Dentro de uma organização ágil, há funções e atribuições bastante diferentes, mas que acabam se confundindo. Gerente de projetos, Scrum Master e Product Owner têm algumas tarefas que acabam até se sobrepondo, mas, no geral, suas funções são bem diferentes. Quando uma organização muda de Waterfall para Agile, as responsabilidades do Gerente de Projeto e Scrum Master são diferentes entre si. Como em muitos casos o Scrum Master atuava como gerente de projetos, suas habilidades anteriores podem confundir as que necessita aplicar na nova função. Não raro o Scrum Master assumi o papel de “batedor de bumbo” e traz para si toda a responsabilidade, quanto as questões devam ser tratadas a nível de time, para o bem (reconhecimento) ou para o mal (resolver problemas). No contexto de uma organização ágil o Gerente de Projetos tem um novo papel, focado na integração das múltiplas frentes e na proteção aos times ágeis frente a demandas que afetem a cadência dos projetos. O Scrum Master foca no processo ágil e no desenvolvimento do time. Ao passo que o Product Owner deverá estar focado no produto e no valor que este produto agrega ao seu cliente. A seguir, falaremos brevemente sobre cada um deles e suas atribuições. Confira: Scrum Master e suas atribuições em um projeto ágil O Scrum Master garante que a equipe Scrum tenha sucesso. Geralmente focado em um único time, ele se concentra no processo, auxiliando a equipe no que for necessário e reportando o progresso a líderes e stakeholders. Uma de suas atribuições é identificar obstáculos (impedimentos e/ ou dependências) que possam impactar ou estar impactando o bom andamento do projeto. Outras atribuições desse profissional incluem a capacidade de estimar e aumentar a velocidade, promover comunicação contínua e facilitar o planejamento de cada iteração (conhecida como Sprint) do projeto. Motivar o time e ajudar na melhora da dinâmica de equipe são outras tarefas que esse profissional executa. O Scrum Master apoia uma equipe na linha de chegada de um projeto bem-sucedido. Ele costuma ser um fator decisivo para ter uma equipe de projeto saudável e bem-sucedida. Gerente de Projetos: o que fazem em uma organização ágil As algumas das atribuições do Gerente de Projetos são administrar o orçamento, reportar o progresso dos projetos, alocar tarefas e priorizar recursos. Ele é responsável, ainda, por gerenciar riscos e coordenar ações com outras equipes dependentes. De maneira resumida, o Gerente de Projetos é um servidor. Ele se encarrega de aspectos como gestão do tempo, integração, orçamento, qualidade, recursos, riscos e contratos. Para conseguir fazer isso, ele precisa saber como integrar o projeto a outras atividades da empresa, bem como proteger sua equipe contra intervenções externas. Aperfeiçoar processos também é fundamental. Product Owner: raro no mercado, é fundamental na era ágil O papel de Product Owner é o que mais exige profissionais qualificados. Esse profissional deve ser curioso, questionador, comunicativo e bom negociador. Isso porque, basicamente, ele se encarrega de descobrir e levantar hipóteses para solucionar problemas com um time, bem como priorizar e/ou descartar itens que farão parte de uma lista de necessidades (denominada de product backlog) e realizar pesquisas dos os clientes. Algumas de suas atribuições incluem metrificar resultados e estudar o mercado, definindo estratégia de produtos e controlando o investimento. Ele também gerencia o relacionamento com stakeholders e as dinâmicas de consenso e priorização com eles. Com foco sempre na melhoria contínua, ele dá feedbacks constantes e motiva os membros da equipe. Por ser uma função muito recente no mercado brasileiro, o Product Owner ainda se encontra em processo de formação. Em diversas empresas observamos que Analista de requisitos, Analista de negócios, e até mesmo Gerente de projetos vêm assumindo este papel. Mas tanto a pluralidade de habilidades a serem desenvolvidas como eventuais traços das habilidades da função anterior, trazem desafios ao bom exercício da função. A era do Ágil transformou as empresas e gerou novas funções até então desconhecidos. Por isso mesmo, é comum confundir os profissionais e suas funções. Vale sempre a pena aprimorar os conhecimentos em Agile e investir no treinamento das equipes e líderes para exercerem com máxima eficiência suas atribuições. Se necessário, conte com o auxílio de uma consultoria especializada nisso, como a DC-DinsmoreCompass.
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Agosto 2024
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