DC - DINSMORECOMPASS
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
    • Outsourcing
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
      • Turmas abertas e EAD
    • Ferramentas
  • TEAL® - Trein. Experiencial
  • Insights
    • Esteiras de Gestão
    • Did You Know?
    • Pesquisa DC
    • PM CASE DAY 2023
    • PM CASE DAY 2024
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
    • Institucional DC
  • Livro Gerenciamento de Projetos Aplicados
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
    • Outsourcing
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
      • Turmas abertas e EAD
    • Ferramentas
  • TEAL® - Trein. Experiencial
  • Insights
    • Esteiras de Gestão
    • Did You Know?
    • Pesquisa DC
    • PM CASE DAY 2023
    • PM CASE DAY 2024
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
    • Institucional DC
  • Livro Gerenciamento de Projetos Aplicados
DC - DINSMORECOMPASS

Oportunidades na Crise Para a Organização e para Você

19/5/2020

0 Comentários

 
Imagem
“Estou bem mais produtivo neste regime de home office!”
“ Trabalho menos horas e produzo mais.”

 
Ouço estes comentários desde o início do isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19. Estas reações sugerem que existem benefícios que podemos colher desta crise infortunada, desde que dada a devida atenção a algumas questões críticas.
 
A empresa, o que fazer?
 
Como as organizações podem aproveitar as oportunidades que a
crise oferece? Três áreas proporcionam particular potencial para
produzir benefício organizacional: Comunicação, Informação e
Monitoramento:
 
  1.  Clareza na Comunicação. De imediato, as organizações foram obrigadas a repensar como interagir com seus colaboradores. Começaram fazendo mais uso de tecnologias do tipo Zoom, Skype, Teams e Hangouts, que aliás há muito tempo existem.  Passadas as soluções imediatas, cabe às organizações aperfeiçoar como comunicar e colaborar melhor ainda, inclusive com aulas virtuais ao vivo e reuniões programadas.

  2. Sistema de Informação. Empresas estruturadas com sistemas confiáveis contendo informações coerentes e acessíveis pelos diversos stakeholders, certamente têm facilidade na transição para o ambiente onde predomina home office. Para organizações ainda não preparadas, a oportunidade urge para padronizar e otimizar os processos visando garantir a informação centralizada.

  3. Monitoramento eficaz. Para atuar com eficácia em ambientes de múltiplos home office, o sistema centralizado de informações requer sincronização em tempo real para facilitar a tomada de decisões. Uso de dashboards e indicadores KPI (key performance indicators) também facilita a gestão de projetos bem como a gestão da organização como um todo.
 
Eis alguns assuntos onde conceitos de gestão de projetos podem produzir bons frutos nesta fase de crise tão peculiar:
 
  1. Reexaminar o portfólio de projetos à luz do novo cenário crítico (reclassificar projetos em: necessários, desejáveis ou postergáveis);
  2. Reduzir escopo ou fazer apenas parte do projeto;
  3. Reduzir custos em projetos grandes;
  4. Encurtar prazos, quando possível;
  5. Se a organização tiver um PMO – Project Management Office (Escritório de Projetos), aproveitar esta unidade para focar nos desafios maiores.
 
Para as empresas estruturadas ou não, vale aproveitar a crise para mover a organização em direção a um futuro mais focado, mais objetivo, e mais eficaz. Eis algumas questões que merecem avaliar: Como será a nova realidade? Home office pode se tornar o normal? Como aproveitar melhor tecnologia e softwares já existentes?
 
E você, o que fazer?
 
Sua vida certamente já foi impactada pela crise em questão. Como lidar melhor com a situação atual e como se preparar para o futuro?
 
Se você passou a atuar em home office em tempo integral e deixou de se deslocar diariamente para o escritório, você já colheu um grande benefício. Por exemplo, você ganhou entre 5 e 15 horas por semana de tempo que você perdia em deslocamentos. É um tempo seu, que você não tinha antes!  Por outro lado, você recebeu o desafio de conciliar seu trabalho em casa com outras atividades domésticas (crianças, outras prioridades familiares).
 
Cabe aproveitar os princípios de administração do tempo. Fixar uma rotina e um horário para o trabalho. Proteger o espaço de trabalho, fechando porta física ou virtual. Limitar interrupções, fixando tempos para atender questões familiares (almoço, ou horário para tal.).
 
Lembre-se de encontrar formas de relaxar, ver filmes e se desligar. Também aproveitar o tempo ganho para resgatar projetos antigos, fazer cursos online (gratuitos ou não) e se manter virtualmente nas redes profissionais e pessoais.
  
Para organizações e pessoas então....
 
Os tempos mudaram, aliás, como sempre mudaram.  Historicamente, mudanças drásticas e abruptas aconteciam periodicamente e acabaram afetando tudo. É o caso, agora, na crise do Covid-19. Como então lidar com o perigo que a pandemia apresenta?
 
Segundo uma tradução muito citada, a palavra crise no idioma chinês, se compõe de caracteres que significam respectivamente perigo e oportunidade. Assim, o fator perigo merece atenção redobrada e cabe seguir as recomendações da OMS e outras entidades de saúde, tanto em relação à saúde pública quanto às recomendações pessoais.
 
Fora disso, resta então as organizações e as pessoas saberem aproveitar o lado oportunidade da crise. Atenção e ação em relação a estas oportunidades garantirão transição em direção à prosperidade assim que aparecer a realidade pós pandemia.


0 Comentários

O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.


Deixe uma resposta.


    Imagem

    Categorias

    Tudo
    DevOps
    Gerente De Projetos
    Phyton
    Power BI

    Histórico

    Maio 2025
    Abril 2025
    Março 2025
    Fevereiro 2025
    Janeiro 2025
    Dezembro 2024
    Novembro 2024
    Outubro 2024
    Setembro 2024
    Agosto 2024
    Julho 2024
    Junho 2024
    Maio 2024
    Abril 2024
    Março 2024
    Fevereiro 2024
    Novembro 2023
    Outubro 2023
    Setembro 2023
    Agosto 2023
    Abril 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018

Imagem

Matriz  Rio de Janeiro

Avenida Presidente Wilson, 231 - 9º andar - Centro, RJ
CEP: 20030-021
WhatsApp:  (21) 97541-0548​

Filial São Paulo

Avenida Paulista 726 - 16º andar - Bela Vista, SP
CEP: 01310-910
WhatsApp:  (21) 97541-0548
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Imagem
Fotografia
Fotografia
© ​