![]() No cenário de grandes mudanças pelas quais as companhias estão passando, elevar a produtividade sem comprometer o bem-estar de todos, promover uma integração entre os profissionais e ter um ambiente agradável é obrigatório – e o mindfulness tem papel importante nisso. O estresse é inimigo do foco no trabalho. Com base nisso, foi criado esse método, traduzido em português como “atenção plena”, que tem origem na meditação budista, porém, nas empresas, está diretamente vinculado à prática em si, distante de religiões. Quem já adotou o mindfulness em seus escritórios Gigantes como Google, Facebook, Goldman Sachs, LinkedIn e tantas outras empresas já adotaram essa metodologia, que pode representar uma pausa no dia para a prática de exercícios que acalmam a mente e elevam o foco. Após pequenas sessões o dia fica mais produtivo e menos estressante, elevando consideravelmente o bem-estar dos profissionais e os resultados da empresa. Para se ter uma ideia dos benefícios do mindfulness, um estudo de Harvard, publicado em 2010, mostra que, do tempo em que ficamos acordados, 47% dele é gasto com a mente “fora de órbita’. Com essa técnica, é possível dar mais atenção ao momento presente. O Google, por meio do programa Search Inside Yourself (SIY), criado por Chade-Meng Tan, ex-funcionário que pesquisou técnicas de mindfulness, desenvolveu um pacote com exercícios de inteligência emocional e neurociência. A norte-americana Janice Marturano, criadora do instituto Mindful Leadership, é outro exemplo de profissional aplicada a disseminar essa técnica. Em seus 15 anos na General Mills, dona de marcas como Häagen-Dazs e Yoki, treinou colegas de trabalho e executivos de outras empresas. Em 2012, já havia atendido 1,4 mil profissionais. Como aplicar o mindfulness às grandes mudanças De maneira resumida, a técnica mindfulness deve ser aplicada para reforçar e não deslocar o pensamento racional das pessoas. Por isso mesmo, ela é um recurso que ocupa 15 ou 20 minutos diários dos profissionais e é uma forte aliada das grandes mudanças, pois traz foco e produtividade. A “onda” de meditação corporativa não é passageira, segundo especialistas. Ela faz parte do processo de transformação digital e da adoção de uma nova cultura por parte das empresas, cada vez mais em busca de equipes unificadas, produtivas e satisfeitas. E sua empresa? Como ela está posicionada nesse sentido? Já há atitudes mindfulness ou ainda é necessário evoluir esse assunto um pouco mais?
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