A evolução da indústria e das formas de se trabalhar, com a abertura de vários campos de atuação, motivou o surgimento de métodos de produção e trabalho para aumentar a eficiência dos gestores. Essa mudança. Basicamente, deu origem ao Management 3.0 - uma revolução na forma de se relacionar dentro do ambiente de trabalho. Antigamente, o profissional apenas seguia ordens e se limitava a uma rotina simples de atividades. Agora, com a necessidade de otimizar processos, hierarquias foram quebradas e o aspecto colaborativo passou a ser muito mais importante. Já realidade, o Management 3.0 representa a terceira geração dos modelos de gestão. Ele possui alguns focos específicos, que são basicamente:
Nesse sistema, a presença do gestor continua, mas o gerenciamento passa a ser responsabilidade dos integrantes do grupo. Com isso, o foco se volta totalmente para a forma com que as pessoas se relacionam. Como surgiu o Management 3.0 e o que ele representa O termo Management 3.0, criado por Jurgen Appelo, um holandês, fala sobre a nova maneira de atuar dos gestores e líderes. Inicialmente, essa mudança surgiu na área da Tecnologia da Informação e agora se espalhou para outros campos de atuação no mundo corporativo. Com foco na mudança de comportamento do gestor, essa abordagem deve tornar o ambiente “confortável” aos executores para que a produção seja melhorada sempre. Quem antes ditava regras sobre como o time deveria se portar, atualmente foca em maneiras de incentivar a equipe e oferecer o máximo de autonomia e espaço. Basicamente, o Management 3.0 instiga as empresas a repensarem suas estruturas, tornando os processos mais produtivos. Para isso, implanta técnicas e ideias para motivar as pessoas e estimular sua criatividade. Assim, são desenvolvidas competências, as restrições organizacionais são alinhadas e os times, empoderado. Os pilares sobre os quais o Management 3.0 está sustentado são: Empoderamento de times: as equipes devem ser auto organizáveis. Entretanto, para que isso aconteça, é fundamental ter confiança dos gestores e autonomia. Alinhamento de restrições: restrições são importantes para guiar e alinhar o interesse dos envolvidos em um projeto. O foco, portanto, deve ser único. Desenvolvimento de competências: o time precisa ser autossuficiente, ou seja, preparado e evoluído para que caminhe sozinho. Foco consciente no crescimento: o Management 3.0 estimula o crescimento, porém ele deve ser consciente e com foco na qualidade do ambiente colaborativo. Atenção para a melhoria contínua: a receita do sucesso é errar e aprender com isso para se chegar ao melhor resultado. Algumas das ferramentas usualmente adotadas nas organizações que implementam o Management 3.0:
Uma empresa que adote a transformação digital e adote essa nova mentalidade de gestão transforma o ambiente de trabalho em um local colaborativo e aberto. Assim, cada um toma suas decisões e assume a responsabilidade por elas. Muito eficiente, o Management 3.0 não tem uma receita básica para ser implementado, pois não é um modelo fixo. Por isso, cabe aos gestores entenderem essa prática e verem como ela se alinha à realidade do negócio.
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Agosto 2024
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