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Oportunidades na Crise Para a Organização e para Você

19/5/2020

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“Estou bem mais produtivo neste regime de home office!”
“ Trabalho menos horas e produzo mais.”

 
Ouço estes comentários desde o início do isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19. Estas reações sugerem que existem benefícios que podemos colher desta crise infortunada, desde que dada a devida atenção a algumas questões críticas.
 
A empresa, o que fazer?
 
Como as organizações podem aproveitar as oportunidades que a
crise oferece? Três áreas proporcionam particular potencial para
produzir benefício organizacional: Comunicação, Informação e
Monitoramento:
 
  1.  Clareza na Comunicação. De imediato, as organizações foram obrigadas a repensar como interagir com seus colaboradores. Começaram fazendo mais uso de tecnologias do tipo Zoom, Skype, Teams e Hangouts, que aliás há muito tempo existem.  Passadas as soluções imediatas, cabe às organizações aperfeiçoar como comunicar e colaborar melhor ainda, inclusive com aulas virtuais ao vivo e reuniões programadas.

  2. Sistema de Informação. Empresas estruturadas com sistemas confiáveis contendo informações coerentes e acessíveis pelos diversos stakeholders, certamente têm facilidade na transição para o ambiente onde predomina home office. Para organizações ainda não preparadas, a oportunidade urge para padronizar e otimizar os processos visando garantir a informação centralizada.

  3. Monitoramento eficaz. Para atuar com eficácia em ambientes de múltiplos home office, o sistema centralizado de informações requer sincronização em tempo real para facilitar a tomada de decisões. Uso de dashboards e indicadores KPI (key performance indicators) também facilita a gestão de projetos bem como a gestão da organização como um todo.
 
Eis alguns assuntos onde conceitos de gestão de projetos podem produzir bons frutos nesta fase de crise tão peculiar:
 
  1. Reexaminar o portfólio de projetos à luz do novo cenário crítico (reclassificar projetos em: necessários, desejáveis ou postergáveis);
  2. Reduzir escopo ou fazer apenas parte do projeto;
  3. Reduzir custos em projetos grandes;
  4. Encurtar prazos, quando possível;
  5. Se a organização tiver um PMO – Project Management Office (Escritório de Projetos), aproveitar esta unidade para focar nos desafios maiores.
 
Para as empresas estruturadas ou não, vale aproveitar a crise para mover a organização em direção a um futuro mais focado, mais objetivo, e mais eficaz. Eis algumas questões que merecem avaliar: Como será a nova realidade? Home office pode se tornar o normal? Como aproveitar melhor tecnologia e softwares já existentes?
 
E você, o que fazer?
 
Sua vida certamente já foi impactada pela crise em questão. Como lidar melhor com a situação atual e como se preparar para o futuro?
 
Se você passou a atuar em home office em tempo integral e deixou de se deslocar diariamente para o escritório, você já colheu um grande benefício. Por exemplo, você ganhou entre 5 e 15 horas por semana de tempo que você perdia em deslocamentos. É um tempo seu, que você não tinha antes!  Por outro lado, você recebeu o desafio de conciliar seu trabalho em casa com outras atividades domésticas (crianças, outras prioridades familiares).
 
Cabe aproveitar os princípios de administração do tempo. Fixar uma rotina e um horário para o trabalho. Proteger o espaço de trabalho, fechando porta física ou virtual. Limitar interrupções, fixando tempos para atender questões familiares (almoço, ou horário para tal.).
 
Lembre-se de encontrar formas de relaxar, ver filmes e se desligar. Também aproveitar o tempo ganho para resgatar projetos antigos, fazer cursos online (gratuitos ou não) e se manter virtualmente nas redes profissionais e pessoais.
  
Para organizações e pessoas então....
 
Os tempos mudaram, aliás, como sempre mudaram.  Historicamente, mudanças drásticas e abruptas aconteciam periodicamente e acabaram afetando tudo. É o caso, agora, na crise do Covid-19. Como então lidar com o perigo que a pandemia apresenta?
 
Segundo uma tradução muito citada, a palavra crise no idioma chinês, se compõe de caracteres que significam respectivamente perigo e oportunidade. Assim, o fator perigo merece atenção redobrada e cabe seguir as recomendações da OMS e outras entidades de saúde, tanto em relação à saúde pública quanto às recomendações pessoais.
 
Fora disso, resta então as organizações e as pessoas saberem aproveitar o lado oportunidade da crise. Atenção e ação em relação a estas oportunidades garantirão transição em direção à prosperidade assim que aparecer a realidade pós pandemia.


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LGPD: implantá-la envolve estruturar um Programa corporativo

14/5/2020

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Em maio de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrará em vigor completo. Ela compreende uma legislação específica para proteger dados e privacidade de todos os cidadãos. ​
 
Como ainda é uma novidade por aqui, nos baseamos na experiência europeia para tentarmos entender os impactos que essa lei nos trará e como ela impactará os negócios. Temos uma certeza: grandes empresas precisarão estruturar um Programa corporativo para sua implementação, envolvendo diversas áreas.
 
A seguir, explicamos melhor essa lei e damos alguns caminhos para que as companhias se adequem a ela da melhor forma. 

O que é a LGPD e como ela impacta as empresas
 
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece uma série de regras para todas as empresas e organizações atuantes no Brasil. De acordo com ela, o cidadão, agora, passa a ter mais controle sobre seus dados pessoais, garantindo uma transparência no uso dos dados de pessoas físicas.
 
Inspirada na GDPR (regulamentação europeia similar aprovada em 2016), a LGPD determina como os dados dos cidadãos podem ser coletados. Ele prevê, ainda, punições em caso de infração, caso a empresa não colete devidamente os dados dos cidadãos.
 
Seu impacto na rotina das companhias diz respeito à forma com que absorvem e como utilizam as informações fornecidas pelas pessoas. Algumas premissas são:


  • Consentir o uso de dados por parte do usuário;
  • Proteger dados pessoais dos usuários;
  • Implementar serviço de controle e segurança contra acessos indesejados, vírus, phishing e ransomware;
  • Responder rapidamente qualquer suspeita de ameaças;
  • Identificar e controlar ferramentas de segurança. 

Neste ano de 2020, a partir de agosto, o órgão que regulamentará, investigará e punirá os que não cumprirem a LGPD será a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
 
Para as empresas, a questão não se limita a seguir a legislação local, mas investidores e compradores internacionais vem aumentando o seu nível de exigência quanto a este tema. Por isso, vale a pena estruturar um Programa corporativo.
 
Como adequar uma companhia à LGPD
 
Aplicada a todos os setores da economia e portes de empresa, a LGPD preserva os dados do cidadão (inclusive aqueles em papel).   A LGPD não é uma lei exclusiva para as áreas de Tecnologia das empresas, ela abrange toda a organização, ela abrange a forma como as empresas fazem negócios.
 
Uma força-tarefa é fundamental para adequar uma empresa a essa nova regulamentação. O primeiro passo é definir uma equipe multidisciplinar para avaliar os procedimentos internos no que diz respeito à coleta de dados e fluxo das informações na companhia.
 
Essa equipe cuidará da documentação dos processos de tratamento de dados e  da identificação das deficiências. Um gestor do Programa deve coordenar as ações e manter reporte adequado para a Alta Administração.  Na sequência, é fundamental adotar as medidas para tornar o uso de dados seguro para colaboradores e para a empresa.
 
Em geral, adotam-se os seguintes passos:
  • Avaliação jurídica dos impactos e riscos da nova legislação no âmbito da organização e sua cadeia de valor
  • Levantamento dos processos e procedimentos impactados
  • Levantamento dos sistemas, arquitetura tecnológica e dados (escaneamento automático ou semiautomático)
  • Análise das informações (riscos qualitativos e quantitativos, compliance, etc.)
  • Formação de um comitê da organização com as áreas (tipicamente RH, Jurídico, Compliance, Tecnologia da Informação, Atendimento a clientes, Vendas, Marketing, Operações). Dada a natureza desta demanda, usualmente este Comitê é liderado por Compliance e/ ou Segurança da Informação
  • Estruturação de um programa de execução dos ajustes e respectivo plano de mudanças organizacional, pois invariavelmente envolve mudanças de processos, procedimentos e sistemas
 
Em muitos casos, a própria companhia identifica que é necessário contar com ajuda externa para se adequar à LGPD. Empresas como a DC–DinsmoreCompass podem te ajudar a adotar as medidas necessárias para adequar uma companhia à LGPD.
 
Vale a pena conhecer nossas soluções!

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4 passos para obter a certificação Project Management Professional (PMP)

12/5/2020

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A certificação Project Management Professional (PMP) atesta que um profissional gerente de projetos tem formação e experiência nas práticas do PMBOK. Destinada a quem pretende consolidar suas habilidades, ela é bastante valorizada no mercado, mas, para alguns profissionais, não é tão fácil de ser obtida.

Essa credencial representa um investimento no futuro, abrindo portas para que um profissional evolua na carreira. Para as empresas, por outro lado, há também mais segurança sobre os resultados dos projetos, que têm menos falhas e gastos desnecessários.

Quer obter uma certificação PMP? Veja, a seguir, 5 passos essenciais para consegui-la!


1. Escolha bem o curso preparatório para a certificação PMP

Há muitas opções de cursos preparatórios para obter a certificação PMP, porém é fundamental avaliar bem o tipo de formação antes de contratá-lo. Vale a pena analisar a credibilidade da instituição, os materiais utilizados no curso, benefícios, custos e formas de pagamento. Importante considerar também tanto a carga horária (muito reduzida tenderá a ser mais superficial) e nas questões dos simulados, importantíssimo para sua jornada de preparação.

Conheça, aqui (https://www.udemy.com/course/preparatorio-para-a-certificacao-pmp/), o preparo para a certificação PMP da DC - DinsmoreCompass.


2. Escolha bem o material de estudo


Com tantas opções de cursos, blog, sites e livros, é fácil perder o foco no momento de escolher o material preparatório da certificação PMP. 

Por isso, é fundamental obter um direcionamento de profissionais experientes no mercado e ficar, no máximo em três livros, já que, ao investir em muitos, você não consegue ler todos e acaba se perdendo.

O material do curso preparatório, um guia PMBOK e livros indicados pelos mentores do curso são mais do que suficientes para estudar e passar no exame. Um bom preparatório em conjunto com o PMBoK pode ser suficiente em muitos casos.


3. Monte um planejamento de estudos

É fundamental estipular um tempo para estudar e, depois, fazer o exame. O ideal é fazer o curso preparatório e sua programação e, depois, planejar os estudos para três ou seis meses (algumas pessoas o fazem em um mês de férias) para, então, prestar o exame.

Uma dica é fazer simulados para verificar o nível do seu aprendizado no curso. O nosso curso tem 5 simulados de 200 questões, além dos exercícios de fixação feitos durante as aulas. Depois, avaliar as áreas de conhecimento mais “fracas” para reforçar os estudos nesses segmentos. Nesse momento, mais do que nunca são necessários planejamento, foco e disciplina.


4. Avalie o melhor momento para fazer a elegibilidade

Em vez de fazer a elegibilidade no início dos estudos, prefira se programar antes para, depois, cuidar disso. Essa dica vale principalmente para quem agenda a prova e, após um ano (quando acaba sua validade) não a consegue fazer porque não teve tempo para estudar ou foi surpreendido por algum imprevisto.

Para evitar que isso aconteça, estude primeiro e, quando tiver a certeza de que poderá fazer a prova, agende a elegibilidade. No site do pmi.org você encontra o manual PMP Credential Handbook explicando como fazer sua elegibilidade, pagar a taxa do exame, como funciona a auditoria, etc.

Após ter a elegibilidade aprovada, é hora de agendar o exame PMP. Quem é membro do PMI tem um desconto no valor da prova.


Obter a certificação PMP é algo que pode alavancar sua carreira e, por isso, vale a pena investir em um curso preparatório de qualidade e com os melhores profissionais.

Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a obter essa certificação da maneira mais eficiente!







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