Há duas maneiras de lidar com conflitos nas organizações: 1) esperar acontecer e reagir aos acontecimentos, e 2) prevenir na busca de evitar consequências maiores. A formula é simples assim em épocas estáveis e sem crise.
Em épocas de crise (pandemia, calamidade, ruptura), os conflitos pessoais e organizacionais são agravados pelo pano de fundo catastrófico da crise em questão. No caso de corona vírus de 2020, além das ameaças a saúde e o clima de incerteza que se instalaram, houve outro fenômeno que complicou a habilidade de se fazer gestão de conflitos na organização. É a virtualização das comunicações que se tornou norma, provocada pelo boom de pessoas que repentinamente passaram a trabalhar em casa, o home office! No caso, muita gente deixou de interagir pessoalmente, e passou a se comunicar principalmente via aplicativos do tipo Zoom, Skype, Teams e Hangouts entre outros. GESTÃO PRO-ATIVA DE CONFLITOS: Mesmo sob a nuvem de virtualização, os conflitos continuam sendo tratados sob as duas óticas, a da reação (espera acontecer) e a da pro-ação (prever para mitigar). A gestão reativa trata os conflitos à medida que estes aparecem. Uma atitude pro-ativa, porém, também é necessária para manter o conflito sob controle. Isso requer atuação anterior ao conflito para minimizar o impacto. Aqui seguem ideias para lidar de forma inteligente com os conflitos que se apresentam nas organizações. COM COLABORADORES
COM COLEGAS PARES
COM CLIENTES E USUÁRIOS
COM STAKEHOLDERS SUPERIORES
Todas estas sugestões, quando aplicadas a colaboradores, colegas pares, clientes e stakeholder superiores, ajudam a minimizar o impacto de conflitos negativos. São ideias pro-ativas, que requerem iniciativa antecipada, destinada a evitar perda e custos irrecuperáveis. Em alguns casos, porém, uma atitude pro-ativa pode significar o desencadeamento de conflitos. Aqui seguem exemplos de quando a provocação de conflito é justificável. QUANDO PROVOCAR CONFLITO
E AÍ ? CONFLITO E VIRTUALIDADE A gestão pro-ativa coloca o profissional no controle de situações conflitivas. Em cenários de comunicação virtual, posturas pro-ativas se tornam mais necessárias do que nos de interação presencial. Pro-ação significa dirigir e influenciar o rumo de situações potencialmente danosas. Significa começar com o pé direito, criando sinergia positiva e minimizando a necessidade de ação corretiva mais tarde. A gerência pro-ativa de conflitos aumenta substancialmente as chances de se completar trabalhos dentro dos objetivos da organização.
0 Comentários
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
Categorias
Tudo
Histórico
Novembro 2024
|