Ao se buscar uma solução para um problema, ou mesmo um caminho a seguir para alcançar determinado objetivo, técnicas de geração de ideias como brainstorming ou brainwriting logo vêm à mente. Entretanto, elas são apenas o começo do caminho. Imagine que você gerou uma dezena de ideias para enfrentar uma situação e precisa definir por onde começar, ou ainda, qual delas teria mais chances de ser um driver, ou seja, uma ideia preponderante para alcançar o objetivo desejado. Nesse contexto, o “Diagrama de Inter-relacionamento” (em inglês, Interrelationship Digraph) trará resultados muito interessantes, pois permite a uma equipe de trabalho identificar, analisar e classificar de maneira sistemática as relações de causa e efeito que existem entre diversos elementos, descobrindo assim a causa-raiz de um problema. Como usar a ferramenta: 1 - Anote as ideias (geradas previamente por um brainstorming, por exemplo) em post-its (físicos ou eletrônicos). É bom identificar cada ideia com um número ou letra grande para facilitar eventuais referências mais adiante no processo. 2 - Organize os post-its em círculo, como na figura abaixo. 3 Busque por relações de causa/influência entre todas as ideias e desenhe setas para representar essas relações. Isso deve ser feito de maneira organizada: a) Escolha qualquer ideia como ponto de partida e compare essa ideia com todas as demais, seguindo o sentido horário. b) Uma seta saindo de uma ideia indica que essa ideia é que causa ou influencia a outra. c) Para cada par de ideias, pergunte:
4 - Conte o número de setas entrando e saindo de cada elemento e anote essa informação. Confira no exemplo abaixo: 5 - Descubra o(s) elemento(s) com o maior número de setas entrando e o(s) com o maior número de setas saindo. a) Muitas setas saindo indicam que o elemento é uma causa-raiz ou driver. Geralmente será o item em que a equipe focará primeiro. b) Muitas setas entrando indicam que o elemento é um resultado principal e que pode se tornar um indicador chave de sucesso. 6 - Desenhe o diagrama final identificando visualmente tanto a causa-raiz quanto o resultado principal: Um caso real No final do século XX, os responsáveis pela administração da cidade de Andover (Massachussets, EUA) reuniram representantes de vários setores da comunidade e trabalharam em conjunto para determinar “Uma Visão da Cidade de Andover no Século XXI”. O resultado foi uma lista de 12 itens com aspirações e desejos sobre o estado futuro daquela cidade. O grupo então utilizou um diagrama de inter-relacionamento para descobrir qual dos 12 itens poderia ter mais influência sobre os demais. O resultado do trabalho é apresentado abaixo: O item com o número 1 apareceu como driver. Se a administração trabalhasse com foco nos cidadãos como clientes ativos e valiosos, tudo o mais seria facilitado.
O item com o número 2 indicou o resultado principal. A preservação da natureza na cidade poderia ser usada como um indicador chave de que eles estavam no caminho certo para alcançar a visão desejada. Este artigo faz parte do Programa Esteiras de Gestão da Academia DC. Clique aqui, faça sua inscrição e acesse gratuitamente vários conteúdos online para aperfeiçoar suas habilidades gerenciais! Fabiano Rollim
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Agosto 2024
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