenvolvimento de habilidades nessa área e capacitar sua equipe para oferecer sempre o melhor serviço!
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Março 2025
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