![]() O conceito de Business Agility tem sido cada vez mais difundido nas empresas. Isso porque ele compreende a capacidade de uma empresa e se adaptar às demandas do mercado com velocidade. Parte da Indústria 4.0, ele tem sido um grande diferencial competitivo das companhias. Business Agility refere-se à capacidade de responder rapidamente às mudanças, adaptando sua configuração estável inicial. Pode ser sustentado mantendo e adaptando bens e serviços para atender às demandas dos clientes, ajustando-se às mudanças no ambiente de negócios e aproveitando os recursos humanos disponíveis. O conceito de "agilidade" como atributo das organizações empresariais surgiu em resposta aos requisitos da empresa moderna de operar de maneira previsível, mesmo diante de extrema complexidade. Em particular, as organizações de desenvolvimento de software desenvolveram um conjunto específico de técnicas conhecidas como métodos ágeis para resolver os problemas de alteração de requisitos, resultados incertos devido à complexidade tecnológica e dinâmica incerta do sistema devido à complexidade geral do sistema. Algumas das ideias que moldaram o pensamento na comunidade ágil surgiram dos estudos da ciência da complexidade e da noção de sistemas adaptativos complexos. Qual é a importância do Business Agility Extremamente importante em uma companhia que deseje se manter competitiva nos dias de hoje, o Business Agility é fundamental em todas as áreas da empresa, embora tenha surgido na área de TI pela adoção de práticas ágeis. Não existe um passo a passo para inserir o mindset ágil nos negócios, mas é fundamental compreender que, de alguma forma, ele deve estar presente na sua organização. Além de mudar metodologias, tecnologias, serviços e criação de produtos, é primordial alterar o modelo mental das pessoas. E isso só pode ser obtido com o empenho das lideranças, que precisam colocar as pessoas no centro de tudo. Para tanto, é imprescindível elaborar novos modelos de negócios e criar novas formas de interagir com o mercado. Assim, há mais valor nas entregas e melhor percepção de mercado. Para gerar novos negócios e implementar o Business Agility, é fundamental:
Um dos maiores desafios atuais das empresas é funcionarem de maneira ágil. O Business Agility (ou Business Agile) incorpora uma mentalidade global da companhia. Ela destrava processos e remove burocracias que impedem a escalada ágil e esbarram em um modelo tradicional de gestão. Contudo, deve-se reconhecer que toda organização, mesmo as mais modernas são passíveis de desenvolverem anticorpos às mudanças. Conhecer estes elementos e estabelecer abordagens adequadas é crucial. Aplicado a toda a empresa, o Business Agility eleva a efetividade do negócio por meio de novas tecnologias. Para tanto, vale utilizar de princípios com o Lean Startup, por exemplo, ou o Lean Manufacturing. Na era do desenvolvimento ágil, é fundamental evitar o desperdício de tempo, ganhar agilidade e poder de manobra. Se sua empresa deseja isso, a seguir, listamos três dicas para que sua empresa funcione de maneira ágil: 1. Analisar a situação e adaptá-la ao core business da empresa Para que uma empresa funcione de maneira ágil, mais do que identificar o que não está funcionando bem, é fundamental entender quais áreas precisam ser ágeis. Isso porque, para que funcione melhor, uma empresa deve ter áreas multidisciplinares, processos sem burocracia e cultura organizacional forte. No processo de transição para a metodologia ágil, é fundamental que os objetivos conversem com o business da empresa, bem como suas finanças. 2. Modificar hábitos que não funcionam mais na cultura organizacional Todas as companhias têm valores, crenças e hábitos, que podem se transformar em algo obsoleto com o tempo. Quando isso acontece, fazer com que a empresa funcione de maneira ágil é muito mais complicado. Medidas fundamentais para implementar cultura ágil em uma empresa incluem:
Uma empresa que não tenha valores como a cultura de pessoas e adaptabilidade tem mínimas chances de realizar projetos que proponham – e realizem - uma mudança comportamental da empresa. 3. Adaptar o modelo em cascata (waterfall) O modelo em cascata (ou waterfall) guia o desenvolvimento de um produto com uma ordem a ser obedecida. Ele prevê que a entrega de uma etapa comece a partir do término da anterior. No método ágil, esse modelo pode ser utilizado, mas “quebrado” em pequenas entregas, em um progresso constante para gerar valor ao cliente final. Assim, os ciclos de desenvolvimento rápido (ou sprints) são focados em entregar um produto funcional. O Kanban, metodologia de priorização, pode ser combinado nesse processo para ajudar as empresas a trabalhar em diversas frentes, com mais agilidade e menos burocracia. O Business Agility é uma tendência global cada vez mais forte nas empresas. Investir nessa ferramenta a favor da evolução dos negócios é primordial para companhias que desejam passar pela Transformação Digital muito mais fortes. Conhecer mais e entender como funciona o Business Agility nas organizações é uma forma de tornar as empresas mais ágeis, produtivas e alinhadas à era da transformação digital. Invista nesse conhecimento e veja como aprimorar seus negócios!
0 Comentários
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
Categorias
Tudo
Histórico
Agosto 2023
|