Sabe quando você se depara com um profissional competente, cheio de iniciativa e altamente comprometido com o que faz, mas, ao falar sobre determinada iniciativa,não consegue vender uma ideia? Esse problema acomete muito mais gente do que se imagina e pode ser decorrente do medo de falar em público ou simplesmente da ausência de algumas habilidades de comunicação. Dominar aspectos como argumentação, eloquência, capacidade de influenciar e usar recursos especiais é fundamental para ser um bom vendedor de ideias. Por isso, a seguir, te damos cinco dicas matadoras de como vender ideias. Confira! 1. Demonstre a importância dessa oportunidade Você precisa convencer o interlocutor de que a sua ideia lhe abrirá diversas oportunidades, permitindo a inserção em um mercado cheio de benefícios. Por isso, reúna números, porcentagens e dados relevantes para impressionar. Vale apontar para o mercado, como essa ideia é capaz de mudar um cenário ou, ainda, como ela pode ajudar determinado negócio a crescer ainda mais. Para elevar as chances de sucesso, certifique-se de que está “falando a mesma língua” que o seu público-alvo. 2. Valide seu conhecimento e mostre que conhece o mercado De nada adianta tentar vender uma ideia se você não sabe exatamente onde ela se encaixaria. É preciso mostrar que conhece o mercado em que pretende entrar e como essa novidade se adaptaria perfeitamente a ele. Conhecimento é a palavra-chave aqui. Ele ajudará a validar o potencial da sua ideia, demonstrando que você sabe bem onde está se metendo. 3. Apresente uma solução Depois de mostrar que existe uma oportunidade e identificar possíveis falhas, é hora de apresentar uma solução. É nesse momento que você deixará claro que sua ideia resolverá determinada questão, transformando-se em lucro para o cliente. Protótipos, demonstrações ou prévias são ótimas ferramentas para utilizar nesse momento, pois eles ajudarão a aguçar a imaginação do seu interlocutor. 4. Essa oportunidade é única? Deixe isso claro! Puxe todos os diferenciais da sua ideia e por que ela precisa ser considerada e adotada. Não basta apenas dizer que ela vai resolver o problema do cliente; é preciso que ela entregue mais, de um jeito diferente e que não possa ser comparado a nenhuma outra solução. 5. Seja claro em seu objetivo final Apresentados os diferenciais de uma ideia e por que ela é especial, é hora de dizer o que você pretende com ela. Quer um investimento? Uma equipe maior? Divulgação ou aumento na atuação? Fale isso de maneira simples e direta. Lembre-se de que esse momento é único e pode definir os rumos da sua ideia, então, mostrar que ela é inovadora utilizando argumentos consistentes é essencial para impressionar e conquistar seus interlocutores. Vender ideias pode não ser simples e nem tampouco fácil, mas, se as estratégias listadas acima forem trabalhadas com dedicação e foco, os resultados podem ser muito melhores do que você imagina. Acha complicado? Nós, da DC Dinsmore Compass, oferecemos cursos de como vender ideias, sabia? É possível utilizar uma série de ferramentas e estratégias presencialmente ou virtualmente e potencializar suas capacidades. Confira! http://treinamentos.dc.srv.br/produto/como-vender-ideias-tecnicas-vituais-para-video-apresentacoes/ http://treinamentos.dc.srv.br/produto/como-vender-ideias-tecnicas-presenciais/
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