DC - DINSMORECOMPASS
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
    • Outsourcing
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
      • Turmas abertas e EAD
  • TEAL® - Trein. Experiencial
  • Insights
    • Esteiras de Gestão
    • Did You Know?
    • Pesquisa DC
    • PM CASE DAY 2023
    • PM CASE DAY 2024
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
    • Institucional DC
  • Livro Gerenciamento de Projetos Aplicados
  • Condições especiais treinamentos corporativos
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
    • Outsourcing
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
      • Turmas abertas e EAD
  • TEAL® - Trein. Experiencial
  • Insights
    • Esteiras de Gestão
    • Did You Know?
    • Pesquisa DC
    • PM CASE DAY 2023
    • PM CASE DAY 2024
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
    • Institucional DC
  • Livro Gerenciamento de Projetos Aplicados
  • Condições especiais treinamentos corporativos
DC - DINSMORECOMPASS

Como fornecer feedback à equipe em seis passos

1/12/2020

0 Comentários

 
Lideranças precisam, cada vez mais, motivar e inspirar as equipes. Mais do que isso: têm o dever de incentivar a melhoria contínua de um profissional e, para isso, é fundamental saber como fornecer feedback da melhor forma.
 
Ainda há, nos dias de hoje, companhias que associam o feedback apenas a situações em que o líder precisa falar a respeito de um assunto específico. Entretanto, esse processo deve ser implementado de forma contínua e visto como um diálogo positivo entre gestores e equipes.
 
Você acha que sua empresa e seus líderes oferecem feedbacks da maneira correta? Veja, a seguir, 6 passos para fazer isso da melhor forma!
 
 
Passo 1 – Enalteça as qualidades antes de falar dos erros
 
 
Um bom líder, no momento de dar um
feedbacks, primeiro enaltece as qualidades do colaborador e enfatiza suas conquistas dentro da área. É preciso ter sensibilidade para demonstrar esse reconhecimento e mostrar que, independentemente de um erro, você enxerga as competências dessa pessoa. Feito isso, comece a falar sobre as franquezas.
 
 
Passo 2 – Concentre-se no problema e não na pessoa
 
É preciso sempre manter o foco no problema ou nos resultados em si e não na pessoa com que se está falando. O líder não deve criticar o colaborador, mas, sim, apontar o que estava errado, sinalizando como o trabalho pode ser melhorado.
 
Ao fazer isso, a liderança faz com que o profissional se sinta mais valorizado em vez de pensar que existe alguma questão pessoal contra ele. Lembre-se: o foco deve ser sempre no que pode ser melhorado.
 
 
Passo 3 – Seja específico no feedback
 
Não adianta dizer a um profissional que ele não fez bem o trabalho e precisa melhorar. Como dissemos acima, o foco é no problema, então, você deve especificar o que não está correto, dando o máximo de detalhes para que essa orientação seja bem entendida.
 
Evite ser genérico e evasivo nas palavras, pois isso não ajudará o colaborador a combinar fraquezas e aprender com seus erros.
 
 
 
Passo 4 – Escute o outro ativamente
 
Você é um líder que fala e escuta ou que só gosta de falar sobre os defeitos e falhas cometidas pelos outros? A escuta ativa é indispensável no momento de dar um feedback e ajuda a compreender o ponto de vista do outro.
 
Tenha sempre em mente de que feedback não é uma disputa, mas, sim, um momento de levantar problemas e falhas para discutir a melhor forma de resolver isso. Levar em consideração o que o outro diz é, portanto, essencial para compreender o que houve.
 
 
Passo 5 – Mantenha a privacidade do colaborador
 
O feedback, como falamos, é um processo que estabelece uma conversa franca e aberta com profissionais. Seu objetivo é reforçar acertos e minimizar erros e, por isso, não é indicado expor o colaborador.
 
Falar sobre algo que incomoda em outra pessoa não é algo fácil e, por isso, é preciso que essa conversa seja feita em um ambiente restrito para não expor ambas as partes. Assim, o diálogo fica melhor e não há constrangimentos.
 
Passo 6 – Estabeleça os próximos passos
 
Entendido o que precisa ser melhorado e fortalecido, é hora de traçar os caminhos a serem seguidos para ter mais eficiência e criatividade para resolver as questões.
 
Ao terminar o feedback, repasse todos os pontos abordados na conversa para evitar mal-entendidos e estabeleça um plano de ação para corrigir eventuais falhas.
 
 
Para que o feedback seja positivo, tanto líder quanto equipe precisam estar em harmonia e trabalhar em conjunto. Cuide para que o feedback seja visto por todos como algo positivo e extraia os melhores resultados disso!
Imagem
0 Comentários

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.


    Imagem

    Categorias

    All
    DevOps
    Gerente De Projetos
    Phyton
    Power BI

    Histórico

    Outubro 2025
    Setembro 2025
    Agosto 2025
    Junho 2025
    Maio 2025
    Abril 2025
    Março 2025
    Fevereiro 2025
    Janeiro 2025
    Dezembro 2024
    Novembro 2024
    Outubro 2024
    Setembro 2024
    Agosto 2024
    Julho 2024
    Junho 2024
    Maio 2024
    Abril 2024
    Março 2024
    Fevereiro 2024
    Novembro 2023
    Outubro 2023
    Setembro 2023
    Agosto 2023
    Abril 2023
    Março 2023
    Janeiro 2023
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018

Imagem

Matriz  Rio de Janeiro

Avenida Presidente Wilson, 231 - 9º andar - Centro, RJ
CEP: 20030-021
WhatsApp:  (21) 97541-0548​

Filial São Paulo

Avenida Paulista 726 - 16º andar - Bela Vista, SP
CEP: 01310-910
WhatsApp:  (21) 97541-0548
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Imagem
Fotografia
Fotografia
© ​