Lideranças precisam, cada vez mais, motivar e inspirar as equipes. Mais do que isso: têm o dever de incentivar a melhoria contínua de um profissional e, para isso, é fundamental saber como fornecer feedback da melhor forma.
Ainda há, nos dias de hoje, companhias que associam o feedback apenas a situações em que o líder precisa falar a respeito de um assunto específico. Entretanto, esse processo deve ser implementado de forma contínua e visto como um diálogo positivo entre gestores e equipes. Você acha que sua empresa e seus líderes oferecem feedbacks da maneira correta? Veja, a seguir, 6 passos para fazer isso da melhor forma! Passo 1 – Enalteça as qualidades antes de falar dos erros Um bom líder, no momento de dar um feedbacks, primeiro enaltece as qualidades do colaborador e enfatiza suas conquistas dentro da área. É preciso ter sensibilidade para demonstrar esse reconhecimento e mostrar que, independentemente de um erro, você enxerga as competências dessa pessoa. Feito isso, comece a falar sobre as franquezas. Passo 2 – Concentre-se no problema e não na pessoa É preciso sempre manter o foco no problema ou nos resultados em si e não na pessoa com que se está falando. O líder não deve criticar o colaborador, mas, sim, apontar o que estava errado, sinalizando como o trabalho pode ser melhorado. Ao fazer isso, a liderança faz com que o profissional se sinta mais valorizado em vez de pensar que existe alguma questão pessoal contra ele. Lembre-se: o foco deve ser sempre no que pode ser melhorado. Passo 3 – Seja específico no feedback Não adianta dizer a um profissional que ele não fez bem o trabalho e precisa melhorar. Como dissemos acima, o foco é no problema, então, você deve especificar o que não está correto, dando o máximo de detalhes para que essa orientação seja bem entendida. Evite ser genérico e evasivo nas palavras, pois isso não ajudará o colaborador a combinar fraquezas e aprender com seus erros. Passo 4 – Escute o outro ativamente Você é um líder que fala e escuta ou que só gosta de falar sobre os defeitos e falhas cometidas pelos outros? A escuta ativa é indispensável no momento de dar um feedback e ajuda a compreender o ponto de vista do outro. Tenha sempre em mente de que feedback não é uma disputa, mas, sim, um momento de levantar problemas e falhas para discutir a melhor forma de resolver isso. Levar em consideração o que o outro diz é, portanto, essencial para compreender o que houve. Passo 5 – Mantenha a privacidade do colaborador O feedback, como falamos, é um processo que estabelece uma conversa franca e aberta com profissionais. Seu objetivo é reforçar acertos e minimizar erros e, por isso, não é indicado expor o colaborador. Falar sobre algo que incomoda em outra pessoa não é algo fácil e, por isso, é preciso que essa conversa seja feita em um ambiente restrito para não expor ambas as partes. Assim, o diálogo fica melhor e não há constrangimentos. Passo 6 – Estabeleça os próximos passos Entendido o que precisa ser melhorado e fortalecido, é hora de traçar os caminhos a serem seguidos para ter mais eficiência e criatividade para resolver as questões. Ao terminar o feedback, repasse todos os pontos abordados na conversa para evitar mal-entendidos e estabeleça um plano de ação para corrigir eventuais falhas. Para que o feedback seja positivo, tanto líder quanto equipe precisam estar em harmonia e trabalhar em conjunto. Cuide para que o feedback seja visto por todos como algo positivo e extraia os melhores resultados disso!
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