DC - DINSMORECOMPASS
  • Home
  • Quem somos
  • Outsourcing
  • Consultoria
    • Solução DC-VMO
  • Academia DC
    • Turmas abertas
    • Turmas In-company
    • Aulas gravadas - EAD
  • Insights
    • PMCASEDAY 2022
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
  • Outsourcing
  • Consultoria
    • Solução DC-VMO
  • Academia DC
    • Turmas abertas
    • Turmas In-company
    • Aulas gravadas - EAD
  • Insights
    • PMCASEDAY 2022
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
DC - DINSMORECOMPASS

Como aplicar a prática MVP a uma startup

21/11/2019

0 Comments

 
Imagem
A prática MVP (Minimum Viable Product) ou “Produto Minimamente Viável”, em português, é uma das etapas iniciais de qualquer empreendedor. Ela “simula” o negócio e, por isso, deve ser aplicada a uma startup.
 

​
Nesse momento do projeto, é necessário observar e coletar dados sobre os clientes. Além disso, deve-se criar situações práticas de negócio para entender como aplicar preços, funcionalidades, etc.
 
Com o MVP você eleva as chances de investir em um produto certeiro e com grandes chances de fazer sucesso. Por isso, é fundamental entender como aplicar o MVP a uma startup.
 
 
Para que serve o MVP e como usá-lo
 
O MVP pode ser utilizado tanto para testar o produto e seus recursos quanto para avaliar as demandas do usuário. Isso significa que o experimento pode ter foco no produto em si ou nos componentes que validem o negócio.
 
Ao aplicar o MVP em uma startup você valida ideias e pode aprimorá-las. Ganhos mínimos, inclusive, são de grande valia para testar a viabilidade do produto no mercado.
 
Ágil e assertivo, esse processo é ideal para empreendedores que estejam abrindo uma startup.
 
No momento de criar um MVP você deve estabelecer hipóteses para testar o serviço ou produto. Alguns pontos a serem considerados são:
  
  • Segmentos de clientes
  • Propostas de valor
  • Canais
  • Relacionamentos com cliente
  • Fontes de receitas
  • Recursos chave
  • Atividades chave
  • Parceiros chave
  • Estrutura de custos
 
 Como mensurar o MVP em startups
 
Algumas métricas te ajudam a analisar o feedback de clientes em potencial ou que já são usuários do serviço. Isso te ajuda a entender o que é necessário para alavancar o produto ou resolver um problema.
 
O ideal, nesse momento, é que os resultados dos testes sejam rápidos e fáceis de analisar.
 
O imprescindível, nesse momento, é que o aprendizado seja colocado em prática. O atendimento ao cliente deve ser impecável, mesmo que o processo seja todo manual e ainda “desajeitado”.
 
Se você tiver um negócio virtual, a dica é utilizar ferramentas como SEO, landing pages, A/B, Facebook Ads, Google Adwords, etc.
 
O fundamental, nesse momento, é verificar se a startup está seguindo o melhor caminho ou tem ideias inviáveis. A inovação deve ser um ponto constante e a boa experiência do usuário, também.
 
O MVP serve somente para startups? Na verdade, vem sendo utilizado crescentemente por organizações de diversos tamanhos e mercados. As empresas vem identificado seu impacto positivo nas múltiplas iniciativas, em particular no desenvolvimento de um novo produto.  Inclusive tem se tornado parte da linguagem corporativa de muitas empresas.
 
O MVP só traz benefícios se for bem avaliado. Invista nele e desfrute das vantagens que trará à sua startup! 

0 Comments

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.


    Imagem

    Categorias

    Tudo
    DevOps
    Gerente De Projetos
    Phyton
    Power BI

    Histórico

    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018

Imagem

Matriz  Rio de Janeiro

Avenida Presidente Wilson, 231 - 9º andar - Centro, RJ
CEP: 20030-021
Tels.: (21) 3578-5582 
contato@dc.srv.br
WhatsApp:  (21) 97541-0548​

Filial São Paulo

Avenida Paulista 726 - 16º andar - Bela Vista, SP
CEP: 01310-910
​contato@dc.srv.br
WhatsApp:  (21) 97541-0548

Mapa do site

  • Home
  • Quem Somos
  • Outsourcing
  • Consultoria
  • Academia DC​
  • Artigos
  • Canal DC
  • Podcast
  • Vagas
  • Contato
  • ​Política de Privacidade

    Newsletter

Enviar
Imagem
Encontre-nos no Glassdoor.
©  COPYRIGHT 2021. ALL RIGHTS RESERVED  CACTOS COMUNICAÇÃO.