![]() A agilidade nos negócios (Business Agility) se refere a uma organização adaptativa, enxuta (lean), receptiva e de aprendizado - é o verdadeiro destino de seus esforços de melhoria. Organizações que desejam escalar o ágil visando atingir grau elevado de Business Agility devem passar por uma série de mudanças. Neste artigo vamos explorar o Scaled Agile Framework (ou Ágil em Escala, também conhecido como SAFe), que incorpora uma série de estruturas e padrões organizacionais para facilitar a transformação ágil dentro da empresa. Se a sua organização ainda está em processo de implementação do ágil, é imprescindível codificar rituais compartilhados e funções comuns. Existem, para isso, alguns princípios fundamentais para aplicar o ágil em escala. A seguir, falamos sobre eles. Princípios para aplicar o Ágil em Escala Não existe uma abordagem única para o Ágil em Escala, mas alguns princípios são essenciais para sua aplicação. Isso porque o Scaled Agile Framework atua em parceria com o Lean, o ágil e o pensamento sistêmico, adotando abordagens consagradas como Scrum, XP e Kanban. Além disso, trata problemas mais ligados a portfólio, financiamento por cadeia de valor, etc. Eles ajudam a orientar o que pode ser emprestado ou formalizado em uma organização. Por isso, devem ser considerados. São eles:
Escalar o Agile é uma tarefa feita em etapas e que exige muita paciência. Se bem feito, ele ajuda a organização a responder perguntas como:
O SAFe (Scaled Agile Framework) é baseado em três grandes pilares: Agile, Lean Thinking e Systems Thinking. Além disso, prevê muita experiência de campo para a adoção de práticas ágeis em larga escala. Empresas como Bosh, Lockheed Martin, Cisco, NHS, Philips entre diversas outras vem adotando este framework. No Brasil, observamos empresas como Itau, Serasa, Kroton, entre diversas outras explorando elementos do framework em suas jornadas ágeis. Vale a pena investir nessa prática para obter melhores resultados no trabalho de times ágeis, na gestão de programas e na forma Lean de cuidar do portfólio de demandas organizacionais.
0 Comentários
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
Categorias
Tudo
Histórico
Março 2025
|