DC - DINSMORECOMPASS
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
    • Outsourcing
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
      • Turmas abertas e EAD
    • Ferramentas
  • TEAL® - Trein. Experiencial
  • Insights
    • Esteiras de Gestão
    • Did You Know?
    • Pesquisa DC
    • PM CASE DAY 2023
    • PM CASE DAY 2024
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
    • Institucional DC
  • Livro Gerenciamento de Projetos Aplicados
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
    • Outsourcing
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
      • Turmas abertas e EAD
    • Ferramentas
  • TEAL® - Trein. Experiencial
  • Insights
    • Esteiras de Gestão
    • Did You Know?
    • Pesquisa DC
    • PM CASE DAY 2023
    • PM CASE DAY 2024
    • Artigos
    • YouTube
  • Vagas
  • Contato
    • Institucional DC
  • Livro Gerenciamento de Projetos Aplicados
DC - DINSMORECOMPASS

Management 3.0: como funciona a terceira geração dos processos de gestão

28/4/2020

0 Comentários

 
Imagem
A evolução da indústria e das formas de se trabalhar, com a abertura de vários campos de atuação, motivou o surgimento de métodos de produção e trabalho para aumentar a eficiência dos gestores. Essa mudança. Basicamente, deu origem ao Management 3.0 - uma revolução na forma de se relacionar dentro do ambiente de trabalho.
 
Antigamente, o profissional apenas seguia ordens e se limitava a uma rotina simples de atividades. Agora, com a necessidade de otimizar processos, hierarquias foram quebradas e o aspecto colaborativo passou a ser muito mais importante.
 
Já realidade, o Management 3.0 representa a terceira geração dos modelos de gestão. Ele possui alguns focos específicos, que são basicamente:
 
  • Agilidade;
  • Maior autonomia dos times;
  • Capacidade de se auto-organizar;
  • Colaboração de todos para atingir metas.
 
 
Nesse sistema, a presença do gestor continua, mas o gerenciamento passa a ser responsabilidade dos integrantes do grupo. Com isso, o foco se volta totalmente para a forma com que as pessoas se relacionam.
 
 
Como surgiu o Management 3.0 e o que ele representa
 
O termo Management 3.0, criado por Jurgen Appelo, um holandês, fala sobre a nova maneira de atuar dos gestores e líderes. Inicialmente, essa mudança surgiu na área da Tecnologia da Informação e agora se espalhou para outros campos de atuação no mundo corporativo.
 
Com foco na mudança de comportamento do gestor, essa abordagem deve tornar o ambiente “confortável” aos executores para que a produção seja melhorada sempre. Quem antes ditava regras sobre como o time deveria se portar, atualmente foca em maneiras de incentivar a equipe e oferecer o máximo de autonomia e espaço.
 
Basicamente, o Management 3.0 instiga as empresas a repensarem suas estruturas, tornando os processos mais produtivos. Para isso, implanta técnicas e ideias para motivar as pessoas e estimular sua criatividade. Assim, são desenvolvidas competências, as restrições organizacionais são alinhadas e os times, empoderado.
 
 
Os pilares sobre os quais o Management 3.0 está sustentado são:
 
 
Empoderamento de times: as equipes devem ser auto organizáveis. Entretanto, para que isso aconteça, é fundamental ter confiança dos gestores e autonomia.
 
Alinhamento de restrições: restrições são importantes para guiar e alinhar o interesse dos envolvidos em um projeto. O foco, portanto, deve ser único.
 
Desenvolvimento de competências: o time precisa ser autossuficiente, ou seja, preparado e evoluído para que caminhe sozinho.
 
Foco consciente no crescimento: o Management 3.0 estimula o crescimento, porém ele deve ser consciente e com foco na qualidade do ambiente colaborativo.
 
Atenção para a melhoria contínua: a receita do sucesso é errar e aprender com isso para se chegar ao melhor resultado.
 
Algumas das ferramentas usualmente adotadas nas organizações que implementam o Management 3.0:
 
  • Quadros de delegação, um painel em que são definidas as atribuições de cada membro da equipe
  • Matriz de Competências. Algo em princípio bem básico, mas muito importante para entender o potencial de cada um na equipe
  • Feedback Canvas é um processo colaborativo, em que a equipe se avalia conjuntamente (o modelo 360 graus) a partir de um painel elencando competências e atividades realizadas
  • Caixa Kudo e Cartas ou o poder de um “Obrigado”
  • Motivadores CHAMPFROGS são um modelo para que as pessoas possam refletir sobre sua própria motivação e como eles são afetados por mudanças na empresa
 
Uma empresa que adote a transformação digital e adote essa nova mentalidade de gestão transforma o ambiente de trabalho em um local colaborativo e aberto. Assim, cada um toma suas decisões e assume a responsabilidade por elas.
 
Muito eficiente, o Management 3.0 não tem uma receita básica para ser implementado, pois não é um modelo fixo. Por isso, cabe aos gestores entenderem essa prática e verem como ela se alinha à realidade do negócio.


0 Comentários

O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.


Deixe uma resposta.


    Imagem

    Categorias

    Tudo
    DevOps
    Gerente De Projetos
    Phyton
    Power BI

    Histórico

    Maio 2025
    Abril 2025
    Março 2025
    Fevereiro 2025
    Janeiro 2025
    Dezembro 2024
    Novembro 2024
    Outubro 2024
    Setembro 2024
    Agosto 2024
    Julho 2024
    Junho 2024
    Maio 2024
    Abril 2024
    Março 2024
    Fevereiro 2024
    Novembro 2023
    Outubro 2023
    Setembro 2023
    Agosto 2023
    Abril 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018

Imagem

Matriz  Rio de Janeiro

Avenida Presidente Wilson, 231 - 9º andar - Centro, RJ
CEP: 20030-021
WhatsApp:  (21) 97541-0548​

Filial São Paulo

Avenida Paulista 726 - 16º andar - Bela Vista, SP
CEP: 01310-910
WhatsApp:  (21) 97541-0548
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Imagem
Fotografia
Fotografia
© ​