Ainda hoje, o gerente de projetos é o principal responsável por conduzir um programa ou um projeto dentro de uma companhia. É ele quem cuida da iniciação, do planejamento, da execução, do controle e do encerramento do projeto. Por isso mesmo, esse profissional deve ter grande carga de conhecimento e desenvolver habilidades técnicas e cada vez mais comportamentais.
São diversas as habilidades exigidas a um gerente de projetos, mas você sabe quais são as mais importantes em 2021, em um cenário de pandemia e ainda mais incertezas? As soft skills nunca foram tão importantes e servem como um trampolim para comunicar melhor e motivar os colaboradores a atingirem prazos e metas. Você sabia, por exemplo, que o PMI no Report Resource Management de 2017 afirma que, até 2027, os empregadores precisarão de cerca de 88 milhões de pessoas em cargos de gerenciamento de projetos? Recentemente, no Pulse of the Profession 2020 revela que 11,4% dos investimentos globais são perdidos devido à baixa performance nos projetos. Organizações adaptadas ao futuro não estão apenas dispostas a reimaginar sua visão e propósito, mas também ávidas por adotar novas formas de pensar que lhes permitirão prosperar na Economia de Projetos. Isso significa uma demanda enorme para essa função! Quer saber o que um gerente de projetos precisa ter como habilidades em 2021? Nós te contamos! Habilidades indispensáveis ao gerente de projetos em 2021 De forma resumida, reunimos as práticas e fundamentos que mais trazem sucesso e fazem a diferença quando o assunto é gerenciamento de projetos. Quando um gerente de projetos investe nessas habilidades, o caminho para o sucesso é muito provável! As 6 habilidades clássicas abaixo ainda se mantém necessárias ao gerente de projetos: 1. Boa comunicação Essa habilidade é, talvez, uma das mais importantes e valorizadas nos gerentes de projetos. Ele precisa ser capaz de se comunicar bem, com clareza e objetividade. Afinal, ele será o elo entre o time de colaboradores e boa parte da boa execução do projeto dependerá dele. O gerente de projetos deve estar preparado para fornecer todas as informações relevantes do projeto à equipe, de maneira clara. Uma falha na comunicação geralmente promove conflitos e retrabalhos – que são indesejados em qualquer projeto. 2. Liderança e inspiração Um gerente de projetos em 2021 precisa ter boas habilidades de liderança e inspiração. Através de respeito, confiança e conhecimento, esse profissional motiva, inspira e guia as pessoas a melhorarem sempre. Como o gestor de projetos é um líder, é importante que ele influencie e conduza os membros da equipe para que eles conduzam seu trabalho da melhor forma buscando sempre a eficácia nos seus resultados. Para tanto, é imprescindível que ele desenvolva habilidades e competências de um líder-servidor, no qual o papel desempenhado é muito mais pelo exemplo e pelo desenvolvimento de seus colaboradores, gerando o devido ‘empowerment’ e delegando responsabilidades para que se desenvolvam e se sintam parte importante de um todo no contexto amplo do projeto e da companhia. 3. Organização e gerenciamento de atividades O gestor de projetos precisa lidar, diariamente, com diversos aspectos relacionados à execução de um projeto. Definição e modificação de escopo, sequenciamento de atividades, avaliação e tratamento adequado de riscos, estimativa de custos e monitoramento da execução das atividades são algumas das habilidades que um gerente de projetos precisa ter. A capacidade de lidar com todas essas variáveis, além de gerenciar atividades e seu tempo de execução, é uma habilidade vital para o sucesso de qualquer projeto. Disciplina é, portanto, algo primordial. 4. Capacidade de gerir conflitos A gestão de conflitos é uma habilidade muito importante e indispensável ao gestor de projetos. Isso porque ele precisará lidar com esse tipo de situação em diversas fases do projeto, haja vista que conflitos são quase inevitáveis. Entretanto, se gerenciados da melhor forma, acabam trazendo benefícios. Por isso mesmo, o gerente de projetos que for capaz de avaliar ambos os lados e estabelecer uma solução, terá um diferencial. O mais importante é ter a consciência de manter o foco sempre no processo e na solução apropriada. Consequentemente, menos foco nas pessoas buscando identificar um ‘culpado’ por eventuais resultados insatisfatórios. 5. Habilidade para gerenciar crises Todos os projetos estão sujeitos a crises ou imprevistos, então, uma habilidade muito importante do gerente de projetos é ser capaz de controlar esse tipo de condição. É essencial que esse líder busque sempre a melhor forma de solucionar os problemas e, com a ajuda da equipe, retomar o projeto, gerenciando prazos e demandas com a colaboração de todos. Nesse quesito, além do conhecimento das técnicas e boas práticas de Gestão de Riscos em períodos de crise do projeto, uma habilidade essencial e diferencial será a capacidade de engajamento dos stakeholders em prol de um ambiente mais cooperativo e colaborativo. 6. Empatia Como o gerente de projetos trata diretamente com pessoas, deve administrar recursos humanos. Ele precisa conduzir sua equipe no melhor caminho, motivando e liderando pelo exemplo. Nesse momento, colocar-se no lugar de outra pessoa, sendo respeitoso e compreendendo seus sentimentos e emoções, é um sinal de empatia. Essa característica, presente nos melhores gestores de projetos, ajuda muito a atingir os melhores resultados e a manter o time unido. Por outro lado, segundo a Forrester research, 25% das ações direcionadas ao incremento da agilidade organizacional estão relacionadas a inovação, na adoção do design thinking mindset e de novas metodologias. Outros 31% estão relacionados ao aperfeiçoamento de produtos e serviços, com novas habilidades e práticas que aproximam o desenvolvimento mais com os parceiros de negócios. O gerente de projetos experiente, membro ou não de um escritório de projetos, desenvolveu-se numa abordagem tática-operacional, onde a medida de sucesso era entregar o projeto conforme especificado no termo de abertura, no prazo e no custo. Este modelo vem sendo profundamente impactado pelas transformações digitais e ágeis, muito derivado pelas demandas do mercado e complexidade do ambiente de negócios. Estas mudanças são habilitadas por novas tecnologias e pelo amadurecimento de um conjunto rico de metodologias, boas práticas e o emprego de Framewoks. Desta forma, o gerente de projetos sai de sua perspectiva comando e controle, para uma liderança servidora, onde papéis de conselheiro (advisor), facilitador e Coach, orientados a entrega de valor numa perspectiva de estratégia de negócios se tornam preponderantes com um conjunto chave de habilidades de gestão. Deriva-se desta mudança a necessidade do desenvolvimento das seguintes habilidades:
Você é gerente de projetos? Como avalia essas habilidades no seu dia a dia? Observe que nos frameworks ágeis o termo gerente de projetos pode não estar presente, mas necessariamente suas habilidades são exigidas. Exemplos: Lean Portfolio Management (SAFe) ou Agile Program Management Office (SAFe). Segundo relatório do Gartner (Top Priorities for IT: Leadership Vision for 2021), as organizações continuam a amadurecer seus recursos de negócios digitais. Novas tecnologias e técnicas se espalham em suas organizações. Por sua vez, os líderes de escritório de projetos devem evoluir para possibilitar o negócio digital. Isso geralmente significa mudar de uma mentalidade de comando e controle para um facilitador de processos de mudanças. O shift pode ser significativo conforme as organizações escalam seus esforços de transformação. Os líderes de escritório de projetos devem assumir novas funções nos negócios digitais. Você é gerente de projetos? Como avalia essas habilidades no seu dia a dia? A DC-Dinsmore Compass pode te ajudar a desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar o gerente de projetos ideal em 2021!
0 Comentários
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
Categorias
Tudo
Histórico
Fevereiro 2025
|