A Economia de Projetos é aquela em que as pessoas têm as habilidades e capacidades de que precisam para transformar ideias em realidade. É onde as organizações entregam valor às partes interessadas por meio da conclusão bem-sucedida de projetos, entrega de produtos e alinhamento aos fluxos de valor. E todas essas iniciativas agregam valor financeiro e social, segundo o PMI Project Management Institute.
Quer entender melhor sobre a Economia de Projetos e como fazer para levar este conceito para a sua empresa? O PMI (Project Management Institute) define A Economia de Projetos como uma mudança de paradigma fundamental no mundo dos negócios em relação ao uso de projetos para lidar com o trabalho e resolver problemas. Isso inclui o uso de projetos para promover a mudança organizacional, porque as organizações que seguem o status quo correm o risco não sobreviver à tsunami de transformações em andamento, sejam do perfil dos consumidores, do mercado, da regulação, da concorrência ou da sociedade. O PMI vai mais longe ao argumentar que, de várias maneiras, uma organização são suas operações, mas também seus projetos. Não importa a abordagem que usem, as organizações precisam de líderes de projeto qualificados, com experiência nas teorias de melhoria de processo mais recentes e métodos de aplicá-las aos desafios reais. Em última análise, os projetos entregam valor às partes interessadas, resolvendo seus desafios, entregando produtos e alinhando projetos aos fluxos de valor de uma organização. O que difere de definições anteriores? Em essência os objetivos e como são medidos os resultados de cada projeto. Antes o foco estava na entrega do escopo contratado, no prazo e no orçamento. Ainda que sejam restrições a serem consideradas, a importância principal na Economia de Projetos está na entrega de valor, mesmo que isto venha a ocasionar mudanças no escopo, prazo e custos do projeto. Technology’s growing impact means that companies should be more nimble and adaptable. - Cindy Anderson, PMI vice president, brand management No relatório Pulse of the Profession 2020, o PMI pesquisou líderes empresariais em todo o mundo. Eles descobriram que a maior porcentagem de líderes - 35% - acredita que a agilidade organizacional é a chave para o sucesso futuro. Isso inclui a criação de uma cultura receptiva às mudanças, o que 53% dos executivos consideram alta prioridade em suas empresas. Os líderes de projeto desempenham um grande papel nesta área, incluindo o uso do design thinking em projetos. Essa abordagem do ser humano primeiro exige que as equipes de projeto considerem o ponto de vista de todas as partes interessadas envolvidas em um processo e trabalhem com elas para desenvolver soluções. O PMI enfatiza que a mudança acontece através de projetos. Os líderes de projeto não fazem mais trabalhos de suporte aos negócios. Em vez disso, os projetos surgiram como a forma como o trabalho passa a ser realizado. Essa é uma das mudanças fundamentais no mundo dos negócios que levou à Economia de Projetos. Outro componente chave da Economia de Projetos é a tecnologia. Os executivos classificaram as habilidades técnicas e digitais entre os atributos que desejam ver nos líderes de projeto. Embora os gerentes de projeto não precisem entender todos os detalhes da engenharia de tecnologia, eles devem saber o suficiente para avaliar o progresso da tecnologia, revisar as entregas e defender as necessidades do cliente. A Economia de Projetos é a chave para a evolução de uma organização. Isso coloca os atributos e competências de gerentes de projeto no centro do processo, independente de cargo ou função nesta, ou naquela organização. Com as organizações colocando mais ênfase no uso de projetos para atingir objetivos estratégicos e promover mudanças culturais, os líderes de projeto agora precisam de uma gama mais ampla de habilidades para ter sucesso. De acordo com o relatório Pulse of the Profession 2020 do Project Management Institute (PMI), os profissionais de projetos mais solicitados possuem uma combinação de habilidades técnicas, digitais e comportamentais (soft skills). Em uma pesquisa com executivos e profissionais de projetos, o PMI elaborou uma lista das principais habilidades que as empresas procuram em um gerente de projetos. Os gerentes de projeto ainda devem atender às metas tradicionais de supervisão de projetos que permanecem nas restrições de escopo, orçamento e tempo. Mas a liderança se tornou uma questão muito mais ampla com os gerentes de projeto do que no passado. Em uma lista de habilidades prioritárias, os dados do Pulse mostraram que as organizações nomearam as quatro habilidades a seguir com mais frequência, onde os valores entre parêntesis significam o percentual de respostas positivas para cada item da pesquisa:
O percentual das habilidades de liderança é quase tão alto quanto o das habilidades técnicas. Isso significa que as organizações valorizam as habilidades sociais de gerenciamento de projetos, como empatia, gerenciamento de conflitos, construção de confiança e tomada de decisões. Future-fit organizations are not only willing to reimagine their vision and purpose, but also eager to adopt new ways of thinking that will allow them to thrive in The Project Economy. - PMI Project Management Institute Gostou dos conceitos de uma Economia de Projetos nas organizações? Investir nessa mudança de mentalidade ajuda a ter resultados exponenciais e inovar constantemente. Vale a pena saber mais! A DC-DinsmoreCompass pode te ajudar. E conecte-se com a comunidade de Gerenciamento de Projetos! Conheça certificações, eventos e cursos que podem lhe ajudar em seu aperfeiçoamento profissional. Visite o PMI (www.pmi.org) e PMI Rio (www.pmirio.org.br).
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