Soft skills e hard skills fazem parte da lista de habilidades essenciais a qualquer profissional. Quando se trata de gerente de projetos, é fundamental desenvolver essas capacidades e, no que diz respeito às “habilidades comportamentais”, sua importância é cada vez maior. Os soft skills tratam da capacidade de se relacionar com as pessoas. Opostas às hard skills, que abordam conhecimento, elas são importantes ao gerente de projetos. Afinal de contas, apenas conhecimento técnico não é suficiente para vencer na carreira. Em especial, em contextos de transformação ágil, onde ambientes dinâmicos e complexos desafiam as habilidades interpessoais o tempo todo, com mais intensidade que em ambientes estáticos e estáveis. A seguir, listamos alguns soft skills indispensáveis ao gerente de projetos. Confira! 1. Liderança baseada em bom relacionamento Um bom líder inspira, motiva e serve de exemplo aos funcionários. Gerentes de projetos precisam ter a habilidade de unir a equipe para que trabalhe motivada e entregue o que é preciso. Isso só é conquistado com base em um relacionamento constante e de qualidade com a equipe. Por isso, esse líder deve trabalhar constantemente o soft skill de liderança sem necessidade de usar autoridade ou poder. 2. Capacidade de gerir conflitos Tradicionalmente um espaço com pressão por resultados, o ambiente de trabalho pede que sejam entregues projetos de qualidade e dentro do prazo. Essa “tensão” pode, em diversas situações, fazem com que haja conflitos entre as pessoas. Colegas de time podem divergir e se desentender, exigindo do gerente de projetos a capacidade de mediar a situação e controlar a equipe. 3. Boa comunicação com todos Um projeto passa pelos times, stakeholders e clientes. É fundamental, portanto, que o gerente de projetos desenvolva uma comunicação eficiente com todos. Isso pode ser obtido através do estabelecimento de um plano de comunicação e um bom relacionamento com todos, utilizando uma linguagem clara para que as mensagens sejam entendidas perfeitamente por todas as partes envolvidas no processo. 4. Capacidade de negociação Nas fases iniciais de um projeto, essa soft skill é bastante importante. Isso porque aspectos como escopo, prazo, custo e qualidade são fundamentais em qualquer trabalho. Por isso, cabe ao gerente de projetos saber negociar quando um desses pontos necessitar de alteração. Quando o projeto se aproximar do fim também é necessário saber negociar. Isso porque, com prazos menores e pouco tempo de manobra, é essencial conseguir um “respiro” e flexibilidade. E isso requer bastante habilidade. Para conseguir isso, é preciso ter experiência e trabalhar nessa direção. Assim, você desenvolverá as habilidades ao longo do tempo. Invista nisso!
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Outubro 2024
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