Texto extraído e adaptado do scrumguides.org Scrum é um framework ágil dentro da qual as pessoas podem resolver problemas adaptativos complexos, ao mesmo tempo que entregam produtos de maior valor possível de forma produtiva e criativa. Scrum é:
Scrum é um framework de processo que tem sido usado para gerenciar o trabalho em produtos complexos desde o início dos anos 1990. Scrum não é um processo, técnica ou método definitivo. Em vez disso, é uma estrutura dentro da qual você pode empregar vários processos e técnicas, de onde deriva a sua complexidade para dominar e para implementar, particularmente em escala na organização. Scrum deixa clara a eficácia relativa de seu gerenciamento de produto e técnicas de trabalho para que você possa melhorar continuamente o produto, a equipe e o ambiente de trabalho. O framework Scrum consiste em equipes Scrum e suas funções, eventos, artefatos e regras associados. Cada componente dentro do framework serve a um propósito específico e é essencial para o sucesso e uso do Scrum. As regras do Scrum unem as funções, eventos e artefatos, governando os relacionamentos e a interação entre eles. Usos do Scrum Scrum foi inicialmente desenvolvido para gerenciar e desenvolver produtos. Desde o início de 1990, Scrum tem sido usado extensivamente, em todo o mundo, para:
Scrum tem sido usado para desenvolver software, hardware, software embarcado, redes de função de interação, veículos autônomos, escolas, governo, marketing, gerenciamento de funcionamento de organizações e quase tudo que usamos em nosso dia a dia, como indivíduos e sociedades. Como a tecnologia, o mercado e as complexidades ambientais e suas interações aumentaram rapidamente, a utilidade do Scrum em lidar com a complexidade é comprovada diariamente. Scrum provou ser especialmente eficaz na transferência de conhecimento iterativa e incremental. Scrum agora é amplamente usado para produtos, serviços e gerenciamento da organização. A essência do Scrum é uma pequena equipe de pessoas. A equipe individual é altamente flexível e adaptável. Essas forças continuam operando em uma, várias, muitas e redes de equipes que desenvolvem, liberam, operam e sustentam o trabalho e os produtos de trabalho de milhares de pessoas. Eles colaboram e interoperam por meio de arquiteturas de desenvolvimento sofisticadas e ambientes de lançamento de destino. Quando as palavras "desenvolver" e "desenvolvimento" são usadas no Guia do Scrum, elas se referem a trabalhos complexos, como os tipos identificados acima. Teoria Scrum Scrum é baseado na teoria empírica de controle de processos, ou empirismo. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisões com base no que é conhecido. Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e controlar o risco. Três pilares sustentam toda implementação de controle de processo empírico: transparência, inspeção e adaptação. Transparência Os aspectos significativos do processo devem ser visíveis aos responsáveis pelo resultado. A transparência requer que esses aspectos sejam definidos por um padrão comum para que os observadores compartilhem um entendimento comum do que está sendo visto. Por exemplo:
Inspeção Os usuários do Scrum devem inspecionar frequentemente os artefatos do Scrum e o progresso em direção a uma Meta do Sprint para detectar variações indesejáveis. Sua inspeção não deve ser tão frequente que atrapalhe o trabalho. As inspeções são mais benéficas quando realizadas de forma diligente por inspetores qualificados no local de trabalho. Adaptação Se um inspetor determinar que um ou mais aspectos de um processo desviam-se dos limites aceitáveis e que o produto resultante será inaceitável, o processo ou o material sendo processado deve ser ajustado. Um ajuste deve ser feito o mais rápido possível para minimizar novos desvios. Scrum prescreve quatro eventos formais para inspeção e adaptação:
Valores Scrum Quando os valores de compromisso, coragem, foco, abertura e respeito são incorporados e vividos pelo Time Scrum, os pilares Scrum de transparência, inspeção e adaptação ganham vida e constroem confiança para todos. Os membros do Time Scrum aprendem e exploram esses valores enquanto trabalham com os eventos, funções e artefatos do Scrum. O uso bem-sucedido do Scrum depende das pessoas se tornarem mais proficientes em viver esses cinco valores. As pessoas se comprometem pessoalmente em alcançar os objetivos do Time Scrum. Os membros da equipe Scrum têm coragem de fazer o que é certo. O número de empresas que vem adotando métodos ágeis e, em especial Scrum, cresce a cada dia. Segundo o 14th State of Agile Report, 81% das empresas entrevistadas no mundo possuem times ágeis. Contudo, 84% reportam estarem em estágio inicial de maturidade. Caso queira conhecer mais e ouvir sobre casos práticos nos procure. A DC-DinsmoreCompass oferece treinamentos e assessoria para implementar este processo nas empresas.
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