Há duas maneiras de lidar com conflitos nas organizações: 1) esperar acontecer e reagir aos acontecimentos, e 2) prevenir na busca de evitar consequências maiores. A formula é simples assim em épocas estáveis e sem crise.
Em épocas de crise (pandemia, calamidade, ruptura), os conflitos pessoais e organizacionais são agravados pelo pano de fundo catastrófico da crise em questão. No caso de corona vírus de 2020, além das ameaças a saúde e o clima de incerteza que se instalaram, houve outro fenômeno que complicou a habilidade de se fazer gestão de conflitos na organização. É a virtualização das comunicações que se tornou norma, provocada pelo boom de pessoas que repentinamente passaram a trabalhar em casa, o home office! No caso, muita gente deixou de interagir pessoalmente, e passou a se comunicar principalmente via aplicativos do tipo Zoom, Skype, Teams e Hangouts entre outros. GESTÃO PRO-ATIVA DE CONFLITOS: Mesmo sob a nuvem de virtualização, os conflitos continuam sendo tratados sob as duas óticas, a da reação (espera acontecer) e a da pro-ação (prever para mitigar). A gestão reativa trata os conflitos à medida que estes aparecem. Uma atitude pro-ativa, porém, também é necessária para manter o conflito sob controle. Isso requer atuação anterior ao conflito para minimizar o impacto. Aqui seguem ideias para lidar de forma inteligente com os conflitos que se apresentam nas organizações. COM COLABORADORES
COM COLEGAS PARES
COM CLIENTES E USUÁRIOS
COM STAKEHOLDERS SUPERIORES
Todas estas sugestões, quando aplicadas a colaboradores, colegas pares, clientes e stakeholder superiores, ajudam a minimizar o impacto de conflitos negativos. São ideias pro-ativas, que requerem iniciativa antecipada, destinada a evitar perda e custos irrecuperáveis. Em alguns casos, porém, uma atitude pro-ativa pode significar o desencadeamento de conflitos. Aqui seguem exemplos de quando a provocação de conflito é justificável. QUANDO PROVOCAR CONFLITO
E AÍ ? CONFLITO E VIRTUALIDADE A gestão pro-ativa coloca o profissional no controle de situações conflitivas. Em cenários de comunicação virtual, posturas pro-ativas se tornam mais necessárias do que nos de interação presencial. Pro-ação significa dirigir e influenciar o rumo de situações potencialmente danosas. Significa começar com o pé direito, criando sinergia positiva e minimizando a necessidade de ação corretiva mais tarde. A gerência pro-ativa de conflitos aumenta substancialmente as chances de se completar trabalhos dentro dos objetivos da organização.
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É possível uma pessoa usar um modelo de coaching sem ter o apoio de um coach profissional? Isto é, seria viável uma pessoa usar os conceitos de coaching em busca de melhoria própria?
De fato, um modelo de coaching com base em conceitos apresentados em livros ou revistas especializadas, pode ser aplicado em regime de “coaching de si mesmo”. Basta seguir as orientações e acompanhar um planejamento de forma disciplinada. Assim, a própria pessoa pode imprimir seu ritmo e fazer o trabalho de acordo com a sua conveniência. Logo, o autocoaching, aplicado no momento certo, pode resultar em grandes transformações. Fred veio de Minas Gerais para o Rio de Janeiro para tentar a sorte em televisão, área onde ele já tinha alguma experiência. Diz Fred: “Vim para ser o próximo William Bonner da Globo”. Já que a oportunidade não se apresentou de imediato, acabou arrumando um emprego em uma pequena empresa de consultoria como “assistente de marketing”, responsável por comunicação interna e diversas tarefas dadas pela sua chefia. Passados três anos, Fred se desanimou com o trabalho e acabou saindo da empresa. Passou dois anos em pequenos trabalhos como autônomo, quando surgiu uma oportunidade para um trabalho temporário de três meses na empresa anterior de consultoria. Foi nesse momento que Fred resolveu dar uma virada na sua vida e partiu para um “autocoaching” com base em um artigo de revista. Fez seu planejamento e passou a seguir alguns passos simples propostos na revista. Inscreveu-se em curso de pós-graduação e passou a encarar a atividade de marketing com interesse e entusiasmo. A tarefa inicial de três meses se transformou em função permanente. O antigo sonho de televisão passou a ser preenchido pelo fascínio da profissão assumida de marketing, que ele seguiu com profissionalismo e realização. Fred declarou: “O artigo me deu a ordem necessária para direcionar minha vontade e dar uma virada na minha vida”. Foi o suficiente para ele dar uma guinada através do autocoaching. Por outro lado, a eficácia de um projeto pessoal é normalmente realçada com o apoio de um coach profissional, que faz o papel do técnico que orienta o jogador de tênis, ou do personal trainer que garante motivação e disciplina para pessoa cuja meta é de ficar em excelente forma. A figura do coach oferece uma fonte que estimula a autoconfiança do cliente. O desejo de fazer autocoaching pode partir de um artigo, como no caso de Fred, ou ainda de um filme ou da conversa com um amigo. Tânia iniciou um programa de desenvolvimento próprio em função de anotações feitas em um guardanapo durante um “bate-papo” em mesa de bar, como ela relatou posteriormente em e-mail ao amigo coach. Foi interessante eu ter encontrado as anotações que fiz sobre planejamento de vida e missão de vida em um momento em que a estou replanejando. Eu estava em um momento delicado de vida profissional, meio perdida, sem saber que rumo tomar depois de sair de 25 anos de estabilidade em uma grande estatal, querendo um novo caminho e sem ter certeza do que fazer na vida. Nossas conversas foram importantes. Há dois anos, venho tomando o curso da minha vida, buscando a felicidade real, resolvendo os problemas pessoais que tinha, acertando a vida afetiva e material. O papel encontrado do mesmo jeito que escrevi, mostra que foi feito com carinho e com vontade mesmo de acertar. E que acreditei em você, que iria me ajudar de verdade. Por isso o guardei. Agora, ao abri-lo, vi que alcancei metas, a maioria delas, e que poderia ter ousado mais e estipulado outras que também já alcancei. Estou revendo meu planejamento e traçando novas metas. Os casos de Fred e de Tânia são testemunhas da força de vontade inerente a algumas pessoas. Com um pequeno estímulo, conseguem a motivação necessária para continuar caminhando em direção aos seus sonhos. Logo, para estas pessoas, o auto coaching é uma excelente solução! O coaching clássico com apoio de coach profissional, por outro lado, aplica-se às pessoas que ainda não encontraram o estímulo adequado, ou que querem um acompanhamento do seu processo de crescimento, independentemente do seu nível de competência ou aspiração. Seja qual for a opção, autocoaching ou o formato clássico com coach profissional, coaching é uma modalidade que agrega grande valor à vida profissional e pessoal ao coachee. Paul Dinsmore, Co-autor de ¨”Coaching Pratico: O Caminho para Sucesso.” *Coachee: é o cliente que contrata o Coach para fazer um processo de Coaching O que Walmart, Itaú, Bradesco e Nasdaq têm em comum? Essas empresas – e muitas outras – utilizam o Blockchain para melhorar seus processos corporativos e transações comerciais. Essa tecnologia, não se restringe às criptomoedas, e tem foco na descentralização, simplificando operações. Quando uma companhia investe nessa tecnologia, ela se beneficia não só das vantagens citadas acima, como também da redução de possibilidades de fraudes. Apontada como algo que moldará o futuro, essa abordagem tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas. Veja, a seguir, por que você deve adotar o Blockchain na sua empresa: Flexibilizar o caixa e elevar a transparência O Blockchain em empresas viabiliza a transferência de ativos por meio de transações seguras, privadas e autorreguladas, sem a necessidade de supervisão de terceiros. Disponível a todos os envolvidos em um processo na empresa, esse software permite que a companhia disponibilize itens de valor a diferentes compradores em potencial, sabendo que os itens são únicos e originais. Com uma concorrência mais aberta, os preços ficam mais atraentes e os resultados tendem a ser melhores. Automatização de contratos e pagamentos Companhias que tenham dificuldades para gerenciar seus gastos têm, no Blockchain, a possibilidade de organizar uma rede autônoma voltada a fornecedores e parceiros. Assim, é possível fazer pagamentos instantâneos, automatizar contratos e ter uma leitura de toda a cadeia de suprimentos. Com essa tecnologia, é possível identificar e corrigir de maneira precoce falhas no transporte de mercadorias, por exemplo. Com a Internet das Coisas, é possível cancelar esse pedido e fazer outro se for o caso. E tudo sem interação humana. Registros são criptografados de forma individual Em grande parte das empresas, registros são sempre confiados a terceiros, o que pode resultar em invasões hacker ou falhas. O Blockchain criptografa, de maneira individual, cada registro, e pede uma chave de acesso. Assim, fraudadores precisariam do acesso a cada uma dessas chaves, dificultando – e muito – qualquer tipo de ação. Ao descentralizar dados, o Blockchain é a solução ideal para grande parte das empresas. Seguro e sem a necessidade de intermediários, essa abordagem vale a pena em muitas situações. Vale a pena conhecê-la melhor a fazer uso dessa ferramenta do futuro. Como a DC-DinsmoreCompass pode te ajudar? Não somos experts em Blockchain, existem vários por aí, mas somos sim especialistas em programas e projetos e podemos te ajudar a estruturar e tocar um. Temos consultores tocando projetos similares em nossos clientes |
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