A prática MVP (Minimum Viable Product) ou “Produto Minimamente Viável”, em português, é uma das etapas iniciais de qualquer empreendedor. Ela “simula” o negócio e, por isso, deve ser aplicada a uma startup. Nesse momento do projeto, é necessário observar e coletar dados sobre os clientes. Além disso, deve-se criar situações práticas de negócio para entender como aplicar preços, funcionalidades, etc. Com o MVP você eleva as chances de investir em um produto certeiro e com grandes chances de fazer sucesso. Por isso, é fundamental entender como aplicar o MVP a uma startup. Para que serve o MVP e como usá-lo O MVP pode ser utilizado tanto para testar o produto e seus recursos quanto para avaliar as demandas do usuário. Isso significa que o experimento pode ter foco no produto em si ou nos componentes que validem o negócio. Ao aplicar o MVP em uma startup você valida ideias e pode aprimorá-las. Ganhos mínimos, inclusive, são de grande valia para testar a viabilidade do produto no mercado. Ágil e assertivo, esse processo é ideal para empreendedores que estejam abrindo uma startup. No momento de criar um MVP você deve estabelecer hipóteses para testar o serviço ou produto. Alguns pontos a serem considerados são:
Como mensurar o MVP em startups Algumas métricas te ajudam a analisar o feedback de clientes em potencial ou que já são usuários do serviço. Isso te ajuda a entender o que é necessário para alavancar o produto ou resolver um problema. O ideal, nesse momento, é que os resultados dos testes sejam rápidos e fáceis de analisar. O imprescindível, nesse momento, é que o aprendizado seja colocado em prática. O atendimento ao cliente deve ser impecável, mesmo que o processo seja todo manual e ainda “desajeitado”. Se você tiver um negócio virtual, a dica é utilizar ferramentas como SEO, landing pages, A/B, Facebook Ads, Google Adwords, etc. O fundamental, nesse momento, é verificar se a startup está seguindo o melhor caminho ou tem ideias inviáveis. A inovação deve ser um ponto constante e a boa experiência do usuário, também. O MVP serve somente para startups? Na verdade, vem sendo utilizado crescentemente por organizações de diversos tamanhos e mercados. As empresas vem identificado seu impacto positivo nas múltiplas iniciativas, em particular no desenvolvimento de um novo produto. Inclusive tem se tornado parte da linguagem corporativa de muitas empresas. O MVP só traz benefícios se for bem avaliado. Invista nele e desfrute das vantagens que trará à sua startup!
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