![]() O termo “empoderamento” nunca esteve tão em alta. Bem conhecido nas causas sociais, ele também chegou às empresas. Nesse ambiente, os profissionais empoderados se transformam em funcionários mais produtivos, eficientes e motivados. O empoderamento é visto, atualmente, como uma forma de valorizar o colaborador no que diz respeito ao seu trabalho. Assim, ele tem mais consciência a respeito de seu papel na organização e maior responsabilidade assumida, bem como autonomia para tomar decisões. Como o empoderamento pode ser estimulado nas empresas A cultura do empoderamento só pode ser instalada em uma organização se forem descontruídas algumas ideias sobre empregadores e funcionários. Sem essa mudança de mindset, é impossível de se conseguir o objetivo. Primeiramente, é fundamental quebrar a ideia de que o funcionário é alguém submisso que não deve questionar. Agora, é fundamental estruturar qualquer empresa em valores democráticos, estimulando a cultura do ownership. Ao fazer isso, uma empresa coloca o funcionário como autor de sua própria trajetória e sucesso, ficando a cargo da companhia oferecer as ferramentas para que ele se desenvolva. Por outro lado, um dos grandes desafios está também no mindset dos profissionais, que não tem desejo ou não se sentem preparados para assumir as responsabilidades inerentes a cultura do ownership. Para que esse empoderamento aconteça, é primordial que existam lideranças comprometidas com esses aspectos e determinada a construir essa cultura. Como Líderes, Gestores, Agile coaches e Scrum Másters podem incentivar o empoderamento? Liderar pessoas, nos dias de hoje, tem muito mais a ver com motivar e delegar do que cobrar ou mandar. Por isso, estimular a independência e autonomia dos funcionários é determinante para melhorar os resultados e a dinâmica de uma empresa. Algumas atitudes transformam a relação entre líderes e times muito mais empoderadora. São elas: • Promoção da confiança mútua; • Combinação de qualificação e delegação de tarefas; • Estímulo do compromisso com os objetivos da empresa; • Feedback instantâneo sobre o andamento de processos; • Incentivo ao desenvolvimento de potenciais individuais; • Estímulo à criatividade da equipe. No momento de estimular o senso de empoderamento nos profissionais, é primordial que o respeito pela individualidade e competência seja mantido. Entretanto, também é importante estar presente e orientar os funcionários. De forma geral, o estímulo ao crescimento deve incluir: • Delegação do trabalho; • Estímulo à criatividade; • Ambiente propício para desenvolver potenciais. Um líder que desenvolve o empoderamento em seus profissionais precisa equilibrar responsabilidade e autonomia. Para tanto, é fundamental se basear em atitudes voluntárias e motivadas. Um gestor que motive a cooperação entre os colaboradores, valorize e reforce a autonomia de cada um é fundamental. Ele pode, inclusive, utilizar ferramentas como feedback para orientar e motivar os membros do time. A transformação cultural envolvida neste processo de mudança necessariamente passa por uma curva de aprendizado coletiva, onde tolerância a falhas e ajustes devem existir. Neste sentido, o nível de exposição aos riscos inerentes devem ser observados com cuidado para que eventuais tropeços sejam fator de aceleração de aprendizado e não de desestimulo à jornada, seja pela punição decorrente, seja pela simples frustração.
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![]() Gerir projetos é uma tarefa complicada para muitas companhias, especialmente as que trabalham com TI. Isso porque os processos são complexos e delicados e oferecem riscos. Novas demandas surgem desafiando a capacidade existente de responder a elas, com igual ou menos recursos. Nesse momento, o outsourcing tem grande potencial para aumento da produtividade, agilidade nas respostas e aporte de conhecimento diferenciado. Assim, é cada vez maior o número de empresas que contratam parceiros especializados em gestão de projetos internos. Benefícios do outsourcing em gestão de projetos 1. Habilidades. Você pode acessar talentos com o conhecimento especializado para gerenciar seu projeto específico. Muitos projetos falham ou não realizam todo o seu potencial porque o Gerente de Projeto (PM) responsável está mal equipado ou inexperiente. À primeira vista, faz sentido que um PM que esteja ocioso ganhando um salário deva receber um projeto que precisa ser gerenciado. Mas se, por exemplo, o seu gerente de projetos não possui as principais habilidades necessárias para o projeto, o que fazia sentido no papel, pode se tornar um desastre. 2. Tenacidade. Ao contratar, você obtém gerentes que não podem passar um dia de folga - eles querem entrar, pegar o ouro e sair ... e seguir para o próximo projeto. Isso faz sentido comercial para você e para eles - mas eles não usam atalhos, porque o próximo trabalho deles depende da referência que você fornecer. 3. Abertura. Contratar talentos de gerenciamento de projetos que não dependem exclusivamente de você para obter renda significa que eles geralmente são mais abertos e transparentes. De repente, os riscos que antes poderiam ter sido escovados sob o tapete e ocultos agora têm uma luz brilhante sobre eles. Ser empregado dessa maneira promove a transparência e o foco em resultados que simplesmente não existem com funcionários confortáveis, contratados e assalariados. 4. Novas ideias. Você pode explorar um conjunto maior de ideias e maneiras de pensar. Seus gerentes de projeto assalariados passam todo o tempo trabalhando em sua empresa. Imagine se você pudesse enviá-los por empréstimo a outras empresas ou até indústrias - imagine as novas ideias com as quais eles poderiam voltar. Contratar talentos que passam o tempo todo em outros lugares dá a você isso! Ideias que funcionaram anteriormente, aprimoradas e filtradas para o sucesso - à sua disposição. 5. Experiência. Se o seu gerente interno não tiver experiência adequada para a escala do seu projeto, ganhos potenciais vitais poderão ser perdidos ao longo do ciclo de vida do projeto. Muitas vezes, também há vazamentos sutis, para que você não perceba até o dia do prazo final do projeto, mas mesmo vazamentos sutis podem resultar em grandes perdas em termos de orçamento e tempo perdido. 6. Escopo e espaço. Uma das reclamações que eu sempre ouço dos gerentes de projetos é que a falta de tempo está minando sua capacidade de entrega. Especialmente desde a crise econômica, a maioria dos ambientes de negócios opera com menos recursos em geral. No seu PMO, isso pode se manifestar em tarefas administrativas monótonas, mas importantes, sendo negligenciadas e concentrando-se em diminuição. Uma solução PMaaS (PMO como serviço) pode ajudar a aumentar a capacidade, tanto no gerenciamento de crise a curto prazo, mas ainda mais como parte de sua estratégia de longo prazo - sem aumentar seu número de funcionários. 7. Eficiência (custo-efetividade e produtividade). Você só paga pelo que usa. Encontre um modelo de recurso para cima e para baixo, dependendo de suas necessidades - sem compromissos de longo prazo ou necessidade de aumentar seu número de funcionários. Você pode aproveitar o conhecimento e a experiência quando precisar. E quando você não precisar mais dele - ele não estará no banco queimando um buraco na sua folha de pagamento. Projetos de maior escala exigem gerentes de projeto mais experientes, o que não sai barato. Ter um talento tão caro em seus livros, mas inativo (entre projetos), pode ter um impacto significativo na relação custo-benefício geral do seu PMO. E como já falamos, há um incentivo maior para os talentos trabalharem dessa maneira para entregar dentro do prazo (ou mais cedo) - projetos bem-sucedidos ficam bem no currículo. 8. Elasticidade. Contrate o talento de que você precisa, quando precisa, exatamente pelo tempo necessário e, quando o projeto termina, você não tem compromisso a longo prazo, nem despesas gerais estendidas. Perfeito! E o que você tem é um toque que pode ser ligado novamente quando você precisar. É a melhor solução flexível e ágil para gerenciamento de projetos. 9. Novas soluções de talentos diversos. Ao contratar talentos específicos em gerenciamento de projetos para desafios comerciais específicos, você acessa um catálogo de endereços diferente a cada vez. O PM contratado terá relacionamentos bem-sucedidos e estará conectado com outros profissionais de gerenciamento de projetos que podem oferecer diferentes serviços, paradigmas, experiência e conhecimento. Seu parceiro terá soluções de talento para projetos além daquele para o qual você os contratou inicialmente. Lembre-se de que qualquer recomendação reflete sobre o árbitro e sua reputação, para que você tenha certeza de que seu contato apenas recomendará o melhor. Empresas implementando programas de transformação digital e ágil necessitam de novos conhecimentos e novas capacidades para apoiar os projetos que envolvem novos processos, novas tecnologias e novos perfis profissionais. Ainda não encontrei uma oportunidade de Gerenciamento de Projetos que não se beneficiasse do acesso ao talento em Gerenciamento de Projetos, da maneira que agora você está acostumado a acessar outros elementos de TI, Plataforma, Software, Infraestrutura etc. como Serviço. Não apenas pelos motivos listados aqui, mas para vários outros que serão específicos para o seu caso de negócios, projeto ou setor da indústria - vale a pena considerar para projetos futuros. ![]() Uma concorrência cada vez mais acirrada e acesso à tecnologia e suas ferramentas criam um cenário quase de pesadelo para diretores de relacionamento. Isso porque o comportamento do cliente deve ser milimetricamente avaliado, haja vista que ele impacta diretamente o CRM das empresas, tanto do ponto de vista de cliente final (B2C) como corporativo (B2B). Nos tempos atuais, em que qualquer cliente pode compartilhar com o mundo inteiro se ficou ou não satisfeito com o atendimento, é primordial focar em alguns pontos. Quesitos como atendimento, pós-venda, qualidade dos produtos e serviços e agilidade podem fortalecer ou arruinar uma marca. Agora, os clientes tomaram as rédeas do mercado. O foco, nos dias de hoje, é o consumidor. Entender como ele impacta o CRM é, portanto, essencial para obter os melhores resultados. Cliente atual: mais autonomia e necessidade de serviços eficientes Com a ascensão dos Millennials (a famosa geração Y, que nasceu entre 1980 e 2000) à categoria de população economicamente ativa, o atendimento ao cliente virou um grande desafio. Em geral, os integrantes dessa geração são mais exigentes, tecnológicos e têm menor tolerância com burocracias. Eles desejam autonomia em todo o relacionamento com a empresa, exigindo canais mais eficientes – e esse é um dos grandes desafios do CRM. Com as redes sociais e cada vez mais possibilidade de compartilhamento, serviços e produtos que não forem perfeitos estarão “falados” em pouco tempo. Na internet, seus pontos fortes e fracos são mostrados e isso pode minar o crescimento do negócio. É exatamente esse movimento da internet e a possibilidade de o consumidor se comunicar que faz com que o CRM tenha papel relevante na retenção e atração de novos clientes. Como lidar com o novo comportamento dos clientes Consumidores antenados, bem informados e com alto poder de decisão, além de inúmeras possibilidades de escolha. Esse é o perfil do cliente atual, que sabe exatamente o que quer e como quer. A melhor forma de atender a esse consumidor cada vez mais exigente é conhecê-lo a fundo. É fundamental entender o que ele deseja e como prefere se relacionar com a empresa. Oferecer um excelente atendimento em todas as fases da venda também é imprescindível. Isso evita comentários negativos em redes sociais e, consequentemente, preserva a marca. Diretores e gerentes de projeto têm de desenvolver novas habilidades, pois cresceu a importância na entrega de valor de um projeto ainda que permaneça exigências sobre a entrega de escopo, prazo e custo. E este valor pode estar diretamente ligada ao atendimento às novas demandas dos clientes, mais dinâmicas e de maior complexidade. A pergunta, aqui, é: você sabe o que seu cliente deseja? Apenas quando entender perfeitamente suas necessidades e objetivos é que será possível melhorar seu CRM e superar a concorrência. |
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