O feedback é, cada vez mais, importante dentro de uma organização. Ele orienta os profissionais, faz com que se sintam mais motivados e valorizados e, acima de tudo, garante que todos estejam “na mesma página”. Oferecer um feedback não é uma tarefa simples. Isso porque não basta dizer ao colaborador o que está errado. É preciso adotar uma cultura de feedback com foco sempre na melhoria e nunca em tom de crítica. Assim, permite-se aprender com os erros. Mais colaboração entre as equipes e motivação são alguns dos resultados do feedback. Se você deseja levar essa realidade ao seu negócio, veja, a seguir, 5 passos para implementar uma cultura de feedback na sua empresa: 1. Oriente as lideranças antes de tudo O processo de implementação de uma cultura de feedback deve começar de cima para baixo. Para que isso aconteça, é primordial orientar os profissionais que ocupam cargos de liderança sobre a importância do feedback e sobre as boas práticas que devem ser seguidas na hora de fazê-lo. Treinamentos com gestores ajudam a disseminar a melhor abordagem para o feedback. Além disso, ajuda a desenvolver o hábito de se aproximar deles para oferecer essa orientação. 2. Faça com que os colaboradores apreciem o feedback Além de preparar os líderes para implementar uma cultura de feedback, é fundamental orientar os colaboradores. Eles devem compreender que o feedback é algo positivo para eles e para a empresa. O feedback deve ser encarado como algo construtivo e que ajudará o profissional a crescer e não como uma crítica. O ideal é que essa orientação seja dada logo no processo de onboarding, mas sem deixar de lado os profissionais que já estão na empresa há mais tempo. 3. Alinhe as expectativas das partes Sem um alinhamento de expectativas é impossível fazer com que uma cultura de feedback se desenvolva. Isso porque tanto gestores quanto os demais profissionais devem saber claramente o que devem esperar um do outro. Para dizer se algo está certo ou se precisa melhorar, é fundamental ter em mente onde e como chegar. O objetivo e o que fazer para alcançá-lo também são pontos importantes e que devem estar claros. 4. Faça reuniões periódicas de acompanhamento Com as reuniões periódicas é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores e o progresso de determinados projetos. Além disso, pode-se oferecer os alinhamentos de expectativas. Esse momento é ideal para sanar quaisquer dúvidas e oferecer as orientações necessárias. Para tanto, elas oferecem a troca de ideias e a promoção da melhoria contínua. 5. Saiba identificar o momento de dar feedback individual e coletivo Você deve ter a capacidade de identificar o momento mais adequado para chamar o colaborador individualmente e dialogar sobre o desempenho dele. Ou, ainda, de convocar toda a equipe para falar sobre o desempenho coletivo. Há casos em que o feedback direcionado a um colaborador acaba tendo um efeito negativo quando é dado na frente dos outros colaboradores. Por isso, trabalhe a sua capacidade de identificar quando é hora de conversar individualmente e quando é hora de falar com a equipe toda reunida. Extremamente importante para as organizações com foco na transformação digital, imprescindível para o desenvolvimento dos profissionais e muito positivo, o feedback é uma ferramenta que só agrega. No contexto de contínua mudanças, complexidade dos ambientes e necessidades de maior agilidade, considere o feedback imediato, ainda que tenha encontros formais periódicos. Na filosofia ágil e lean, consideramos cada momento como fonte de aprendizado, mas precisamos ser informados de nossas necessidades de aperfeiçoamento no momento que elas surgem. Trabalhe a sua capacidade de passar feedbacks e veja como é possível melhorar a cultura da sua organização e trazer mais satisfação aos profissionais.
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