Em um ambiente VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) a tomada de decisão baseada em dados estruturados convencionais e na intuição dos gestores potencialmente leva a resultados inferiores às expectativas, ou mesmo bem ruins. No contexto atual a antecipação de comportamento do futuro é peça fundamental da estratégia organizacional, mas de atingimento muito mais difícil com as abordagens clássicas. É essencial se posicionar à frente de movimentos do mercado, projetando tendências e investindo em mudanças para se diferenciar da concorrência. Nesse momento, as análises preditivas entram em cena.
Com a ajuda dessas análises, o gestor consegue identificar possíveis cenários futuros, analisar diferentes contextos e traçar melhorias ou novas rotas. Essa ferramenta utiliza algoritmos estatísticos, dados estruturados, dados não estruturados, grande volumes de dados e machine learning para mapear possíveis resultados futuros. Quer entender melhor o impacto da análise preditiva na gestão? Nós te explicamos! Por que usar a análise preditiva na gestão A análise preditiva indica a probabilidade de uma situação acontecer no futuro. Ela ajuda a tomar decisões mais conscientes e, por isso, é determinante na gestão de empresas. Quando se faz uma análise detalhada de possíveis cenários, é muito mais fácil alterar o rumo de projetos e tomar medidas para se diferenciar da concorrência. Com esses dados, é possível:
Quando é implementada e bem utilizada, a análise preditiva permite que a performance empresarial seja melhorada de forma considerável. Assim, há um favorecimento da tomada estratégica de decisões, bem como uma previsão mais certeira do comportamento do mercado e dos clientes. No dia a dia das empresas, é possível identificar uma demanda não atendida e prever o aumento nas vendas. Em casos de produtos com vendas abaixo do esperado, a análise preditiva também ajuda a analisar o motivo e traçar uma nova estratégia de comercialização. Se bem implementada, a análise preditiva impacta diretamente a gestão. Para que isso aconteça, ela deve contar com recursos como Big Data, Business Intelligence, Data Science e Data Driven Marketing. A grande quantidade de dados coletados em seus mais de 58 milhões de assinantes é usada para criar o algoritmo de recomendação do Netflix, que foi considerado muito bem-sucedido em prever o que as pessoas assistirão. “A última série da Netflix não está sendo feita porque um produtor teve uma inspiração divina ou um momento de lucidez, mas porque um modelo de dados diz que funcionará”, escreve Enrique Dans, que ensina inovação na IE Business School. Isso dá à empresa uma vantagem na competição, como grandes empresas de entretenimento como a Disney. O Pão de Açúcar conta, há quase uma década, com um sistema de relacionamento com o cliente focado em fidelizar seu público. A solução visa criar proximidade com clientes e fornecedores. Com os dados obtidos por meio de uma plataforma, são realizadas análises para relacionar os clientes com marcas ou produtos favoritos ou mais consumidos. A solução de Big Data também ajuda a otimizar o nível de estoque, pois já se sabe antecipadamente quanto comprar de determinado item. As dificuldades da Embraer diziam respeito ao volume de candidaturas em processos seletivos e a carga de trabalho gerada. A empresa, então, iniciou um projeto-piloto com o uso da Gaia, Inteligência artificial da Gupy, para contratação de estagiários do ensino superior, que teve mais de 17 mil inscrições. Nesse sentido, o People Analytics respondeu pela análise a fundo os candidatos, identificando tendências de competências técnicas e comportamentais, bem como padrões para serem reproduzidos em larga escala. Assim, foi possível verificar, conforme as características da empresa, os melhores perfis. A solução Gaia, Inteligência artificial da Gupy a DC-DinsmoreCompass já utiliza desde Janeiro de 2018, transformando todo o nosso processo de recrutamento e seleção na unidade de outsourcing. É claro que cada organização tem suas necessidades e demandas, mas, de forma geral, esses recursos são necessários e devem ser explorados para obter informações que ajudem a direcionar estratégias de marketing e criar linhas de produtos. Vale a pena contar com quem entende do negócio para extrair os melhores resultados. Fale com a DC-Dinsmore Compass e veja como a análise preditiva pode impactar na gestão da sua empresa!
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Agosto 2024
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